Boa parte dos moradores de grandes cidades vive em condomínios. E não faz muita diferença se é em uma casa ou em um apartamento, a necessidade por espaços de convívio tem crescido entre esses moradores. Para atender a esse público, há alguns anos o mercado imobiliário investe no condomínio clube, uma modalidade de condomínio que foca no bem-estar.
Os condomínios, geralmente, possuem áreas e equipamentos para agradar a todos os públicos, desde quem está investindo no primeiro apê até idosos que moram sozinhos, passando pelas famílias com filhos pequenos. Por isso, esse artigo explica como é morar em um condomínio clube e quais são as vantagens e desvantagens desses empreendimentos. Assim, você pode fazer a melhor escolha sobre seu próximo lar!
O que é condomínio clube, afinal?
É justamente o que o me sugere: condomínio é uma área ou imóvel dividido entre vários proprietários e, geralmente, possui áreas comuns que são de uso e responsabilidade coletivas. Clube é um espaço dedicado ao lazer e pode ter diversos equipamentos, como piscina, sauna, quadra esportiva, spa, quadra de tênis, campo de futebol, etc.
Dá pra dizer que um espaço com imóveis(podem ser casas ou apês) de alto padrão e áreas de lazer compartilhadas. Hoje, já há quem chame o condomínio clube de condomínio wellness, em alusão à crescente busca por bem-estar e por contato com a natureza.
Por isso, os condomínios mais novos costumam possuir muita área verde, com jardins e horta comunitária, além de espaços dedicados à diversão dos pets. Seguindo essa linha, o condomínio clube também pode incluir locais para meditação ou espaços zen, junto às necessidades já convencionais da rotina contemporânea: portaria 24 horas, sistema de monitoramento e segurança, limpeza e iluminação.
Morar em um condomínio clube: vantagens e desvantagens
Como acontece em qualquer condomínio, o condomínio clube funciona mediante o pagamento de uma taxa mensal pelos condôminos. O valor deve ser estabelecido durante a assembleia de condomínio e o ideal é que haja um síndico e uma administradora de condomínios cuidando da burocracia e das questões diárias do empreendimento.
Uma das grandes vantagens do condomínio clube é a possibilidade de ter mais qualidade de vida. Como dissemos no item anterior, o mercado imobiliário está atento à necessidade de mais bem-estar dos moradores, e por isso os empreendimentos agora possuem salas de meditação/yoga, espaço para cerâmica ou outras atividades artesanais e áreas para plantar árvores, flores e hortaliças.
E se engana quem pensa que esse tipo de imóvel só existe longe do centro das cidades. Cada vez mais, a demanda puxa a oferta e os condomínios ganham espaços de convívio humano e com o nosso entorno.
Outras vantagens são a segurança e a economia. Com sistemas de monitoramento por câmeras e sensores, além do conceito de vizinhança monitorada, a vida em condomínio tende a ser muito mais segura. E mesmo com a taxa condominial, ainda costuma sair mais barato do que pagar por cada item separadamente (piscina, quadras, salão de festas, etc.).
Entre as desvantagens, está a falta de vivência do espaço urbano, já que esses espaços são conhecidos por ter serviços diversos, o que acaba tornando a vida muito centrada no próprio condomínio. Para quem não é assim tão de ficar em casa, pode ser uma questão.
Também podem haver problemas relacionados a má administração ou a manutenção das áreas de lazer, o que inviabiliza seu uso, e também a conflitos com outros moradores. A convivência, aliás, pode ser uma fonte de frustração para algumas pessoas, especialmente se os vizinhos começarem a trazer muitos parentes e amigos para usufruir das áreas comuns. Por isso, vale refletir sobre o momento de vida em que você está e observar bastante como é o funcionamento do condomínio antes de fechar negócio.
Buscando um apartamento em condomínio clube?
Seja seu primeiro apê ou não, escolher um imóvel é um processo que requer cuidado e toda a atenção aos detalhes. Para quem busca um apartamento em condomínio clube, é importante que as suas necessidades e preferências sejam atendidas, avaliando tanto o imóvel em si, quanto as áreas de convivência do condomínio.
Vale lembrar que o apê ideal existe, sim, pode acreditar. E a Loft pode ajudar com todo o processo, pois tem apartamentos à venda que atendem às diferentes preferências e orçamentos. No site, você consegue refinar a busca com os filtros disponíveis (bairros, quantidade de dormitórios, vagas de garagem, metragem, valor do condomínio, etc.).
Encontre seu cantinho especial na Loft!