Quais bancos fazem financiamento para autônomo? Entenda como conseguir

Compartilhar a notícia

04 de novembro de 2021

Atualizado: 04 de novembro de 2021 7 min de leitura
financiamento-para-autonomos

Por muitos anos, quem queria um empréstimo ou financiar um imóvel sem ter carteira assinada tinha muitas dificuldades em conseguir boas ofertas de crédito. Felizmente, esse cenário mudou, e hoje o financiamento e o empréstimo para um autônomo ou MEI são bem mais fáceis. Atualmente, o financiamento para quem é autônomo tem boas condições de crédito no país todo. O importante é se planejar, saber comprovar a renda e ter nome limpo.

Nesse artigo, a gente mostra quais tipos de bancos fazem financiamentos e empréstimos para autônomos, explica o que é necessário para conseguir financiar e te ajuda a se preparar e garantir boas ofertas de crédito!

Qual o banco que faz empréstimo para autônomo?

Se você está aflito por não saber qual o banco que faz empréstimo para autônomo, talvez lembrando que antigamente isso era algo mais difícil, pode ficar mais tranquilo. Hoje em dia, quase todos os bancos e instituições financeiras credenciadas fazem empréstimos para autônomos! 

Pode ser mais difícil do que para quem tem carteira assinada sob a CLT, mas não é nada impossível. Vale tanto para bancos públicos como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil quanto para bancos privados.

O que é mais importante em relação ao empréstimo, seja ele de crédito pessoal ou com garantia, é que você possa comprovar que recebe renda suficiente para pagar as parcelas da dívida que você vai contrair. Embora o autônomo não tenha contracheques para poder exibir nessa hora, tem algumas opções que a gente vai mostrar logo no tópico a seguir.

Quando o assunto é conseguir empréstimo, pode ser interessante comparar as opções oferecidas pelo banco no qual você já tem conta - portanto, já tem algum relacionamento - e ofertas de outras instituições. Aqui, o mais importante é garantir nome limpo, sem pendências - e também ter bom score de crédito e cadastro positivo.

Alguns desses bancos, dependendo da política aplicada, também podem fazer empréstimo online para autônomos. Mas é muito importante ler e entender as condições antes! 

SUGESTÃO DE VÍDEO: Serasa ensina algumas dicas de empréstimo para autônomo.  

Como comprovar renda sendo autônomo

Existem algumas formas de comprovar renda, sendo autônomo, para um empréstimo ou financiamento. Se você não trabalha com carteira assinada, você tem diferentes possibilidades que podem suprir a dificuldade de não ter um contracheque ou holerite para exibir. Por exemplo:

  • Comprovar a movimentação da sua conta usando extratos bancários
  • Mostrar sua declaração de imposto de renda para provar seus ganhos ao longo de um ano; 
  • Exibir recibos de pagamento autônomo (RPA) e notas que você tenha tido em seu nome/nome de uma empresa sua. 

Tendo um microempreendimento ou MEI, você já fica no caminho para regularizar tudo e também provar que está pagando os impostos da sua atividade profissional em dia.

Ah: para quem é MEI, uma forma de comprovar a renda de autônomo é com a Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos), uma opção de declaração de faturamento que serve como comprovação de renda. Esse documento só pode ser emitido por um contador credenciado junto ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

O Dr. Grana dá algumas dicas de comprovação de renda como autônomo

É possível conseguir empréstimo para negativado autônomo?

Sim, é possível conseguir empréstimo para quem é negativado e autônomo. Infelizmente fica mais difícil obter crédito, já que mais bancos terão receio de emprestar dinheiro para quem tem mais dificuldade de comprovar renda estável, já acumulou dívidas anteriores ou está com problemas em seu CPF.

Em um caso como esse de estar negativado e ser autônomo, ter garantido anteriormente um cadastro positivo pode te ajudar a pedir um empréstimo mesmo se você tiver uma dívida ativa ou tenha ficado com alguma pendência. 

