O que é empreiteira, o que ela faz e qual é a diferença entre construtora?

Compartilhar a notícia

A empreiteira é uma empresa com proposta diferente da construtora. Entenda quais são as diferenças existentes e quando ela pode ser a opção para a sua obra!

24 de maio de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 16 de maio de 2023 12 min de leitura
O que é empreiteira, o que ela faz e qual é a diferença entre construtora

Independentemente se ela envolve uma reforma ou uma construção de imóvel, obra é sempre um assunto delicado. Isso porque ela exige investimentos, dedicação e tempo do proprietário, e pode gerar imprevistos e prejuízos. 

Mas você sabia que pode evitar diversos desgastes ao contratar uma empreiteira? Essa empresa responsável por edificações pode entregar um resultado melhor e evitar dores de cabeça. Ao mesmo tempo, é importante saber como ela se diferencia da construtora e quais serviços esse negócio consegue entregar.

A resposta para essa e outras dúvidas você pode conferir neste post. Portanto, continue a leitura para entender o que é uma empreiteira e o que ela faz!

Vamos lá?

O que é uma empreiteira?

Uma empreiteira é uma empresa especializada em executar obras e serviços de construção civil. Assim, essa empresa é contratada por pessoas, organizações, construtoras e Governos que desejam construir ou reformar um imóvel ou outro tipo de edificação.

Isso permite que as empreiteiras participem da construção ou reforma de:

  • edifícios residenciais e comerciais;
  • infraestruturas urbanas;
  • estradas;
  • pontes;
  • instalações industriais;
  • entre outros.

Porém, convém notar que elas costumam realizar apenas partes de uma obra e não a construção inteira. Além disso, uma empreiteira costuma ter uma equipe de profissionais próprios, como engenheiros, arquitetos e pedreiros.

No entanto, ela também pode subcontratar serviços especializados para complementar o trabalho. É o caso de ter mão de obra terceirizada para desempenhar determinadas atividades.

Outra particularidade das empreiteiras é que elas podem ser contratadas por meio de licitações ou contratos diretos. Em todos os casos, os contratos costumam especificar o escopo do trabalho a executar, bem como o prazo e o orçamento para a conclusão do projeto.

Quais são os principais serviços prestados por uma empreiteira?

Para entender melhor sobre as empreiteiras, é preciso saber quais são os principais serviços oferecidos por ela. Na prática, esse tipo de empresa pode executar diversas funções em uma obra.

Contudo, o mais comum é que ela atue com atividades específicas, como:

  • instalações elétricas e hidráulicas;
  • instalações sanitárias e de esgoto;
  • colocação de telhados;
  • aplicação de revestimentos e esquadrias.
Anúncios

Quais são as principais atribuições de uma empreiteira?

Além de entender os serviços que uma empreiteira pode oferecer, é interessante conhecer as principais atribuições dessa empresa. Na prática, essas responsabilidades podem variar, mas algumas são mais frequentes em qualquer negócio. 

Veja quais são as responsabilidades mais comuns desse tipo de empresa!

Elaborar e aplicar o plano de trabalho

A primeira função de uma empreiteira é elaborar um plano de trabalho para a execução do projeto de construção ou reforma. Nesse caso, é necessário especificar as atividades que serão colocadas em prática, assim como as etapas e os prazos para a conclusão de cada uma delas.

Vale destacar que esse planejamento deve ser aprovado pelo cliente, podendo ser alterado conforme o acordo entre as partes — preferencialmente, com registro em contrato.

Fornecer a mão de obra

A empreiteira também é responsável por fornecer a mão de obra para realizar as atividades. Então ela deve contratar e supervisionar os funcionários que atuam em todo o processo de execução do projeto arquitetônico.

Consequentemente, a empresa é quem realiza o pagamento dos colaboradores e as eventuais demissões. Se houver a necessidade de contratar mais pessoal durante a obra, o negócio realiza o processo adequado para compor as equipes e garantir as entregas relacionadas à obra.

Gerenciamento e monitoramento de projetos

Além de gerenciar a mão de obra do serviço contratado, a empreiteira precisa gerir e monitorar a execução dos projetos. Dessa maneira, a empresa deve atuar com tarefas como:

  • verificação da quantidade e a qualidade dos materiais de construção;
  • monitoramento da qualidade e da execução do trabalho;
  • prevenção de desperdício de materiais e de tempo;
  • acompanhamento do progresso da obra;
  • implementação de ajustes para entregar o serviço o mais próximo do contratado.

Garantir a segurança no local da obra

A empreiteira também deve tomar medidas para a proteção no local da obra, a fim de diminuir os riscos de acidentes. Para tanto, ela precisa seguir as normas de segurança do trabalho, que podem variar com as atividades desempenhadas.

