O Jardim Botânico é um bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, RJ, nacionalmente conhecido por suas belezas naturais e possibilidade de contato com a natureza. Ele se destaca por sua atmosfera tranquila, ao mesmo tempo que concentra pontos turísticos relevantes da capital fluminense.
A sua localização também é estratégica, com fácil acesso a cartões postais cariocas, como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar e bairros como Ipanema e Copacabana. Se você deseja viver em uma região com esses atributos, é interessante saber como é morar nessa região.
Neste artigo, você conhecerá esse bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, descobrindo mais sobre as suas principais características.
Boa leitura!
Como o Jardim Botânico surgiu?
O bairro Jardim Botânico surgiu em uma região que era formada por fazendas, engenho de açúcar e uma fábrica de pólvora. O local passou por mudanças importantes quando foi criado o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 13 de junho de 1808.
Esse processo se deu na ocasião da visita de Dom João VI e a família real ao Brasil. Atualmente, esse é um dos pontos turísticos mais relevantes da cidade e que dá nome ao bairro.
O parque Jardim Botânico foi criado com a finalidade de incentivar o cultivo de espécies com potencial terapêutico, com as orientações elaboradas pelos portugueses. Em 1995, ele passou a se chamar Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
O instituto consiste em um órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Ele também é um relevante centro de pesquisa na botânica e conservação da biodiversidade, mundialmente reconhecido.
Por conta da relevância do instituto, ele carrega uma parte significativa da história do bairro. Além disso, a existência dele contribui para o bairro Jardim Botânico ser uma das regiões mais ricas em espécies vegetais e arborizadas da cidade do Rio de Janeiro.
Outro aspecto que fez esse bairro se tornar popular entre os brasileiros foi o fato de abrigar o Teatro Fênix, local onde eram gravados programas televisivos lendários. Veja alguns dos artistas que gravaram nesse espaço:
- Xuxa Meneghel;
- Fausto Silva;
- Chacrinha;
- Os Trapalhões.
Inclusive, em 2010 o bairro recebeu uma estátua em homenagem ao Chacrinha. Ela foi situada em um dos pontos que faziam parte do caminho do apresentador entre o estúdio da Rede Globo e o Teatro Fênix.
Quais são as opções de lazer disponíveis no bairro?
Como você pôde ver, o principal ponto turístico desse bairro da Cidade Maravilhosa é o Jardim Botânico, que conta com 540 mil metros de área cultivada e mais de 3.400 espécies de plantas. Assim, ele é um excelente passeio para toda a família, proporcionando o contato com a natureza.
Além desse ponto, a região conta com outras possibilidades turísticas e de diversão. Para quem aprecia as belezas naturais, o bairro tem o Parque Henrique Lage, um parque público localizado na base do morro do Corcovado.
A área também tem acesso a trilhas, que são excelentes para quem aprecia cachoeiras. O Museu do Meio Ambiente e o sítio arqueológico Casa dos Pilões são outros exemplos de locais a serem visitados no bairro Jardim Botânico.
No setor cultural, há um casarão histórico onde os visitantes e moradores podem acompanhar as atrações artísticas da Escola de Belas Artes. O prédio se destaca pela arquitetura, que tem traços da renascença italiana, e oferece vista para o Corcovado e o Cristo Redentor, de ângulos privilegiados.
É relevante mencionar, ainda, o Espaço Tom Jobim. Ele fica anexado ao Parque Jardim Botânico e homenageia o músico Antônio Carlos Jobim. O local conta com o Teatro Tom Jobim, o Galpão das Artes e a Casa do Acervo.
Como é a segurança do bairro carioca?
No aspecto segurança, esse bairro carioca tem uma avaliação positiva, com ruas bem iluminadas e baixo risco de alagamento. No dia a dia, o Jardim Botânico também tem rondas do grupamento Segurança Presente, da Polícia Militar, que contribuem com a sensação de segurança entre os moradores e visitantes da região.
O local tem, ainda, movimentações de viaturas da polícia na Rua Felizardo Furtado, bem como um posto policial em ponto fixo na Avenida Salvador França. Assim, os cidadãos podem recorrer a esses profissionais quando houver a necessidade.
Como é a mobilidade no Jardim Botânico — RJ?
O deslocamento é outro aspecto para observar ao conhecer um bairro. O Jardim Botânico conta com ônibus circulares para quem deseja utilizar o transporte público para transitar pela Zona Sul. No entanto, a mobilidade para outras regiões da cidade pode exigir usar mais de uma linha.
A área dispõe de vias planas, que favorecem o deslocamento de bicicleta, com ciclofaixas que oferecem mais segurança aos ciclistas. Como o bairro é predominantemente residencial, o trânsito tende a não ser tão intenso, exceto em horários de pico.
Qual é o custo de vida para morar nesse bairro?
O Jardim Botânico é considerado um bairro de classe média-alta do RJ. Por esse motivo, o custo de vida na região é mais elevado. Ao pensar na questão imobiliária, por exemplo, o metro quadrado está entre os mais caros da cidade.
O alto custo está relacionado às vantagens que ele oferece, sendo um bairro importante e com características muito buscadas por novos moradores. Alguns atributos que se destacam são o contato com a natureza e o clima tranquilo.
Onde achar o imóvel ideal no Jardim Botânico?
Agora que você já sabe mais sobre o Jardim Botânico, se essa for a sua escolha para a nova moradia é preciso descobrir como encontrar o imóvel ideal. Você pode buscar uma residência pela internet, em portais como a Loft.
As pesquisas podem ser feitas por qualquer dispositivo, com praticidade e conforto. No site, você encontra as principais informações e pode agendar uma visita para conhecer os imóveis que mais se encaixam em suas expectativas.
Como você aprendeu, o bairro Jardim Botânico, no RJ, é um local relevante na Cidade Maravilhosa, com muitas vantagens aos moradores. Ele beneficia quem pretende morar em uma região tranquila, repleta de belezas naturais e com uma história marcante.Quer encontrar o imóvel certo para você? Então veja as opções disponíveis no Jardim Botânico!
Deixe seu comentário