O MetrôRio é o serviço de metrô do Rio de Janeiro, sendo o segundo maior do país e em operação há 43 anos. Graças a ele, moradores e turistas da capital carioca podem se locomover entre os pontos mais importantes da cidade.
Ao conhecer a estrutura que ele apresenta, é possível entender como aproveitá-lo melhor em seus deslocamentos. Assim, você poderá se planejar para cumprir os compromissos ou explorar as belezas da capital.
Que tal conhecer mais sobre o funcionamento do metrô do Rio de Janeiro, suas principais linhas e as vantagens de utilizar esse transporte?
Continue a leitura e aproveite essas informações!
Como funciona o metrô do Rio de Janeiro?
O metrô do Rio possui três linhas operando (1, 2 e 4) e duas que ainda estavam em construção (3 e 5), em janeiro de 2023. Com ele, é possível chegar ao Aeroporto Internacional Santos Dumont, ao terminal de barcas e se conectar às integrações com:
- veículo leve sobre trilhos (VLT);
- bus rapid transit (BRT);
- trens da SuperVia.
Para se deslocar pelo metrô do Rio de Janeiro, você deve observar qual linha tem a estação mais próxima do destino pretendido. Então verifique no mapa, pelas extremidades das linhas, para qual lado está a estação que você deseja descer e continue nessa direção até chegar ao local de interesse.
Ao utilizar o metrô, também é preciso adquirir um dos cartões de passagem na máquina de autoatendimento ou nas bilheterias. Se a intenção é usar o transporte poucas vezes, o cartão unitário é o mais indicado.
Para quem utiliza o metrô diariamente, há o cartão Giro ou o cartão pré-pago, que podem ser recarregados e acessados pelo aplicativo. Lembrando que quem possui o pré-pago pode migrar para o cartão Giro.
Já se você tiver o hábito de fazer integração com outras modalidades, o RioCard é o mais recomendado, pois ele é permitido em ônibus, metrôs, barcas, trens, VLT e BRT. Já o cartão gratuidade é disponibilizado para maiores de 65 anos, estudantes, doentes crônicos e pessoas com deficiência.
Em relação aos horários de funcionamento, as linhas do MetrôRio operam de 5h a 00h, de segunda-feira a sábado e das 7h às 23h, aos domingos e feriados.
Quais são as linhas de metrô no Rio de Janeiro?
Após saber como funciona o metrô do Rio de Janeiro, é interessante conhecer as principais linhas disponíveis.
A seguir, veja como cada uma funciona e quais ligações as linhas realizam!
Linha 1 — Laranja
O funcionamento da Linha Laranja do MetrôRio teve início em 1979, sendo considerada uma das linhas de maior movimento na cidade. Ela é responsável por ligar a Zona Sul à Zona Norte do Rio e possui vinte estações divididas em um itinerário de aproximadamente vinte quilômetros.
Essa linha faz a integração com as barcas na Praça XV. Por esse trajeto também é possível chegar a diversos pontos e bairros, como:
Linha 2 — Verde
A Linha Verde, por sua vez, tem 26 estações, iniciando na Pavuna (Zona Norte) e terminando em Botafogo (Zona Sul). Essa linha circula contempla pontos semelhantes à Linha 1 (Laranja) e ainda inclui o estádio do Maracanã.
Outro aspecto para considerar é que a Linha Verde possui 27 paradas distribuídas em um itinerário de aproximadamente 30 quilômetros. Em 11 estações é permitido fazer um deslocamento para a Linha 1 (laranja) — o que é mais conhecido por transferência, por aqueles que moram na cidade.
Linha 4 — Amarela
A Linha Amarela conecta a estação de General Osório (Zona Sul/Ipanema) à estação Jardim Oceânico (Zona Oeste/Barra da Tijuca). Ela possui cinco estações em um itinerário de 16 quilômetros e por esse trajeto é possível chegar aos bairros do Leblon, São Conrado e Ipanema.
Pela Linha Amarela circulam diariamente mais de 300 mil usuários, já que ela ajuda a acessar pontos turísticos como:
- Praia do Arpoador;
- Praia de Ipanema;
- Parque Garota de Ipanema;
- Estátua de Tom Jobim;
- Praia da Barra da Tijuca;
- Museu do Flamengo;
Quais são as linhas em construção?
Agora que você já conhece quais são as linhas do metrô do Rio de Janeiro, é o momento de saber sobre as linhas em construção. São elas:
Linha 3 Azul:
A sua planta já existe desde 1968. O seu objetivo é fazer a ligação do município de São Gonçalo com a cidade do Rio de Janeiro, por meio de um trajeto de 20 quilômetros. Até o início de 2023, os trabalhos não tinham sido iniciados.
Linha 5
O seu objetivo é ligar a Zona Sul do Rio de Janeiro ao Centro, da estação Gávea em direção à estação Carioca. Os trabalhos para ampliação do metrô Gávea estão paralisados desde 2015, sem previsão de continuar em 2023.
Quais as vantagens de se deslocar com esse meio de transporte?
Após compreender sobre o funcionamento e quais são as linhas do metrô do Rio de Janeiro, você pode estar se perguntando quais são as vantagens desse tipo de transporte, não é mesmo?
Saiba que por meio do metrô do Rio de Janeiro é possível se deslocar de forma mais prática e rápida pelos principais lugares da cidade. Em poucos minutos, você consegue driblar os engarrafamentos e ainda aproveita vagões com ar condicionado.
Além de otimizar o seu tempo, algumas pessoas não têm a passagem cobrada no MetrôRio. São elas:
- pessoas com deficiência e acompanhantes autorizados;
- idosos acima de 65 anos;
- doentes crônicos e acompanhantes autorizados;
- estudantes de instituições públicas (ensino médio e fundamental).
Ainda, o metrô do Rio de Janeiro ainda disponibiliza alternativas de modais pela superfície. Isso significa que ele tem um serviço de integração de ônibus para outros locais da cidade. Ele possui dois trajetos, com 20 paradas disponíveis.
Caso você pegue uma linha errada, não é preciso se preocupar. As plataformas são bem-sinalizadas, então basta descer na estação seguinte e mudar de plataforma. Se for necessário, existe a possibilidade de procurar um funcionário do metrô para esclarecer dúvidas.
Agora você sabe como funciona o metrô do Rio de Janeiro e quais são as linhas disponíveis. Por isso, não deixe de considerar as vantagens de usar esse meio de transporte para se deslocar de maneira mais fácil e prática.
Gostou deste conteúdo e quer conhecer mais detalhes do Rio de Janeiro? Então saiba mais sobre nossos imóveis no Rio de Janeiro.
Deixe seu comentário