Normalmente, isso significa garantir que os colaboradores e visitantes utilizem os equipamentos de proteção individual para reduzir os perigos à integridade física, por exemplo. Também é preciso disponibilizar e incentivar o uso de equipamentos de proteção coletiva e a observação das normas específicas.

Qual é a diferença entre uma empreiteira e uma construtora?

Após entender os serviços oferecidos e as atribuições de uma empreiteira, podem surgir dúvidas sobre a diferença entre esse tipo de empresa e uma construtora. Afinal, ambas estão envolvidas na construção de imóveis, não é mesmo?

Porém, existem distinções relevantes nas responsabilidades e atribuições das duas organizações. Isso porque a empreiteira atua na execução de tarefas de menores proporções dentro de um projeto, como serviços auxiliares.

Já a construtora é responsável por toda a obra, inclusive podendo contratar empreiteiras para fazer as tarefas mais específicas. Por essa razão, a empreiteira não precisa necessariamente de um engenheiro ou arquiteto, já que o projeto pode ter sido realizado por profissionais de responsabilidade da construtora.

Além disso, a construtora precisa ter o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), enquanto uma empreiteira não é obrigada a ser registrada no órgão.

Em contrapartida, a empreiteira não possui autorização para executar obras de construção civil por conta própria, ao contrário da construtora. Assim, a empreiteira só pode participar de projetos de terceiros ou de serviços que não necessitem de engenheiros ou arquitetos, como a aplicação de revestimentos.

Quando contratar uma empreiteira ou uma construtora?

Outra dúvida comum entre pessoas e empresas que precisam reformar ou construir um imóvel é quando contratar uma empreiteira ou construtora. Você também tem esse questionamento? Saiba que o elemento determinante dessa questão é o conjunto de necessidades da sua obra.

Se você precisa de serviços auxiliares, como instalações hidráulicas e elétricas ou aplicação de revestimentos, pode ser interessante contratar uma empreiteira. Essa empresa está apta a realizar esses trabalhos específicos, podendo oferecer um orçamento menor que o valor cobrado por uma construtora.

Entretanto, se a sua a obra precisar de trabalhos estruturais ou tiver grande porte, a construtora é a melhor opção. Como você viu, a empreiteira não tem autorização para executar um projeto de maiores proporções.

Quais são as vantagens de contar com uma empreiteira?

Após entender o momento de contratar uma empreiteira, talvez você se questione sobre a necessidade de contratação dessa empresa. Isso porque, muitas vezes, as pessoas preferem contratar a mão de obra e seguir com a reforma ou construção por conta própria.

No entanto, essa escolha pode não ser a mais acertada, já que envolve mais riscos de ocorrerem problemas e imprevistos. Por essa razão, vale a pena saber quais são as vantagens de contratar uma empreiteira. Confira!

Serviço de qualidade

As empreiteiras são especializadas em construção e possuem equipes de profissionais treinadas e experientes para realizar o trabalho. Isso significa que as chances de ter um serviço de qualidade são maiores, reduzindo os riscos de problemas futuros.

Controle de custos

Outro ponto relevante é que as empreiteiras podem ajudar a controlar os custos do projeto, já que elas geralmente têm uma equipe dedicada para gerenciar o orçamento. Dessa maneira, elas são responsáveis pelo controle de materiais, mão de obra e outros gastos relacionados à construção.

Ainda, por terem equipamentos próprios e conhecerem uma ampla gama de fornecedores, as empreiteiras podem obter condições mais favoráveis que ajudam a reduzir os custos da obra.

Prazos cumpridos

Um dos maiores problemas com obras são os atrasos na conclusão das etapas. Nesse sentido, contratar uma empreiteira ajuda a reduzir a probabilidade de isso acontecer. Afinal, esse tipo de empresa costuma trabalhar com cronogramas rigorosos e tem o compromisso de entregar o projeto dentro do prazo estabelecido.

Responsabilidade

Além do cumprimento de prazos, as empreiteiras são responsáveis ​​pela execução do trabalho e pela qualidade dos resultados. Desse modo, elas assumem a responsabilidade pelos erros ou problemas que possam surgir durante a construção e atuam para corrigir eventuais contratempos rapidamente.

Redução de riscos

Como as empreiteiras têm seguro e licenças adequadas para realizar trabalhos de construção, há menos riscos de sua obra ser considerada irregular. Isso pode ajudar a minimizar os perigos para o cliente e garantir que o projeto seja executado de forma segura e legal.

Como escolher a empreiteira certa para o seu projeto?

Como você viu, contratar uma empreiteira gera vantagens. Contudo, nem sempre a empresa escolhida cumprirá com suas obrigações. Por essa razão, é importante saber como escolher a equipe responsável pelo seu projeto.