Hoje em dia, felizmente, a oferta de empréstimos para quem é negativado e autônomo já é bem melhor do que antigamente, quando as taxas de juros que eram praticadas no mercado eram bastante abusivas. Vale a pena comparar bastante as ofertas, mesmo com seu banco e outros concorrentes, e regularizar qualquer situação pendente também!

Como conseguir financiamento imobiliário para autônomos?

Assim como outras ofertas de crédito para um autônomo, também é possível financiar seu imóvel sem ter carteira assinada! Um financiamento imobiliário para autônomos tem bastantes semelhanças com o processo de tomar um empréstimo sob condições semelhantes.

O financiamento imobiliário para autônomos (sem carteira assinada, MEI ou com trabalho esporádico) tem as mesmas etapas de um financiamento para pessoas empregadas com carteira. A diferença é que o autônomo ou microempreendedor não consegue apresentar contracheques na hora de comprovar sua renda mensal ao banco, assim como no caso dos empréstimos que a gente mostrou acima.

Na prática, existem vários documentos que cumprem esse papel de demonstrar renda como equivalente ao salário de quem está na CLT. Algumas opções que os bancos de todo o país aceitam, segundo os especialistas em crédito imobiliário da Loft, são:

  • Seis últimos meses de extrato bancário
  • Imposto de Renda de pessoa física / pessoa jurídica do último exercício, com recibo de entrega; 
  • Contrato social da empresa / declaração de faturamento dos últimos 12 meses (em papel timbrado, assinada por um contador), se for MEI.

E quem é autônomo pode até compor renda com sua família ou pessoa parceira, se puder provar que tem renda estável para arcar com a dívida. Isso significa mais oportunidades para conseguir um imóvel de valor maior que o que você acreditava poder arcar até então.

Se quiser saber mais sobre como financiar um imóvel sendo MEI, a gente te ensina melhor aqui.

Autônomo pode financiar imóvel, sim!

Se você quer realizar o sonho de comprar seu imóvel próprio, mas não tem carteira assinada, pode ficar seguro: quem é autônomo pode financiar um imóvel sim (e deve, se for a melhor opção para seu caso!).

A gente viu nesse texto que é possível não apenas conseguir empréstimo pessoal para autônomo ou MEI: também dá para fazer financiamento imobiliário, conseguindo boas ofertas e condições de crédito. O maior desafio é fazer a comprovação de renda - mas se você tiver essa parte organizada, já é grande parte do caminho andada!

E já que você sabe agora que autônomo pode financiar imóvel, já fica com a porta aberta para se planejar para esse salto de vida. Na hora de fazer seu financiamento imobiliário, pode sempre contar com o apoio da Loft! A gente dá suporte completo ao seu financiamento dos imóveis do nosso catálogo. 

Com uma equipe qualificada que te ajuda a ter crédito aprovado pelos principais bancos do país, a gente te orienta em todas as etapas e garante a melhor linha de crédito compatível com o seu planejamento. Nossa equipe negocia e cuida do contato direto com o banco e de quaisquer pendências ao longo do financiamento. Tudo sem qualquer custo extra. 

Conheça nosso catálogo de apês e encontre a solução ideal para realizar seu sonho!

Especialista de SEO e conteúdo com mais de uma década de experiência em agências de publicidade, mercado financeiro e decoração. Já trabalhou com grandes marcas como Itaú e Banco Pan, além de ter sido empreendedor. Possui MBA em Marketing pela FGV e pós em Gestão de Produtos Digitais pela BBI Chicago.

Veja também

sala estar sofa verde janela sacada

Mercado imobiliário

27 de junho de 2022

Home Staging: o que é e como isso ajuda a vender seu imóvel mais rápido

quadros filmes shutterstock

Morar com estilo

27 de junho de 2022

Decoração com quadros de filmes: inspiração, complemento ou ponto de partida

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.