5 erros comuns ao escolher seu financiamento imobiliário

Compartilhar a notícia

27 de dezembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de junho de 2022 8 min de leitura
erros-comuns-financiamento-de-imovel

Na hora de escolher ou fechar um financiamento imobiliário, muita gente acaba se surpreendendo com errinhos que podem até parecer coisa pequena, mas que podem gerar muita dor de cabeça mais adiante - ou simplesmente tornar inviável o crédito que está sendo negociado com o banco.

Nesse artigo, vamos te mostrar 5 erros comuns que muita gente comete ao escolher o financiamento imobiliário. Também vamos indicar como é possível evitá-los, além de dar algumas dicas extras que vão te facilitar a vida no processo.

1) Deixar de regularizar suas finanças (e seu nome na praça) desde antes

Como em qualquer decisão de vida que envolva dinheiro, fazer um planejamento financeiro é essencial para garantir que tudo dê certo e sem aperto. Nesse sentido, um dos 5 erros mais comuns ao escolher o financiamento do seu imóvel é deixar de se organizar desde bem antes. E aqui, principalmente, deixar de estar com o nome limpo, pagamentos em dia e dívidas regularizadas é um equívoco grande.

Quando você tem o nome sujo por causa de alguma dívida, isso se reflete no seu histórico de pagamentos e no seu chamado score de crédito. Os bancos sempre verificam essas informações ao calcular o quanto te oferecem de crédito. Se você deve ou já ficou devendo, isso atrapalha bastante a pontuação que costuma te garantir boas ofertas de crédito. Você pode até ser simplesmente recusado pelos bancos, dependendo do caso.

Já pensou: você está tentando conseguir juros baixos e parcelas que cabem no bolso, mas o banco em que você quer financiar viu aquela dívida pesada? O fato é que dívidas (mesmo regularizadas) pioram bastante suas chances de conseguir aquele crédito legal. E mesmo que você já tenha acertado tudo pendente, o histórico ainda estará “marcado” mais para a frente. O importante, antes de mais nada, é garantir finanças sempre regulares!

2) Não conferir se o planejamento financeiro comporta seus planos

Ainda na questão financeira, o planejamento é essencial para duas coisas nada simples: garantir uma entrada boa para o financiamento e ter uma folga segura no orçamento para arcar com as parcelas.

Pense que você terá que dar pelo menos 20% de entrada do valor do imóvel. Depois disso, terá que garantir que o valor a ser pago nas mensalidades não extrapole 30% da sua renda mensal. Na hora de aprovar crédito, às vezes o banco até deixa passar um pouco mais, mas aí as ofertas de crédito pioram. Já viu que não é tarefa simples se planejar para isso enquanto avalia os valores do apê ou casa que for comprar, né?

Deixar de conferir se o valor está dentro das possibilidades, portanto é um erro grave. Mesmo que o banco aprove sua solicitação de crédito, você pode acabar se vendo diante de uma situação em que - ainda mais se tiver outros gastos altos e pagamentos frequentes - pode acabar asfixiado. Vale montar uma boa reserva, tomar cuidado para não acumular dívidas simultâneas e também compor renda com seu/sua parceiro(a), se for o caso.

3) Deixar de avaliar diferentes possibilidades de financiamento

Um dos 5 erros comuns ao escolher o financiamento imobiliário é não se dar conta de que existem diferentes possibilidades para conquistar aquele mesmo sonho: o de ter sua própria casa ou apê, pagando aos poucos. Pesquisar é fundamental para você não se atrapalhar com um custo que vai durar muitos anos!

Além de pesquisar sobre o imóvel com muito afinco e o lugar que você pretende, na hora de fazer o financiamento propriamente dito, é importantíssimo procurar diferentes bancos e instituições financeiras e avaliar quais formas de financiamento podem ser mais adequadas. Nada de impulsividade: aqui, o tempo é seu amigo.

