A chegada do outono é marcada por uma série de mudanças: temperaturas mais amenas, plantas que perdem folhas, menor umidade no ar… Assim como o estilo de vida, a casa também sofre mudanças nessa transição de estação e pede alguns cuidados.
Confira abaixo 8 dicas simples como fazer decoração de outono, seja mudando detalhes da decoração, usando acessórios como mantas e tapetes ou apenas trocando lâmpadas.
Decoração de outono com tons terrosos
A paleta de cores do outono é repleta de tons que transmitem bem-estar e aconchego – algo que acompanha bem a queda de temperatura. Tons terrosos e quentes e poucos contrastes fazem sucesso há tempos na decoração, mas ganham maior importância nesta estação.
Vermelhos, marrons, beges e até dourado aparecem em superfícies e materiais. Se quiser seguir a tendência em casa, não é preciso pintar paredes ou trocar móveis: pequenos pontos como objetos de decoração e flores são perfeitos para dar aquele toque ao ambiente.
Materiais naturais trazem aconchego
No verão, buscamos palhas e pedras para trazer frescor. No outono, dê preferência às peças de madeira, couro ou materiais naturais – além de trazer aconchego, também aquecem o ambiente. Para compor a decoração, combine esses elementos com tons neutros ou pastel (branco, cinzas e beges).
“Disponha bowls com chocolatinhos, bolachinhas ou frutas secas como itens decorativos pelo lar. Use também essências amadeiradas, que trazem a sensação de conforto e aconchego”, indica a arquiteta Pati Cillo.
Cubra superfícies com mantas e tapetes
Mantas, almofadas e objetos que deixam o lar ainda mais quentinho podem ser espalhados pela casa toda. Tapetes também fazem toda diferença, já que funcionam como isolante térmico e trazem personalidade aos ambientes. E ainda contam com uma ampla variedade de cor, tamanho, material e estampas.
Como iluminar a casa no outono
Para obter as sensações de conforto e aconchego, a dica é apostar nas lâmpadas com luzes de temperaturas mais quentes (de 2700K a 3000K), especialmente para os quartos e as áreas de convivência com a família. A Yamamura indica a utilização da luz indireta por meio de plafons – as luminárias de teto, geralmente redondas ou quadradas e feitas de vidro, que cobrem as lâmpadas, criando uma iluminação difusa. Outra possibilidade é incluir suaves pontos de iluminação nos cantinhos do lar, criando o efeito “meia luz” no ambiente – peças como arandelas, abajures e spots são apropriadas para esses casos.
Para quem busca um efeito decorativo ou escultural, prefira as luminárias de piso, especialmente as compostas por madeira, tecidos ou fibras naturais. O ideal é que a peça fique ao lado de sofás e poltronas para proporcionar um cantinho de descontração com almofadas, ornamentos de parede e outros objetos.
Como preparar o quarto no outono
Especialista em enxoval de cama, a Charada Conceito indica peças mais leves para o outono, como a microfibra, pois além de quentinhas, secam rápido após a lavagem e não precisam ser passadas a ferro. Segundo a diretora criativa da empresa, Shelly Cohen, tecidos de fibras naturais também são muito bem-vindos. “Com as temperaturas mais amenas, o tecido natural é interessante, pois aquece na medida certa, sem o desconforto de esquentar demais”, explica.
Outra dica na escolha do edredom é evitar o poliéster. “Investir em fibras de algodão natural, de preferência com 600 fios, é uma decisão bastante acertada por ser mais ‘gelado’. Sem contar que os fios desse material são mais longos, auxiliando o corpo a embarcar no sono”, detalha Shelly.
Se você for tirar do armário aquele edredom que passou alguns meses guardado, lembre-se de higienizá-lo antes do uso. “Com o passar do tempo, e dependendo do espaço onde a peça foi armazenada, é possível que tenha ocorrido um acúmulo de ácaros e bactérias que podem ser prejudiciais para a saúde”, diz a diretora.
Quais as estampas do outono?
Quando o assunto é estampas, padrões que estavam guardados no armário voltam para o décor. O xadrez, por exemplo, pode ser explorado de forma muito charmosa em capas de almofadas ou de sofás, toalhas de mesas e aplicadas em barras de cortina.
Além disso, o animal print, estampas de oncinha, peles sintéticas, junto a móveis de madeira são fortes candidatos aos queridinhos do outono. “Apreciamos muito esses materiais que nos trazem uma pegada rústico chic”, reforçam as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos.
Como começar uma horta no outono?
Para quem cultiva em vasos e jardineiras, o outono é uma boa estação para transplantar mudas e trocar as plantas de vasos. Se possível, coloque-as em recipientes maiores, para gerar oxigenação no espaço e auxiliar no crescimento.
Caso a ideia seja começar uma horta, o Shopping Garden indica o cultivo principalmente de frutas e hortaliças. No sul do país, a estação recebe bem o agrião, a alface, a beterraba, o espinafre, a rúcula e a couve. Já no sudeste brasileiro é tempo de cebola, rabanete, manjericão, beterraba, nabo e brócolis.
No centro do Brasil, o ideal é plantar alface, moranga, berinjela, pimentão, melão, abóbora e couve-flor. E nas regiões mais quentes do país, a época permite o cultivo de maracujá, abobrinha, cebola, tomate, mamão e cenouras no norte, assim como no nordeste é hora de plantar melancia, alface, feijão, abóbora, moranga, berinjela e beterraba.
Quais flores são ideais para o outono?
Para Lucas Buffo, CEO da Flores Online, a casa pode ficar ainda mais aconchegante com a decoração de flores, como tulipa, hortência, gerânio, ametista e boca-de-leão, que são mais resistentes aos períodos mais frios. “Uma decoração floral faz toda diferença na hora de compor um ambiente mais acolhedor, principalmente porque existem algumas espécies que imprimem a identidade do outono, com as folhas secas”, explica.
Outra sugestão é a espécie Schlumbergera Truncata, conhecida popularmente como “Flor de Maio”, pois floresce nessa época. Sua floração pode acontecer em tons de rosa, vermelho e branco e, como mede cerca de 30 cm, é uma planta que pode ser cultivada em vasos.
Veja também:
- Dicas de como preparar a casa para a chegada do outono
- Aprenda a deixar seu apartamento mais arejado
- Vai bater sol na janela? Descubra como saber a posição solar de um imóvel