Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

Compartilhar a notícia

A lavanderia é pequena e fica em um lugar inusitado: do lado da porta de entrada do apartamento de 68 m²! Conheça este projeto assinado pelo escritório Spaço Interior, que também traz cores que seguem os preceitos do Feng Shui

24 de junho de 2022

Autor Nádia Kaku
Atualizado: 30 de junho de 2022 4 min de leitura
lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

A cozinha foi parar na varanda e a lavanderia - acreditem - em um canto na sala de estar. Esse foi o layout que a arquiteta Ana Rozenblit, do escritório Spaço Interior, fez para o jovem casal de advogados aproveitar melhor a área de 68 m² deste apartamento em São Paulo.

“Camuflada pelo armário, a área de serviço ficou logo na entrada do apê e, dessa forma, ganhamos mais espaço e um ambiente cheio de personalidade”, explica a profissional. Em um primeiro olhar, parece apenas um móvel azul com acabamento brilhante, mas basta abrir as portas para acessar a máquina lava e seca e o tanque.

lavanderia sala de estar marcenaria armario azul
Dois pisos: o amadeirado da sala de estar cria uma composição com o piso hexagonal branco instalado na cozinha e na lavanderia. Foto: Kadu Lopes

Cozinha na varanda gourmet

sala jantar varanda pia armario azul torre forno
A varanda abriga a cozinha, o bar e a sala de jantar. Azul e cinza são a base da paleta de cores. Foto: Kadu Lopes

O mobiliário azul se estende até a varanda integrada e se transforma em cozinha, abrigando torre de forno, cooktop, pia e geladeira. Ali, uma mesa oval cria o espaço do jantar que, segundo a profissional, entrou com o objetivo de quebrar as formas originais, tirando a visão de simetria e adicionando descontração.

varanda adega marcenaria azul ar condicionado
A marcenaria incorpora todos os elementos da cozinha em um único espaço, tornando a rotina do casal de moradores mais prática. Foto: Kadu Lopes

Na parede oposta, os móveis planejados azuis armazenam rótulos de vinho, uma cristaleira e camuflam a condensadora do ar condicionado. O projeto considerou a substituição de boa parte da elétrica e hidráulica para uma divisão funcional.

varanda sala jantar mesa cadeira pisos diferentes
A mesa de jantar oval foi pensada para tirar a simetria da composição dos móveis e trazer descontração ao espaço. Foto: Kadu Lopes

Para trazer leveza aos ambientes, há dois pisos na área social: um amadeirado na sala de estar e um hexagonal branco instalado na cozinha e na área de serviço – escolha que simplifica os processos de limpeza e higienização. “Nós escolhemos os revestimentos e os materiais que incorporam ares modernos e diferenciados", explica Ana.

Cores e Feng Shui

A pedido dos moradores, Ana aplicou conceitos do Feng Shui na decoração do imóvel, principalmente na escolha das cores. "Optamos por deixar predominante o amarelo e o azul na parte da sala e cozinha. No teto do banheiro, usamos o laranja", relembra Ana.

banheiro teto laranja louca branca box
Apesar das cores claras nas louças e nos móveis, o teto do banheiro foi pintado de laranja - segundo o Feng Shui, o tom estimula a criatividade. Foto: Kadu Lopes

Segundo a prática chinesa, os tons de amarelo, vermelho e turquesa aceleram a energia, enquanto o laranja e azuis vibrantes estimulam a criatividade. As cores vivas também foram escolhidas como forma de externar a personalidade da moradora – uma pessoa super comunicativa e extrovertida. "Há um mix entre o amarelo Illuminating e o cinza Ultimate Gray, que foram os tons eleitos pela Pantone para 2021”, explica a arquiteta.

sala estar decoracao cinza amarelo varanda tv piso madeira
A paleta foi inspirada no amarelo Illuminating e no cinza Ultimate Gray, tons eleitos como a cor do ano da Pantone para 2021. Foto: Kadu Lopes

Mobiliário assimétrico

hall entrada espelho sofa curvo penduradores tapete
Ganchos para bolsa na parede seguem o padrão assimétrico da decoração. Foto: Kadu Lopes

Para quebrar a ideia do ângulo 90° e deixar o ambiente com formas mais orgânicas, Ana inseriu um sofá curvo próximo à porta de entrada. O espelho na parede contribui para o aumento da sensação de amplitude.

quarto casal branco cinza off white cabeceira armario geometrico
Cores neutras no quarto trazem tranquilidade e também aumentam a sensação de amplitude do ambiente. Foto: Kadu Lopes

Já na suíte do casal, o painel de laca com frisos acompanha o armário camuflado e reveste a parede onde foi instalada a TV. Com desenho assimétrico, a cabeceira estofada segue a paleta de tons neutros, pensada com a proposta de deixar o ambiente tranquilo e romântico. 

quarto casal marcenaria cama armário bege branco off white
O painel de laca começa no armário camuflado ao lado da porta e continua pela parede da TV. Foto: Kadu Lopes

Veja também:


Foi repórter de decoração do Portal Loft. Jornalista formada pela ECA-USP, trabalha há mais de 10 anos cobrindo arquitetura, design e decoração. Com passagens por redações de revistas impressas e digitais, foi editora e socialmedia das marcas Casa.com.br, CASACOR, Minha Casa, A&C e Casa Claudia.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.