Por exemplo, você sabe qual a forma de amortização se adequa melhor ao seu planejamento? Por quantos anos pretende pagar? Como vai corrigir as parcelas? Qual o percentual da entrada? Todas essas pequenas questões exigem cuidado e bastante pesquisa. Também vale simular o financiamento de acordo com os seus planos para ter uma ideia mais clara.

Entenda melhor como funciona o financiamento imobiliário.

4) Negligência quanto à documentação (sua e do imóvel)

Como em qualquer decisão importante, seja sobre sua vida ou sobre bens de maior valor, um financiamento imobiliário exige que a documentação (sua e do imóvel) esteja em dia e sem pendências - garantindo segurança para todo mundo envolvido. Pode ser chato, mas é bem necessária a burocracia envolvendo nome limpo, certidões do imóvel, registro e tudo mais. Assim, garantindo que tudo está correto e evitando problemas jurídicos mais tarde.

Os bancos que financiam imóveis sempre te exigirão documentos pessoais e também consultarão informações sobre seu histórico pagador para avaliar os riscos envolvidos em te oferecer crédito. Já quando o assunto é a documentação do imóvel, seja ao financiar ou em qualquer outra compra feita de forma legal, você terá acesso às certidões, ao registro e a outros papéis do imóvel para garantir que ele não tem pendências no caminho.

Qualquer atraso com a entrega da documentação, seja sua ou do imóvel, pode também emperrar o processo por parte dos bancos, criando inclusive o risco de que a operação de financiamento vença por falta de resolução do problema. Então, tudo em mãos, sempre!

5) Desconhecer os termos do contrato de financiamento

Se tem um erro crasso ao financiar um imóvel, é ler o contrato de financiamento de forma superficial e não parar para entender o que está escrito ali. E por que? Simples: porque é no contrato que está definido todo o compromisso entre você e o banco. 

Se por acaso você se deparar com algum problema ao longo do financiamento, ou alguma cláusula que te faça gastar inesperadamente mais ou te traga algum problema, você terá dado confirmação disso já desde antes: com o contrato assinado, não tem volta.

Condições abusivas podem ser questionadas na Justiça depois, mas é sempre bom evitar qualquer problema com aqueles nomes difíceis de entender, taxas, cláusulas complicadas ou situações que possam mudar seu planejamento mais para frente. Vale procurar o auxílio de um corretor, advogado de confiança ou contar também com uma consultoria de financiamento imobiliário.

Cinco motivos para financiar seu apê com ajuda da assessoria da Loft

Se a gente apontou nesse artigo alguns erros mais comuns na hora de financiar imóvel - grande parte dos quais pode ser evitada com o apoio de uma consultoria especializada em financiamento imobiliário -, também vale indicar cinco motivos que facilitam a vida ao ter o apoio de quem é experiente no assunto.

Com o apoio da equipe de crédito da Loft, você conta com a assistência integral de uma consultoria de financiamento imobiliário super especializada – e melhor, dedicada integralmente a você. 

Funciona assim: após uma entrevista inicial para entender os planos e o perfil do cliente, nossa equipe intermedia a negociação de crédito com os principais bancos do país. A gente também centraliza toda a papelada necessária no processo de financiamento e garante que você não se preocupe com a burocracia envolvida. Todos os trâmites e pendências ficam com a gente também. Cinco vantagens que a gente pode te mostrar?:

  1. Acesso a suporte gratuito, mesmo não sendo um cliente prévio da Loft;
  2. Garantia de oferta das melhores taxas disponíveis no mercado de acordo com seu perfil, deixando de procurar bancos individualmente para avaliar as melhores condições do mercado;
  3. Auxílio na resolução de possíveis entraves da operação de crédito e explicações sobre cada etapa do processo;
  4. Agilização do financiamento imobiliário, com segurança e suporte em cada passo por nossa equipe;
  5. Documentação garantida de uma só vez, deixando toda a burocracia do processo de financiamento na mão de especialistas, sem nem precisar sair de casa.

Garanta seu apê sem dores de cabeça: compre e financie com a Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde! Caso necessite de mais informações sobre a Loft ou sobre parcerias, entre em contato pelo e-mail imprensa@loft.com.br que responderemos você rapidinho.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.