Saiba como é morar no bairro Leme - RJ

Compartilhar a notícia

Você pretende morar no Leme, no RJ? Descubra informações sobre mobilidade, lazer, segurança, custos e outras questões sobre o bairro!

15 de agosto de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 25 de agosto de 2023 6 min de leitura
Saiba como é morar no bairro Leme - RJ

Na hora de escolher o bairro ideal para morar, é importante avaliar diversos aspectos sobre o local, como segurança, mobilidade, lazer e outros pontos. Para quem deseja viver perto do mar no RJ, uma alternativa de bairro é o Leme.

Essa é uma opção especialmente interessante para quem quer aproveitar os melhores pontos da cidade, mas ainda deseja estar em um ambiente tranquilo e adequado para famílias. Além desses pontos, é essencial conhecer outros detalhes do local.

Você tem interesse em saber mais a respeito desse bairro do Rio de Janeiro? Continue a leitura e veja as principais informações sobre o Leme!

Onde fica localizado o bairro Leme?

Um dos pontos fortes do Leme é a sua localização no RJ. Ele fica na Zona Sul do Rio de Janeiro, na encosta dos Morros do Leme e da Babilônia, que separam o bairro da Urca e de Botafogo. Outro ponto próximo é o conhecido bairro de Copacabana.

Essa é uma alternativa para quem deseja ter fácil acesso a regiões mais badaladas da cidade, incluindo os principais cartões postais, mas ainda quer viver com um ritmo menos frenético. A região tem em média 15 mil habitantes e 98 km² de área, com uma composição bastante residencial.

Já o nome do bairro é por causa da formação rochosa que o cerca. Como a Pedra do Leme, vista de cima, se parece com o leme de um navio, o nome acabou sendo usado no bairro.

Como é a infraestrutura do Leme?

Um dos destaques do Leme é que esse é um bairro com infraestrutura completa, contando com hospitais, supermercados e demais serviços essenciais para o cotidiano dos moradores. A região também dispõe de boas opções para a educação de crianças, jovens e adultos.

Da mesma forma, é possível ter o apoio de muitas opções de serviços financeiros. Cabe ainda destacar que o fácil acesso ao bairro de Copacabana faz com que os moradores do Leme possam usufruir de sua infraestrutura, como os famosos shoppings desse endereço.

Anúncios

Como é a mobilidade no bairro?

A mobilidade e o transporte também são atributos importantes a serem observados em um bairro na hora de decidir se vale a pena morar nele ou não. Como o Leme fica localizado em uma região relevante do RJ, é fácil encontrar alternativas para se locomover com o transporte público.

Na fronteira entre o Leme e Copacabana fica o cruzamento entre as avenidas Princesa Isabel e Atlântica, as principais vias da Zona Sul do Rio de Janeiro. Assim, é fácil encontrar ônibus e metrôs que conectam esses bairros e o restante da cidade.

A orla da praia também tem ciclovias, para quem deseja se locomover aproveitando a paisagem. Se preferir, é possível recorrer ao transporte por aplicativo ou usar o próprio veículo pelas ruas da região.

Quais são as opções de cultura e lazer nesse charmoso bairro?

Apesar de ser tranquilo e residencial, o Leme também conta com muitas opções para quem deseja se divertir. A principal atração é a Praia do Leme.

Como ela tem uma ampla faixa de areia, a praia acaba chamando a atenção de turistas e atletas, incluindo surfistas. Por causa disso, ela é famosa por ser uma praia bonita e com um público muito diverso.

O bairro também oferece como alternativa de passeio o Parque Natural Paisagem Carioca. Ele é ideal para quem deseja explorar mais a natureza carioca com tranquilidade. O local abriga diversas espécies nativas de árvores e permite realizar trilhas com a beleza do mar como paisagem de fundo.

Outra ideia de lazer e cultura no Leme é o passeio pelo Forte Duque de Caxias, também conhecido como Forte do Leme. Esse é um forte militar que pode ser visitado por turistas e moradores da cidade. O trajeto até o local fica dentro da floresta e, ao chegar, você é presenteado com uma vista panorâmica da cidade.

Ainda, o Leme tem uma estátua em homenagem à escritora Clarice Lispector, que viveu no bairro por alguns anos. Também é possível se associar ao Leme Tênis Clube para aproveitar piscinas, quadras e espaços para eventos. A região ainda conta com uma zona boêmia, com diversas opções de bares e restaurantes.

O Leme é um bairro seguro?

Pensando em questões de proteção, o Leme é considerado um bairro seguro no Rio de Janeiro. Nesse sentido, as suas características se aproximam de cidades pequenas, já que ele oferece uma rotina mais calma, sem abrir mão das possibilidades de lazer. 

O bairro abriga o Centro de Estudos de Pessoal do Exército (CEP), o que fortalece a presença militar e pode transmitir a alguns moradores uma sensação maior de segurança. A região também é patrulhada por forças de segurança pública, como a Polícia Militar e a Guarda Municipal. 

Em casos de necessidade, os cidadãos podem solicitar auxílio na 12ª Delegacia Policial, localizada na Rua Hilário Gouveia, ou na 13ª Delegacia Policial, que fica na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Por fim, ainda é possível acionar o departamento de Polícia Militar, na Ladeira Ary Barroso.

Quais são os custos de morar no Leme?

Outro fator que pesa na decisão de morar em um bairro é o custo de vida, certo? Por estar na Zona Sul, o Leme é considerado um bairro mais nobre e os custos do aluguel e da compra de imóveis podem ser mais elevados. No entanto, há ofertas para diferentes bolsos e necessidades. 

Em relação aos demais serviços, existem serviços e estabelecimentos de alto custo, mas também há opções para quem pretende reduzir os gastos. O bairro tem, por exemplo, uma feira livre semanal. Ele também oferece opções mais em conta nas divisas entre os bairros.

Afinal, vale a pena morar no Leme?

Após saber mais sobre o Leme e suas principais características, é o momento de avaliar se vale a pena morar nesse bairro do RJ. Se o seu objetivo for viver em um local bonito, tranquilo, com atrações turísticas e uma vida noturna ativa, a resposta é sim, vale a pena escolher o bairro.

Porém, para tomar uma decisão consciente, é necessário avaliar se o local atende às suas necessidades e expectativas em relação a outros fatores. Por exemplo, avalie o custo de vida, localização e serviços básicos para entender se o bairro é atrativo para você.

O Leme é uma opção para quem deseja aproveitar o melhor do RJ, mas ainda prefere estar em um ambiente calmo e seguro. No bairro, você pode se divertir, ter contato com a natureza, encontrar serviços essenciais para o seu cotidiano e ter fácil acesso ao restante da cidade.Gostou de conhecer o bairro? Então encontre imóveis à venda no Leme e alcance o objetivo de morar na região!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.