Descrição de imóveis: aprenda a fazer e aumente as chances de fechar vendas

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Aprenda a fazer a melhor descrição de imóveis com foco em alavancar os resultados de sua imobiliária e valorizar qualquer empreendimento!

26 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 26 de março de 2024 9 min de leitura

Vendas em baixa e pouca procura por imóveis na sua imobiliária? Vários fatores influenciam esse desinteresse por parte dos clientes, e um deles é a falta de anúncios atrativos com foco em fechar vendas. É aí que entra a importância de fazer uma excelente descrição de imóveis.

Claro que fotos de qualidade, valorizando o imóvel, são ótimas. Mas são as descrições poderosas que atraem seu público-alvo e têm mais chances de resultar em vendas. 

Quer saber como mudar esse cenário e arrasar nas vendas? Neste texto, você descobre como construir uma ótima descrição de imóveis para venda ou aluguel e fazer um marketing bem-sucedido respeitando a jornada de compra no mercado digital. Confira!

O que é uma descrição de propriedade?

A descrição de imóveis é uma apresentação completa dos detalhes e características dos imóveis, reunindo uma série de informações, como localização, quantidade de cômodos, metragem, entre outras. 

É por meio da descrição que os clientes tomam a decisão em visitar ou não o imóvel.

Qual é a importância da descrição de imóveis em um site?

Antes de qualquer compra, as pessoas pesquisam – e pesquisam muito! Elas procuram o máximo de informações para garantir que o produto ou serviço esteja de acordo com as necessidades dela.

Isso não é diferente com imóveis. Aliás, com esses empreendimentos é preciso ser ainda mais cuidadoso. É uma compra de alto valor e que reflete sonhos e desejos dos clientes.

Aumentar as chances de vendas é o primeiro impacto de descrições bem elaboradas na internet. Por isso, o anúncio deve ser produzido com técnicas de vendas e gatilhos mentais para que traga um grande potencial de compradores ou locatários à imobiliária.

Não sabe por onde começar? Então, confira por que não errar na divulgação de um imóvel é essencial para ter o retorno sobre o investimento.

Conversão de leads

A boa descrição de imóveis deve disponibilizar todas as informações para um potencial cliente quando ele ainda está em processo de análise das opções. Isso possibilita que esse lead consiga identificar que o empreendimento atende às necessidades dele.

Na hora de descrever um imóvel, use o copywriting imobiliário para aumentar as chances de conversão no contato com o corretor.

Potencial competitivo

Uma ótima descrição também destaca sua imobiliária dos concorrentes, já que esses anúncios são feitos de forma segmentada para atingir seu público-alvo.

Foque a sua energia nesses textos descritivos para anúncios e na segmentação adequada. Esse é um diferencial diante de outras empresas que não usam todo o potencial de marketing imobiliário e desperdiçam verba em um público amplo demais.

Otimização do tempo

A otimização de anúncios é também otimização de tempo. Quando o empreendimento é descrito com foco em vendas, o lead entra em contato apenas quando está mais próximo da tomada de decisão.

Quando o lead não precisa entrar em contato com o vendedor para saber informações básicas sobre o imóvel, o tempo do corretor e do cliente interessado é otimizado. Foque em frases para anúncios de imóveis que aumentam as chances de fechamento da venda.

Como fazer a descrição de imóveis perfeita?

Agora que você sabe como uma descrição faz a diferença tanto na conversão de vendas quanto para destacar sua imobiliária no mercado, é hora de colocar a ideia em prática.

Para começar, separamos as boas práticas para você fazer seus anúncios com as melhores descrições de imóveis para captar clientes com o poder das palavras. Confira a seguir!

Alinhe a comunicação para o público-alvo

Busque uma palavra-chave focada na intenção de buscar que seus compradores procuram na internet e que resume as possíveis questões com relação ao imóvel.

Esse termo vai ajudar o seu anúncio a ser encontrado no Google, facilitando que o comprador chegue ao empreendimento que sua imobiliária está vendendo ou alugando.

Saber quais as dúvidas comuns deixa o anúncio mais claro e pode-se explorar as características que atendem às necessidades desse público. Por exemplo, uma descrição de imóvel urbano necessita responder perguntas do tipo “há portaria?”.

Capriche no título

Invista bastante tempo no título do anúncio, pois será ele que irá atrair o comprador, aliado à imagem. Pense em chamar a atenção e se destacar dos concorrentes.

Por isso, o título precisa ser claro, indo direto na dor do cliente e nas necessidades dele. Capte a atenção com poucas palavras.

