O condomínio tá muito caro? Entenda de onde vem o valor dessa cobrança

Compartilhar a notícia

11 de fevereiro de 2022

Atualizado: 11 de fevereiro de 2022 5 min de leitura
taxa-de-condominio-alta

A taxa de condomínio envolve despesas comuns e extraordinárias. Mas o que são essas coisas todas?

Pagar o condomínio é uma coisa que ninguém gosta, mas que é absolutamente necessária (e obrigatória) para manter o edifício em boas condições. Mas afinal, de onde vem esse valor e como ele é calculado? Vem que a gente te explica neste post!

Taxa de condomínio: como ela é definida?

Por definição, um condomínio é um espaço que pertence a mais de uma pessoa. E como esse espaço tem custos recorrentes para continuar funcionando de um jeito adequado, ele também precisa de dinheiro recorrente, certo?

O valor do condomínio depende da soma das despesas cotidianas, (como a folha de pagamento e a compra de produtos de limpeza), despesas extraordinárias (pontuais, como pintura de fachada ou reforma de área comum) e fundo de reserva (tipo uma poupança).

Para haver uma divisão justa, essas despesas são divididas de forma equitativa entre todos os condôminos donos daquele espaço. Então a taxa de condomínio é isso: a fração mensal que cada condômino deve pagar (obrigatoriamente) para manter aquele condomínio em pleno funcionamento. 

A taxa de condomínio ainda pode variar a depender da região, do número de moradores e até mesmo das metragens de imóveis num mesmo condomínio (quando um apê maior paga mais).

Leia também: Como conseguir uma declaração de quitação de condomínio

Ok, mas quem define a taxa de condomínio?

Anualmente, tem reuniões específicas com síndicos, membros do conselho administrativo e moradores para dar uma olhada nas despesas dos 12 meses anteriores e planejar o orçamento para os 12 meses seguintes. 

É nesse período que a próxima taxa de condomínio (que pode ser ajustada para cima ou para baixo) vai sendo definida e depois aprovada em votação.

Fração ideal ou fração por unidade (taxa fixa)? Entenda a divisão do pagamento

A taxa fixa é quando a taxa de condomínio é a mesma para todos os condôminos. Já a taxa de fração ideal é a taxa de condomínio proporcional ao tamanho de cada unidade, o que acontece quando um mesmo prédio tem vários tipos de planta.

Decidir qual desses dois tipos de cálculo vai ser empregado fica a cargo do próprio condomínio, através das assembleias de condôminos.

Os fatores que mais pesam na taxa de condomínio

Talvez você se surpreenda, mas não é a piscina ou o salão de festa que encarece o condomínio. A maior parte (cerca de 50%) do valor acaba sendo por conta da folha de pagamento dos funcionários. Uso de água e energia elétrica são os outros componentes que mais pesam. Todos fazem parte das despesas básicas do condomínio.

Também vale prestar atenção no estado de conservação e na situação financeira do espaço. Se um condomínio está mal mantido (por exemplo: a fachada está pichada, elevadores vivem quebrando, o prédio tem uma dívida grande ou problemas com condôminos inadimplentes), e há chances de vir uma taxa mais alta no futuro para dar um jeito no cenário. 

Condomínio caro pode ser diminuído?

Para baratear o condomínio, é preciso principalmente avaliar as despesas básicas e pensar em como diminuí-las. Dá para cogitar a implementação de uma portaria virtual, revisar contratos de prestadoras de serviços (como empresas de jardinagem, administradoras de imóveis, seguradoras) em busca de melhores cotações e até mesmo trocar o banco que emite o boleto para economizar um pouco nas taxas bancárias.

A terceirização dos serviços prestados no condomínio é uma discussão frequente. Quanto mais tempo os funcionários tem de casa, mais eles recebem mês a mês. Isso pode ser um fator positivo se pensarmos na segurança e na confiança de que bons serviços serão prestados. Porém, sim, o custo geralmente é maior do que em contratos menores ou até mesmo por diárias.

Muitos edifícios inclusive oferecem uma das unidades para quem ocupa o cargo de zelador e também pode haver debate se aluguel desse local faz ou não tanta diferença na hora de fechar as contas.

Mais uma vez: tudo isso é proposto, discutido e aprovado na assembleia de condomínio, ok? É dali que sai o reajuste da taxa condominial.

Então se você quer saber se é possível baratear a taxa de condomínio, não tem jeito: vai precisar arregaçar as mangas, frequentar esses espaços e se inteirar de tudo. Quem sabe não é você a pessoa certa para deixar o condomínio mais barato?

Na hora de procurar um apê para comprar, não esqueça da taxa de condomínio!

Assim como o IPTU, a taxa de condomínio é um custo fixo que você vai ter para manter seu apartamento e que deve prever no orçamento antes de comprar um imóvel novo. 

Aqui na Loft, cada apê à venda tem uma página com informações atualizadas e super transparentes sobre todos os preços envolvidos, inclusive a taxa de condomínio. Assim você consegue fazer seu orçamento com mais confiança e organização.

Vem conhecer os apês que temos à venda e marcar sua visita!

Exemplo de apê à venda em Belo Horizonte e anunciado na Loft: IPTU, taxa de condomínio, simulação de parcela de financiamento… As informações estão todas aí!

Dá uma passada no site da Loft e encontre o seu cantinho perfeito!

Especialista de SEO e conteúdo com mais de uma década de experiência em agências de publicidade, mercado financeiro e decoração. Já trabalhou com grandes marcas como Itaú e Banco Pan, além de ter sido empreendedor. Possui MBA em Marketing pela FGV e pós em Gestão de Produtos Digitais pela BBI Chicago.

Veja também

sala estar sofa verde janela sacada

Mercado imobiliário

27 de junho de 2022

Home Staging: o que é e como isso ajuda a vender seu imóvel mais rápido

quadros filmes shutterstock

Morar com estilo

27 de junho de 2022

Decoração com quadros de filmes: inspiração, complemento ou ponto de partida

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.