Tenho um financiamento de veículo. Posso fazer outro de imóvel?

Compartilhar a notícia

30 de dezembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de junho de 2022 8 min de leitura
financiamento-imovel-veiculo-simultaneamente

Quando a gente está construindo a vida, muitas vezes precisa fazer algum financiamento para poder garantir bens como um carro - para se deslocar com tranquilidade - ou um imóvel para chamar de nosso. Mas o que acontece quando a gente já fez um financiamento e agora quer ou precisa fazer outro?

Se você se pergunta “Tenho um financiamento de veículo. Posso fazer outro de imóvel?”, pode ficar mais tranquilo porque a resposta é sim. Mas não é tão simples assim de se fazer. 

Nesse artigo, a gente te mostra como funciona o financiamento de veículo, o financiamento imobiliário e quais as possibilidades que você tem para conciliar dois financiamentos (ou financiar dois carros ou duas casas, por exemplo). Ah, e a gente te mostra também o que é que pode te impedir de fazer seu financiamento.

Como funciona o financiamento de veículos? Posso financiar mais de um carro?

Para entender como funciona o financiamento de veículos, é importante saber que existem diferenças em relação a um financiamento imobiliário. De modo geral, o financiamento para comprar um carro novo ou usado, por exemplo, é feito em contato direto com bancos públicos ou privados que dão crédito para o consumidor após análise de crédito e renda - sem intermediação da concessionária.

Mas existem diferentes modos de como funciona o financiamento de veículos. As três principais modalidades são:

  • Crédito Direto ao Consumidor (CDC): Forma mais comum de financiar um veículo, esse modo é como um empréstimo para comprar o carro. O veículo comprado não pode ser negociado (está alienado ao banco) até que todas as prestações tenham sido pagas. Habitualmente, as parcelas aqui são iguais ao longo do tempo.
  • Leasing: Nessa modalidade, quem compra o carro é uma empresa de leasing - espécie de banco que faz o serviço de “alugar o veículo” ao consumidor até que todas as parcelas sejam pagas e o cliente passe a ser o dono formal do veículo. Parcelas são pré-estabelecidas.
  • Consórcio: Aqui, o consumidor integra um grupo formado por outros compradores que é gerido por uma administradora de consórcio. O cliente paga as prestações mas só recebe o veículo quando é sorteado (uma vez por mês é contemplada uma pessoa) ou quando o consorciado oferecer um lance para adiantar parcelas que tem a vencer, como um leilão. No consórcio, as parcelas variam com o preço do veículo.

Se você se pergunta “posso ter dois financiamentos de veículos?”, a resposta é sim! Independente da forma escolhida de financiar, é possível financiar dois carros no mesmo nome, caso a renda do comprador comporte o pagamento com segurança das parcelas a serem quitadas mensalmente.

Algumas dicas da especialista Patricia Lages sobre financiamento de veículos.

Financiamento de casa e carro: o que vale mais a pena?

Entre o financiamento de uma casa e o de um carro, entram planejamento financeiro e anos de quitação de compromisso com as prestações! Então, se você está fazendo planos de vida a longo prazo, financiar seu imóvel próprio deveria ser a prioridade - ao comprar uma casa ou apartamento, mesmo que seja com financiamento -, você já garante o fim dos aluguéis e pode conseguir a valorização do seu imóvel no futuro. 

Embora comprar (ou financiar um veículo) signifique ter gastos e depreciação de valor constantes, se você pretender usar um carro como meio de trabalho, já garante a forma de sustento. É questão de o que é prioridade! 

Seja para comprar um imóvel ou um veículo, financiar é sempre uma possibilidade de investir na sua escolha sem ainda ter o valor total em mãos, já que a oferta de crédito a boas condições é cada vez maior no país. 

Quando a gente fala de financiamento de casa e de carro, é possível fazer os dois ao mesmo tempo, sim! Mas a dica é: apenas se você realmente precisar, e se sua renda comportar as parcelas com segurança. E com bastante planejamento. Nesse artigo a gente explica melhor o que vale a pena priorizar: comprar casa ou carro. 

Já tenho um financiamento. Posso fazer outro?

“Já tenho um financiamento. Posso fazer outro ou nenhum banco aceita?”

Logo no tópico aqui em cima, a gente viu que dá sim para conciliar, por exemplo, o financiamento de um imóvel e de um carro simultaneamente, se você tiver condições e renda para arcar com as parcelas com segurança. 

