O que é o Estilo Japandi e como usar na decoração

Compartilhar a notícia

A mistura entre a neutralidade escandinava e o equilíbrio natural do estilo japonês proporciona funcionalidade e aconchego, valorizando a simplicidade.

21 de outubro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de setembro de 2023 5 min de leitura
decoracao-Japandi-mistura-neutralidade-escandinava-equilibrio-natural-japones-plantas-amplitude-apartamento-clean-Foto-Mariana-Orsi

Inusitada e inteligente, a proposta do estilo Japandi é uma tendência consolidada no design de interiores, que ganhou força com as reflexões que a pandemia trouxe para os lares. E basta uma busca por imagens na internet para se surpreender com a quantidade de projetos seguindo o estilo.

O que é o estilo Japandi?

A palavra Japandi é uma fusão do Japão com o scandinavian (como é chamado o design escandinavo e define um estilo que soma o minimalismo com a sobriedade e calidez, apostando em ambientes mais abertos, amplos e acolhedores. “Essa junção proporciona uma decoração delicada e funcional, complementada por elementos da natureza, como as plantas verdes ou ressecadas, fibras naturais e principalmente a madeira”, afirma Isabela Castello, da Keeping Arquitetura.

Estilo Japandi na Decoração
Base neutra, pedras naturais, madeira e ausência de exageros são características da decoração Japandi. Projeto: Keeping Arquitetura Foto: Mariana Orsi

Por trás da tendência está a mistura de dois conceitos: o estético e espiritual wabi-sabi, que exalta a beleza da imperfeição e se origina de uma expressão budista onde “Wabi” significa quietude e simplicidade, e “Sabi” tem a ver com a beleza da idade, do desgaste, do tempo. O segundo é o hygge, de origem dinamarquesa e norueguesa e que se centra no acolhimento do ambiente.

“As peças que remetem à natureza trazem conforto visual, sejam por textura ou cor, como é o caso da madeira, da palha, das pedras, das cerâmicas de barro”, ressalta a arquiteta Isabela Castello.

A madeira mais clara, presente no estilo escandinavo, pode ser complementada por tons mais escuros, como carvalho ou nogueira, que estão presentes também na decoração de influência japonesa.

Assim, o estilo Japandi se constitui por uma decoração minimalista e sóbria, com toques de calor encontrados no uso de diferentes madeiras, plantas e outros detalhes. A aposta no design é por linhas elegantes e sóbrias, e espaços limpos e ordenados – que dão a sensação de amplitude.

Imperfeições da madeira se unem à cerâmica e aos tecidos rústicos na decoração japonesa
As imperfeições da madeira se unem à cerâmica e aos tecidos rústicos, trazendo a natureza para a decoração. Projeto e foto: Manu Jordão

Como fazer decoração estilo Japandi

Anúncios

Base neutra na decoração japonesa

Apartamento com decoração Japandi
A decoração Japandi deixou o apartamento no Tatuapé ainda mais amplo, claro e aconchegante Foto: Mariana Orsi

O princípio do estilo Japandi é a base neutra, com tons de cinza e branco, podendo abusar da madeira e das pedras, como o mármore carrara, usado no projeto da Keeping Arquitetura para um apartamento no bairro do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo.

“Não podem faltar peças com design que agregam valor e beleza”, diz Isabela. A madeira natural dá calor ao ambiente minimalista. “O verde, presente nas plantas, entra como uma pitada de cor ao ambiente. Podemos usar também folhas secas e galhos. No apartamento do Tatuapé, preferimos usar folhas grandes, em verde escuro, nos vasos que também têm madeira.”

Decoração japandi tem texturas, fibras naturais e móveis de madeira

Estilo japandi com bancos de ratan e bambu
Mesa de pedra, bancos de ratan e bambu, piso de cimento queimado e metal podem se misturar às peças artesanais na decoração Japandi Projeto e foto: Manu Jordão

No mobiliário, nos tecidos de sofás, almofadas e cortinas, os materiais naturais trazem a sensação de aconchego e também ajudam a aquecer ambientes mais sóbrios.

“Os elementos naturais podem estar nos móveis também, como mesas laterais, cama. O uso do ratan, vime e bambu também cabem em projetos Japandi”, complementa a arquiteta.

Outros materiais encontrados na natureza, como metal e couro, até podem fazer parte do décor, sendo aquecido por plantas e tecidos macios.

O encontro de materiais é uma característica desse estilo. O assoalho de madeira complementa um piso de pedra, por exemplo, mantendo o visual clean e a sensação de tranquilidade.

Apartamento com decoração japonesa
No piso do quarto do apartamento no Tatuapé os veios da madeira e as marcas naturais do mármore se misturam, complementando o estilo Japandi. Foto: Mariana Orsi

Móveis mais baixos e próximos do chão são uma referência direta à decoração japonesa. Uma cama mais baixa pode trazer ao quarto uma sensação de acolhimento, marcante neste tipo de proposta.

Use peças artesanais, mistura de materiais e formas orgânicas

Peças artesanais em madeira e pedras complementam o visual Japandi.
Peças artesanais em madeira e pedras complementam o visual Japandi. Projeto e foto: Manu Jordão

As peças artesanais, como vasos de cerâmica e objetos entalhados na madeira, são pontos altos da decoração Japandi. “Deixa tudo simples e elegante”, diz Isabela.

Formatos orgânicos, arredondados, nos móveis e nos lustres, também fazem uma ótima composição. A simplicidade vem dos materiais e formas, sempre discretos e harmônicos. Assim, você pode apostar em um design mais autêntico, com objetos artesanais e peças de família na decoração.

Adaptar a decoração ao estilo Japandi é uma excelente opção para quem busca um espaço acolhedor e sem exageros, mas com personalidade. Num momento em que a casa volta a ser o ponto focal de nossas vidas, ter um espaço que privilegia a natureza, a organização e o aconchego transforma o lar em um oásis de harmonia.


Colaboração de Marcela Guimarães e Karen Villerva

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.