Já pensou em chegar na garagem de seu prédio e subir junto com seu carro para o apartamento? Esse é o mote da tecnologia Skydrive: elevadores especiais transportam carros em prédios de alto padrão e permitem a criação da garagem na sala do próprio apartamento. Com dois prédios do tipo já em funcionamento no Brasil, um novo empreendimento está previsto para 2025 em Fortaleza (CE): o Edge possui unidades que valem a partir de R$ 5.028.735,00. O lançamento é da Diagonal Engenharia.
“Elaboramos um projeto moderno utilizando diversos conceitos inovadores e de padrões internacionais”, destaca o arquiteto Daniel Arruda, autor do projeto. O edifício possui quatro elevadores: dois sociais, um para serviço e outro só para veículos. O funcionamento é simples: o morador entra com seu veículo na garagem e após o reconhecimento da placa, estaciona no elevador, que leva o carro até o andar autorizado. Dali, é só desembarcar direto na área social do apartamento.
Skydrive no Brasil
O Victorian Living possui apartamentos com elevador para carros, área de de 404 m², fica em Goiânia e tem entre seus moradores o cantor Gusttavo Lima. O elevador desenvolvido pela Atlas Schindler comporta até 2500 kg, ou seja, pode levar um carro até a sala de estar de cada andar. O empreendimento das incorporadoras GPL, Terral e Town ficou pronto em 2017.
A área de manobra no subsolo permite que o morador entre com seu carro de frente ou de ré – a posição escolhida será a mesma que o veículo ficará dentro do apartamento. Para reforçar a segurança, há entrada por acionamento biométrico, barras de proteção internas, sensores de presença nas portas, intercomunicador e exaustor.
Há ainda outros dois empreendimentos do tipo no Brasil: o Parc Zodíaco fica em Belo Horizonte (MG), tem projeto assinado por Gustavo Penna e foi inaugurado em 2010. Já o antigo Dona Hercília, em Caxias do Sul (RS), data da década de 1960 e possui vagas na área de serviço.
Skydrive pelo mundo
O primeiro prédio no mundo a utilizar a tecnologia Skydrive foi o Hamilton Scotts, em Singapura, que possui 56 unidades com duas vagas de garagem em cada. Pronto desde 2012, o edifício funciona de uma forma um pouco diferente: os carros ficam isolados por meio de um painel de vidro em cada andar e não possuem acesso ao apartamento. O morador deixa o veículo em uma plataforma na garagem e sobe por outro elevador.
No Hamilton Scotts, a garagem funciona somente como uma vitrine. E, como não se tem acesso ao vão do elevador, o projeto fica mais seguro. Cabe lembrar que, por questões de segurança, os elevadores automotivos contam com sistema de segurança e sensores, que só permitem que a porta seja fechada após a completa passagem do carro.
Outro edifício icônico que possui garagem para carros é o Porsche Tower Miami, inaugurado em 2016 e que tem entre seus moradores o jogador argentino Lionel Messi. Neste caso, a tecnologia utilizada para o transporte de veículos é chamada de Dezervator, em alusão a Gil Dezer, proprietário da incorporadora Dezer Development.
O sistema funciona de forma mais confortável: uma base giratória conduz o carro até o andar desejado e o motorista pode permanecer no veículo durante o transporte. O edifício também oferece dois tipos de plantas: em uma delas, a garagem fica no mesmo nível da sala de estar. No segundo modelo, o carro fica um nível abaixo da área social do imóvel, como se fosse a garagem de uma casa mesmo. O acesso é feito por uma escada exclusiva ou um elevador privativo.
Como funciona o sistema Skydrive
Apesar de incomuns em prédios residenciais, elevadores para carros são utilizados de forma frequente em ambientes comerciais, como estacionamentos, concessionárias, lojas de automóveis e casas de colecionadores. Para sua instalação, é necessário atender diversas exigências e seguir a norma NBR 14712, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece os requisitos de segurança necessários para construção e instalação de elevadores de carga.