Sonha em morar na praia? Prepare-se para esta nova etapa com essas dicas

Compartilhar a notícia

14 de agosto de 2021

Atualizado: 14 de agosto de 2021 6 min de leitura
morar-na-praia

A pandemia mudou muitas de nossas percepções e ligou um alerta sobre nosso estilo de vida; se você deseja morar na praia, talvez esta seja a hora!

Mais de um ano depois do início da pandemia do novo coronavírus, podemos dizer, sem erros, que ela mudou muitas de nossas percepções. Um dos questionamentos que muitos de nós fizemos foi em relação ao nosso estilo de vida. Será que a cidade que eu moro é de fato a melhor? Quero passar mais tempo perto da natureza?

Neste artigo, vamos falar sobre um projeto que pode ter passado pela sua cabeça neste período: morar na praia. Uma cidade de praia pode oferecer mais conforto à sua família em termos de lazer, atividades esportivas junto ao mar e à areia e até vantagens econômicas. Afinal, seu imóvel pode ser alugado por temporada, enquanto você decide viajar nas férias.

Uma mudança de cidade requer um bom planejamento. É importante ter cautela no passo a passo para que você encontre um imóvel exatamente como você quer e essa decisão de morar no litoral não seja apenas momentânea, mas também um investimento no patrimônio.

praia-rio-de-janeiro.jpg
A cidade do Rio de Janeiro tem diversas trilhas para explorar e ver a cidade de cima

Larguei tudo e fui morar na praia x planejamento para morar na praia

Uma das mudanças de perspectivas que a pandemia nos trouxe foi em relação ao nosso trabalho. Milhões de pessoas puderam fazer suas tarefas em home office, e uma realidade que já existia no mundo cresceu: a dos nômades digitais. Já ouviu falar em “larguei tudo e fui morar na praia”? É quase isso, mas feito com planejamento.

Nômades digitais são aquelas pessoas que viajam o mundo enquanto trabalham, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. O que elas precisam é de um computador e de uma boa conexão com a internet para fazer suas tarefas remotamente. E não pense que viver em uma cidade no litoral é algo para quem tem algumas profissões específicas.

De acordo com a reportagem, se antes os nômades digitais se restringiam àquelas pessoas que trabalhavam com tecnologia, fotografia, marketing digital e produção de conteúdo, isso mudou depois da pandemia. Carreiras como contadores, recursos humanos, administrativo, financeiro e advogados também se incluem neste novo cenário.

O home office permanente permitiu que as pessoas colocassem em prática o planejamento para morar na praia. Ou em diversas praias. Isso significa que você não precisa escolher apenas um único local para morar. Você pode montar sua base no Rio de Janeiro, por exemplo, e escolher cidades pequenas com praia para se morar durante outros períodos.

Interessou-se por morar na praia? O primeiro passo pode ser conhecer as principais cidades litorâneas do Brasil. Além do Rio de Janeiro, a qualidade de vida é ótima em Florianópolis e Vitória, por exemplo.

volei-praia
Morar na praia é sinônimo de saúde

Morar na praia: vantagens e desvantagens

Como tudo o que fazemos na vida, morar na praia tem vantagens e desvantagens. Cidades litorâneas, como o Rio de Janeiro, têm mesmo aquele ar de cinema, mas os momentos não são apenas cenas de filme. Por isso, listamos abaixo, pontos positivos e negativos de viver à beira-mar.

Na lista de vantagens, podemos destacar:

1) Contato com a natureza e aumento da qualidade de vida

De acordo com o portal UOL, o contato com a natureza impacta positivamente a saúde, pois pode diminuir o estresse e a hipertensão e melhora a concentração. A exposição consciente ao sol tem ainda o benefício da vitamina D. Todos esses benefícios contribuem para um crescimento da qualidade de vida.

2) Lazer e atividades culturais

Vôlei de praia, futevôlei, corrida na areia pela manhã ou no fim da tarde. Estas são algumas das atividades que quem mora na praia tem a disposição. Segundo o UOL, fazer exercício físico melhora a autoestima e o humor de adultos e crianças.

Se você se interessa por atividades culturais, além do esporte, talvez a praia de Ipanema seja o local ideal para você morar. A poucos metros da areia da praia está localizado um dos centros mais tradicionais do Rio de Janeiro, a Casa de Cultura Laura Alvim. É possível tanto ver peças de teatro quanto filmes nas salas de cinema do centro. 

3) Empregabilidade: como ganhar dinheiro na praia

Cidades litorâneas são, na maioria das vezes, pólos de turismo. Caso você já não tenha um trabalho ou esteja exercendo suas tarefas de forma remota, este é um setor que vale a pena investir. O site Catraca Livre reuniu dicas sobre como ganhar dinheiro na praia. Dá para empreender em setores que vão de alimentação a tratamentos estéticos. Clique aqui para conferir.

4) Segurança

Com alto índice de turistas o ano todo, as cidades litorâneas têm, geralmente, um policiamento mais ostensivo. Nos momentos de alta temporada, a tendência é ver também um aumento na fiscalização.

5) Valorização imobiliária (aluguel por temporada)

Você curtiu a praia o ano todo e decidiu que vai passar as férias no campo. A dica é: alugue seu imóvel por temporada. Quem mora na praia vai ter sempre esse ativo para conseguir uma renda extra.

Como nem tudo são flores, vamos ver as possíveis desvantagens de morar na praia:

1) Maresia

Morar na praia requer atenção neste ponto. É preciso proteger os móveis da maresia. Use, por exemplo, óleo de peroba em objetos de madeira. Nas paredes, a dica é usar tintas especiais que contenham fungicidas.

2) Turistas na alta temporada

Quem mora na praia tem concorrência, principalmente nos fins de semana e nos meses de verão. Os turistas costumam lotar as areias das cidades litorâneas. Se isso for um incômodo muito grande, alugar seu apartamento pode ser uma saída.

3) Altas temperaturas

Quem mora no Rio de Janeiro sabe: ar condicionado é item essencial no imóvel. As altas temperaturas da cidade farão com que você compre um aparelho antes mesmo do que uma TV.

O Rio de Janeiro é seu destino? Conheça os apartamentos da Loft nos melhores bairros da cidade e as melhores praias para morar

Depois de ver como é relativamente simples morar na praia, o próximo passo é escolher uma cidade. A Loft tem apartamentos à venda na cidade maravilhosa. Tanto à beira-mar quanto próximo à praia. Para uma família grande ou para você que está começando a vida.

Apartamento na Avenida Vieira Souto-RJ
Apartamento na Avenida Vieira Souto, RJ


Veja todos os apartamentos da Loft à venda no Rio de Janeiro. Não deixe de acompanhar as notícias sobre mercado imobiliário no blog da Loft.

Especialista de SEO e conteúdo com mais de uma década de experiência em agências de publicidade, mercado financeiro e decoração. Já trabalhou com grandes marcas como Itaú e Banco Pan, além de ter sido empreendedor. Possui MBA em Marketing pela FGV e pós em Gestão de Produtos Digitais pela BBI Chicago.

Veja também

sala estar sofa verde janela sacada

Mercado imobiliário

27 de junho de 2022

Home Staging: o que é e como isso ajuda a vender seu imóvel mais rápido

quadros filmes shutterstock

Morar com estilo

27 de junho de 2022

Decoração com quadros de filmes: inspiração, complemento ou ponto de partida

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.