Microapartamento: conheça essa tendência imobiliária

Compartilhar a notícia

Sabia que um microapartamento pode ser confortável e completo? Conheça as características desse imóvel e saiba se ele é o ideal para você!

08 de julho de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 30 de agosto de 2023 6 min de leitura
Microapartamento - conheça essa tendência imobiliária

O setor imobiliário está sempre se adaptando para suprir as necessidades da população. Entre as novas tendências, o microapartamento apresenta vantagens para o morador que busca economizar, mas que quer continuar vivendo com conforto e bem-estar.

Isso porque a diminuição do tamanho dos apartamentos não significa perda de qualidade de vida. Principalmente em grandes metrópoles, essa acaba sendo a realidade de muitas pessoas que desejam ter praticidade na rotina.

Quer descobrir quais são as características de um microapartamento? Continue lendo e saiba os benefícios dessa alternativa de moradia!

O que é microapartamento?

O microapartamento é um tipo de apartamento bem pequeno. Ele pode variar entre 10 m² e 40 m², geralmente sem divisórias de cômodos. No entanto, essa economia de espaço não significa que o ambiente seja mal planejado, já que as unidades são bem equipadas e modernas.

Desse modo, é comum que o banheiro e cozinha apresentem mobílias planejadas para uso. Já quem se preocupa com lazer e atividades diversas, como lavar roupa, aproveita essas comodidades nas áreas comuns do condomínio.

Afinal, piscina, academia, lavanderia, coworking e áreas gourmet podem ficar disponíveis para os moradores usufruírem quando desejarem — isso dependerá das características do condomínio escolhido. 

Essas facilidades deixam o cotidiano menos corrido e suprem as necessidades que poderiam ser prejudicadas ao morar em apartamento pequeno. Em alguns condomínios mais modernos, é possível encontrar até lojas e mercados

Portanto, existem muitas estratégias adotadas nesses empreendimentos que facilitam a vida dos moradores de microapartamentos, como espaços equipados e localização com boa infraestrutura.

Por que a procura por esse tipo de apartamento tem aumentado?

Agora que você conheceu os microapartamentos, vale entender por que eles são tão procurados. Primeiramente, essa alternativa é atrativa por ser mais barata que outras opções de imóveis. Devido ao tamanho, é possível encontrar valores que se encaixam em diferentes orçamentos.

Assim, os microapartamentos podem servir para as pessoas que querem morar sozinhas com privacidade e baixo orçamento, por exemplo. Afinal, não será necessário dividir o imóvel a fim de reduzir os custos recorrentes ao dividi-los com um colega.

Isso acontece principalmente em cidades grandes, como São Paulo, onde o custo de vida pode ser alto em determinadas regiões.

Muitas vezes, os indivíduos passam a maior parte do tempo fora de casa e não precisam de espaços amplos. Ou, mesmo ficando bastante em casa, algumas rotinas não exigem muitos cômodos, pois um espaço menor já é suficiente para viver bem.

Além disso, os microapartamentos costumam ser localizados em áreas com boa infraestrutura, como perto de instituições de ensino, oportunidades de emprego e ambientes de lazer. Com facilidades comerciais e de entretenimento por perto, o cotidiano se torna tranquilo e confortável.

Anúncios

Qual o perfil de morador dos microapartamentos?

Até aqui, você entendeu como funcionam os microapartamentos. Porém, é preciso ter em mente que eles se encaixam melhor a determinados perfis de moradores. Quem deseja morar com uma família grande ou dividir espaço com muitas pessoas, por exemplo, não costuma se atrair por essa solução.

O motivo é que, devido ao seu tamanho, o microapartamento consegue oferecer comodidade para uma ou, no máximo, duas pessoas. Logo, esse imóvel costuma ser interessante para jovens estudantes que desejam ter independência ou solteiros que não se importam com o tamanho da casa.

Já pessoas com filhos podem sofrer com a restrição de espaço, pois as crianças não terão muita área disponível para gastar energia. A privacidade também é prejudica, tendo em vista que há menos espaços para usufruir. 

No geral, para indivíduos que desejam ter praticidade, o microapartamento é uma ótima escolha. O espaço é fácil de limpar, o condomínio tende a oferecer uma estrutura completa e é possível pagar menos com esse tipo de moradia.

Quais são as vantagens de morar em um microapartamento?

Como você viu, há alguns benefícios de morar nesse tipo de imóvel. Para começar, não é necessário gastar muito tempo arrumando ou limpando o apartamento. Além disso, a mobília pode conter apenas o essencial, sendo possível organizar o ambiente com poucos móveis.

O preço é outro atrativo para considerar. Seja para comprar ou alugar, o custo-benefício costuma ser atraente. Assim, muitas pessoas optam por microapartamentos para terem menos preocupações com as despesas de moradia.

Ainda, as áreas comuns de prédios desse tipo costumam ser bem completas e atendem às demandas dos moradores, tornando a vida mais cômoda. Se você gosta de receber amigos e família, o tamanho do apartamento pode não ser um impeditivo, pois o condomínio oferece áreas de lazer para esses eventos.

Onde encontrar microapartamento para morar?

Você já conferiu as características principais desse tipo de imóvel. Agora surge a dúvida: como achá-lo? Na plataforma online da Loft existem muitas oportunidades de apartamentos para comprar. O site oferece imóveis em mais de 1800 bairros em mais de 30 cidades do Brasil, contando com muitas opções de lugares para morar.

Portanto, você pode analisar as fotos, a metragem, o valor, o endereço e outras informações relevantes. Ainda, as ferramentas de pesquisa podem ser utilizadas para direcionar exatamente sua procura para ser mais fácil de achar o que você deseja. Interessante, não é?

Entre os filtros, é possível colocar a metragem entre área mínima de 20 m² até a máxima de 1.000 m². Com isso, você consegue achar studios e conjugados de um quarto, verificar se é mobiliado e analisar as comodidades do condomínio, como espaço gourmet e brinquedoteca. 

Na hora da pesquisa, também é possível verificar qual é o valor pago mensalmente de taxa condominial e impostos. Na mesma página dessas informações gerais, você pode solicitar uma visita ou tirar dúvidas sobre o imóvel.

Caso você precise de crédito imobiliário, a Loft também oferece soluções. Basta entrar no simulador de crédito, colocando alguns dados, como o valor do imóvel, para descobrir as melhores propostas do mercado.

Agora você já conhece o microapartamento e as características desse tipo de imóvel. A partir das informações, é possível decidir se essa é a opção ideal para morar, considerando seus benefícios e limitações. Quem sabe essa é a oportunidade perfeita para comprar um imóvel novo, não é?

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.