Seja objetivo

Ser objetivo é essencial para descrever um empreendimento imobiliário e não deixar que aquele seja apenas mais um anúncio. Mostre os benefícios e as características do imóvel para que o cliente se identifique com ele.

Dê soluções para dores e problemas, mas sem se esquecer de despertar o desejo de compra. Essas técnicas de persuasão farão a diferença no modo de o consumidor enxergar o empreendimento.

Mostre os diferenciais

O que aquele imóvel tem de diferente? Por que o cliente deveria comprá-lo? Quais são as principais características que fazem com que ele seja perfeito para determinado perfil de consumidor?

Todos os diferenciais precisam estar na descrição do imóvel. Isso porque algumas características do empreendimento podem ser grandes conquistas a quem busca e mostra que esse imóvel é especial, com muito destaque para os pontos positivos.

Apresente a localização

A localização também é um ponto que precisa ser explorado na descrição do tipo de imóvel que está sendo ofertado. Afinal, todos precisam se locomover e saber o que tem em volta de onde vão morar.

Portanto, é obrigatório ter a localização destacada na descrição de um imóvel. Para isso, coloque pontos de referência que mostrem as vantagens de morar naquela localidade, principalmente em relação ao custo-benefício.

Atenção à gramática

Outra característica indispensável aos anúncios é a atenção à gramática na descrição de imóveis. Use uma linguagem clara, sem erros ortográficos e que transmita a informação com qualidade e credibilidade.

Por isso, revise antes da publicação e evite má interpretação do seu texto. Então, evite, abreviações, gírias ou termos extremamente técnicos, que o público não vai entender.

Quais são os principais pontos de atenção no momento de fazer a descrição de imóveis?

Além do que já te contamos ao longo do texto, um copywriting para imobiliárias deve ter alguns pontos de atenção. Na hora de descrever o imóvel que você está vendendo ou alugando, foque em:

  • Otimizar a descrição do imóvel com foco em vendas. Para isso, deixe os contatos de fácil acesso ao cliente;
  • Encaixar o anúncio na realidade do comprador;
  • Elaborar textos fáceis de serem lidos;
  • Buscar a originalidade e ser atraente. Vá além da simples transmissão de informações, sempre busque superar expectativas para influenciar decisões.

Exemplo de descrição de imóveis

Título: Casa com 3 quartos à venda em Marambaia

Descrição: A casa com 1.000 m² dos sonhos e pronta para morar

A sala é ampla e planejada pelo designer *insira o nome*, com escritório, home theater e separação dos ambientes.

Os 3 quartos têm suítes com armários planejados. A cozinha está equipada, e a área de serviço contém lavanderia e espaço para armazenamento.

Desfrute do ambiente externo com um paisagismo de tirar o fôlego: piscina de 20 m e varanda gourmet, sendo a oportunidade ideal para promover um churrasco com a família e os amigos.

Tenha o conforto de 3 vagas de garagem cobertas e com sistema pronto para ter câmeras de segurança, além de guarita vigiada 24 horas.

Excelente localização em um dos melhores bairros de Vinhedo/SP, com ruas residenciais com fácil acesso a comércios e padarias.

Usufrua de todo o conforto e a comodidade sem sair de casa. Agende uma visita!

Descrição de imóveis automática: como usar a inteligência artificial

O uso da inteligência artificial no mercado imobiliário com foco na descrição de imóveis se destaca devido à sua capacidade de processar rapidamente grandes volumes de dados. Assim, é possível analisar informações detalhadas sobre um imóvel, identificar características relevantes e gerar descrições precisas e atrativas. 

Além disso, uma ferramenta com esse fim pode ser treinada para se adaptar a diferentes estilos de escrita e preferências do público-alvo, personalizando as descrições para melhor atender às necessidades dos compradores. 

Esses benefícios permitem que a equipe da imobiliária economize tempo e recursos ao mesmo tempo em que torna as descrições mais envolventes e persuasivas. Tudo isso de forma prática e rápida, sem necessidade de conhecimento técnico em copywriting.

Conheça o Plim IA

O Plim foi desenvolvido pela Loft com foco em ajudar imobiliárias que querem superar desafios com descrição de imóveis para anúncios. 

A ferramenta ajuda a aumentar suas vendas por ser um assistente virtual que descreve, em poucos segundos, seu imóvel de forma inteligente. 

Essa ferramenta combina conhecimento imobiliário e tecnologia de inteligência artificial para auxiliar na criação de descrições inteligentes no CRM Loft. Dessa forma, sua imobiliária torna os anúncios ainda mais atrativos e otimiza as vendas – tudo de forma fluida, simples e eficiente. 

Melhore seus resultados e otimize suas descrições de imóveis. 

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