5 Melhores cidades do Rio Grande do Sul para se morar

Compartilhar a notícia

Você já pensou em se mudar para um município gaúcho? Conheça as principais características das 5 melhores cidades do Rio Grande do Sul para morar!

21 de dezembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 21 de dezembro de 2023 6 min de leitura
5 Melhores cidades do Rio Grande do Sul para se mora

Quando se pensa em uma mudança para uma nova cidade, determinados fatores devem ser considerados. Afinal, há elementos que podem impactar significativamente a qualidade de vida que você terá, concorda?

Entre essas questões, destacam-se o custo e a qualidade de vida, as oportunidades de emprego e as opções de educação disponíveis. Nesse contexto, no estado do Rio Grande do Sul, é possível encontrar algumas das melhores cidades do país reunindo todas essas qualidades desejáveis. 

Quer saber quais são esses lugares? Confira 5 dos melhores municípios do Rio Grande do Sul para morar!

1. Porto Alegre 

Porto Alegre, a capital do estado, é uma cidade que merece atenção especial. Com uma área de quase 500 km² e uma população de mais de 1,3 milhão de pessoas, ela está localizada a 2.027 km da capital nacional, Brasília.

O município conquistou inúmeros prêmios e títulos que o destacam como uma das melhores capitais brasileiras para viver, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Por exemplo, ela foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) — em 3 ocasiões — como a metrópole nº 1 em qualidade de vida no Brasil

Além disso, a cidade é elogiada pelo seu Orçamento Participativo, que a classifica como uma das cidades com um dos melhores modelos de gestão pública democrática. Ela também ostenta uma das mais altas taxas de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre as capitais nacionais.

E você sabia que Porto Alegre se orgulha de ser um dos municípios mais arborizados e alfabetizados do Brasil? Perceba que sua infraestrutura é superior em diversos aspectos, em comparação com outras capitais brasileiras.

Por fim, a cidade apresenta uma cultura rica e diversificada, abrangendo as áreas das artes, esportes e ciências. Como resultado, ela se tornou um polo regional de atração para migrantes em busca de melhores condições de vida, trabalho e estudo. 

2. Caxias do Sul 

O município de Caxias do Sul está localizado no nordeste do estado, a uma altitude de 817 metros, tornando-se a cidade mais elevada da Serra Gaúcha. Ademais, em 2023, ela era a 2ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, superada apenas pela capital, Porto Alegre.

A localidade alcançou boa posição nos Índices de Desenvolvimento Humano e sua economia se tornou uma das mais dinâmicas do Brasil, com presença em diversos mercados internacionais. A educação e a cultura são importantes, com instituições de ensino superior e um cenário artístico e cultural ativo.

Caxias do Sul ainda apresenta uma rica história e notável crescimento. Dessa forma, ela representa um exemplo de como a diversidade pode transformar uma área rural em uma cidade próspera e dinâmica.

Anúncios

3. Novo Hamburgo 

Novo Hamburgo tem pouco mais de 220 km² e uma população que passa dos 220 mil habitantes. Ela também tem características que a destacam como uma das melhores cidades do Rio Grande do Sul para se viver.

A começar pela sua localização, considerada privilegiada, no pé da Serra e próxima a Porto Alegre. Além disso, o seu clima é ameno, com uma temperatura média anual de 19 °C — no verão, as máximas atingem cerca de 29 °C, enquanto no inverno, a temperatura mínima média é de 10,4 °C.

Com um IDHM classificado como alto, Novo Hamburgo oferece infraestrutura urbana de qualidade e a capacidade de proporcionar uma vida digna e confortável aos seus habitantes. Portanto, a cidade é conhecida por seus serviços públicos eficientes e pelo bem-estar que oferece aos residentes.

No que se refere à cultura, ela tem uma agenda intensa, com grandes eventos de música, teatro e dança. O Teatro Feevale, por exemplo, é um espaço frequentado por entusiastas da arte, recebendo espetáculos de renome nacional e internacional.

Novo Hamburgo ainda se destaca na área da educação, com diversas opções de ensino superior, incluindo a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Essa variedade de instituições de ensino proporciona oportunidades de formação acadêmica de alta qualidade para os estudantes locais.

4. Gravataí 

Essa é uma cidade que pertence à Região Metropolitana de Porto Alegre, com uma área de mais de 460 km², e uma população de 265.074 habitantes, segundo o censo de 2022. Gravataí experimentou uma rápida transição de um espaço rural para um ambiente urbano.

Isso porque ela recebeu a instalação do Complexo Industrial da General Motors no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Esse marco de desenvolvimento solidificou o perfil industrial do município, transformando-o em um dos principais polos da indústria metal-mecânica do Brasil.

A cidade ainda é rica em cultura e tradição, o que oferece alta qualidade de vida e oportunidades de crescimento para seus moradores. O seu IDHM, por exemplo, é considerado elevado. Dessa maneira, sua trajetória de sucesso na indústria e suas tradições culturais a tornam uma escolha atraente para moradores e visitantes.

5. Santa Cruz do Sul  

Para encerrar a lista, Santa Cruz do Sul ocupa mais de 730 km² e tinha uma população de aproximadamente 133.230 habitantes, em 2022. Fundada em 6 de dezembro de 1847 como a Colônia de Santa Cruz, ela é reconhecida por sua forte influência da colonização alemã — por isso a língua estrangeira também é comumente falada.

A economia da cidade tem raízes profundas na indústria do tabaco, o que a levou a ser considerada a capital mundial do fumo. Assim, seu Produto Interno Bruto (PIB) é um dos mais altos do estado.  

Já o Índice de Desenvolvimento Humano da cidade, avaliado em 2010, é considerado alto, com um valor de 0,773. Desse modo, Santa Cruz do Sul demonstra preocupação em oferecer mais qualidade de vida aos seus moradores.

Em relação à cultura, o município investiu significativamente em infraestrutura turística, sendo reconhecido por sediar a maior Oktoberfest do Rio Grande do Sul.  Além disso, ele abriga clubes profissionais de futebol, como o Esporte Clube Avenida e o Futebol Clube Santa Cruz.

Agora você conhece 5 das melhores cidades do Rio Grande do Sul para morar. Com tantas opções, aumentam as chances de encontrar um local que se adapte ao seu estilo de vida e objetivos para chamar de lar.

Quer ajuda para encontrar o seu imóvel em uma das cidades do Rio Grande do Sul? Acesse a Loft e confira as unidades disponíveis na região!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.