É mais fácil financiar ao mesmo tempo uma casa e um carro do que financiar duas casas. Afinal, como o preço do carro é menor e as condições de financiar um veículo são mais flexíveis, as possibilidades são maiores. 

Lembrando que só é possível comprometer até 30% da renda bruta mensal ao tomar um financiamento! A análise de crédito dos bancos é bem rigorosa. No entanto, também é possível financiar dois imóveis ao mesmo tempo

A margem para quem quer conseguir crédito para duas casas ou apartamentos é mais difícil - mas se houver valor de entrada suficiente e renda para sustentar as parcelas dos dois imóveis ao mesmo tempo, as possibilidades aumentam. Nesse caso, não é permitido, por exemplo, usar o saldo do FGTS pela segunda vez para complementar entrada ou parcelas através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) - só é possível uma vez.

Resumindo? Se você se pergunta “já tenho um financiamento, posso fazer outro”, a resposta é sim. Mas vai te requerer muito planejamento e não vai ser muito fácil.

Coisas que te impedem de financiar um imóvel (ou um segundo imóvel)

Como a gente viu por aqui, existem possibilidades sim de financiar um veículo e um imóvel ao mesmo tempo. Não existe restrição formal imposta pelos bancos. Na prática, o que impede alguém de conseguir financiar o primeiro imóvel (após financiar um carro ou não!) ou o segundo imóvel são as mesmas questões. 

“Um financiamento imobiliário pode ser negado por motivos de restrições cadastrais (nos próprios bancos) dos proponentes, por falta de enquadramento de renda e por score baixo”, afirma Daniela Alves, especialista da área de produtos financeiros da Loft.

As principais barreiras para conseguir um financiamento envolvem:

  1. Nome sujo: inadimplências e pendências nos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa fazem os bancos e instituições financeiras terem receio de financiar.
  2. Entrada insuficiente: para conseguir financiar um determinado imóvel, é exigida uma boa porcentagem (normalmente, 30%) do valor dele para a entrada! 
  3. Renda insuficiente: Se seu planejamento de parcelas ultrapassa 30% da sua renda bruta mensal, é melhor repensar: os bancos só aprovam cadastro de uma operação que não comprometa tanto da renda mensal.
  4. Renda já muito comprometida: Mesmo se as parcelas do financiamento não usarem mais de 30% da sua renda mensal, o banco tem acesso a órgãos de crédito e pode se recusar a te financiar se você já tiver altas prestações e dívidas em curso. 
  5. Problemas de documentação: Questões como pendências na Receita e burocracias envolvendo RG, CPF e estado civil podem criar impeditivos.
  6. Problemas nos papéis do imóvel: Seu crédito não pode ser aprovado a menos que a documentação do imóvel comprado esteja livre de problemas e pendências.

Ah, e se a sua questão é “posso fazer dois financiamentos ao mesmo tempo”, o que também pode te impedir de fato de fazer um segundo financiamento é possivelmente não poder usar o saldo do FGTS uma segunda vez (dependendo do caso, pelo SFH) para complementar o pagamento.

Financie seu apê com ajuda da Loft!

Se você já se decidiu por financiar um imóvel próprio, pode ter certeza que fez uma ótima escolha! Com isso, você garante sua casa ou apartamento e não vai ter mais que pagar aluguel. E ainda garantiu um investimento para a vida toda.

Aqui na Loft, a gente te ajuda com o que você precisar para financiar qualquer um dos imóveis do nosso catálogo. Nós cuidamos gratuitamente de todo seu processo de financiamento, negociando com os principais bancos as melhores taxas disponíveis para o seu perfil. Afinal, ninguém merece ficar atolado em burocracia. De olho no lugar perfeito para tirar do papel os planos do imóvel próprio?

Descubra o apê ideal para o atual momento da sua vida com a Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde! Caso necessite de mais informações sobre a Loft ou sobre parcerias, entre em contato pelo e-mail imprensa@loft.com.br que responderemos você rapidinho.

Veja também

LofTV

29 de junho de 2022

Quadra de beach tennis em condomínios: benefício real ou modinha?

bebe tapete brinquedoteca

Morar com estilo

28 de junho de 2022

Como adaptar o lar para a chegada de um filho

sala estar sofa tapete planta

Morar com estilo

28 de junho de 2022

Casa aconchegante: a decoração deste apartamento é baseada no estilo comfy

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.