O primeiro passo é pesquisar as empreiteiras disponíveis para realizar a sua obra. Então verifique os seus portfólios e histórico de projetos anteriores. Além disso, certifique-se de que a empresa tenha experiência no tipo de projeto que você planeja e que pode atender às suas necessidades e expectativas.

Com uma lista de empreiteiras selecionadas, busque por referências do trabalho delas com antigos clientes. Procure obter feedback sobre a qualidade do serviço, o cumprimento dos prazos e o atendimento ao cliente.

Também é essencial verificar se a empreiteira tem as licenças e seguros adequados para realizar o trabalho. Para tanto, certifique-se de que a empresa cumpre todos os requisitos legais e regulamentares, como as obrigações trabalhistas.

Após filtrar as empreiteiras que se encaixam nos critérios anteriores, solicite um orçamento detalhado para o projeto, incluindo todos os custos e despesas associadas. Aqui, observe se o documento é objetivo e completo, para evitar custos adicionais inesperados durante a execução do serviço.

Por fim, com a escolha realizada, leia e entenda o contrato antes de assinar. Verifique se todos os termos e condições do documento estão claros e garanta que você esteja confortável com o acordo. Se for necessário, peça para que um advogado confira o documento, a fim de avaliar se todas as cláusulas estão em conformidade.

Quais são os riscos ao contratar uma empreiteira e como evitá-los?

Embora contratar uma empreiteira possa trazer muitas vantagens para um projeto, existem riscos associados a essa contratação. Para se prevenir deles, é fundamental conhecê-los, não é mesmo?

A seguir, veja os riscos mais comuns e como evitá-los!

Atrasos no cronograma

Os atrasos em relação à data prevista de entrega podem ocorrer por diversas razões, incluindo dias chuvosos, economia nos materiais ou mão de obra e mudanças no escopo do projeto. Para preveni o cenário, a dica é definir uma agenda realista e detalhada, que considere os fatores externos e internos que podem interferir na finalização da obra.

Também é importante manter uma comunicação clara e regular com a empreiteira sobre o andamento do trabalho e estabelecer um plano de contingência para lidar com possíveis atrasos.

Orçamento estourado

O controle do orçamento é um dos desafios mais comuns em uma obra, independentemente se ela é realizada com uma empreiteira ou não. Afinal, diversas situações podem ocorrer, levando à elevação do custo total — como aumento nos preços dos materiais ou problemas de qualidade que precisam ser corrigidos.

Para evitar transtornos com o orçamento, é fundamental definir um planejamento financeiro realista desde o início e manter um controle rigoroso dos custos ao longo do projeto. Também é válido incluir uma margem de segurança para lidar com possíveis aumentos das despesas sem se endividar.

Problemas de qualidade

Quando os materiais ou a mão de obra utilizada não atendem aos padrões exigidos, a obra fica sujeita às falhas de qualidade que exigem reformas e mais gastos. Para evitá-las, você deve definir os padrões que deseja e conferir o trabalho da empreiteira regularmente.

Além disso, é fundamental garantir que a empreiteira contratada tenha profissionais capacitados e com a experiência necessária. Assim, o trabalho poderá ser executado de acordo com as expectativas.

Falta de comunicação

A falta de comunicação pode causar alguns dos inconvenientes, como aqueles relacionados ao cronograma, orçamento e qualidade do trabalho. Para prevenir as dificuldades desse tipo, é essencial manter o diálogo frequente e objetivo com a empreiteira.

Ainda, é preciso definir as expectativas antes mesmo de iniciar o serviço, garantindo o alinhamento. Outra dica relevante é manter todos os envolvidos no projeto atualizado sobre o progresso da obra, otimizando a comunicação.

Problemas legais

Os problemas legais podem ocorrer se a empreiteira não apresentar as licenças e seguros exigidos ou se o negócio não seguir as regulamentações e leis complementares. Com isso, além de prejuízos com multas e ações judiciais, é possível que a construção tenha riscos extras relacionados à própria estrutura. 

Portanto, você deve verificar se a empreiteira possui todas as licenças e seguros necessários antes de contratar. Outro ponto envolve garantir que ela siga todas as regulamentações e leis cabíveis durante a execução do projeto.

Neste post, você descobriu o que é uma empreiteira e quais são as diferenças entre ela e uma construtora. Com ajuda dessas informações, você pode avaliar a necessidade de contratação desse tipo de empresa!

Procurando imóveis para comprar? A Loft tem muitas opções!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Veja também

Assuntos financeiros

05 de dezembro de 2023

O que é DAMP no financiamento imobiliário?

O que é auxílio brasil

Assuntos financeiros

05 de dezembro de 2023

O que é Auxílio Brasil e quem tem direito?

Como é morar no bairro São Judas - SP_

Bairros

04 de dezembro de 2023

Como é morar no bairro São Judas - SP?

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.