A decoração de uma casa tem a ver com a personalidade de seus moradores. Por isso, é comum surgir o desejo de alterá-la conforme os seus gostos se modificam. No entanto, nem sempre é possível contar com ajuda profissional para redecorar os ambientes.
Por esse motivo, é interessante optar por técnicas que podem ser executadas sem exigir um alto nível de habilidade, como é o caso da parede geométrica. Afinal, essa decoração requer apenas materiais de baixo custo e muita criatividade.
Quer saber como aplicar esse método na sua casa? Continue a leitura e confira o passo a passo para criar uma parede geométrica na decoração!
O que é uma parede geométrica?
Uma parede geométrica apresenta um padrão de figuras geométricas para criar um design atraente. Assim, ela pode conter formas de triângulos, quadrados, losangos, hexágonos, círculos, retângulos e outras formas.
Além disso, é comum que as paredes geométricas tenham cores contrastantes para acentuar o padrão e adicionar profundidade às formas. Também é possível utilizar diversos materiais, como adesivos, azulejos e papéis de parede. Logo, não é preciso se limitar ao uso de tinta.
Na prática, há infinitas possibilidades de se criar um ambiente utilizando essa técnica. Esse é um dos motivos que justificam o sucesso da parede geométrica, a qual pode ser aplicada em salas, quartos, banheiros, cozinhas e até em escritórios e espaços comerciais.
Quais são os principais tipos de paredes geométricas?
A parede geométrica pode ser feita de diversas maneiras. Por isso, é relevante conhecer os principais tipos de técnicas. Confira as alternativas a seguir!
Paredes com padrões repetidos
Na parede com padrões repetidos, a forma escolhida é replicada em toda a superfície, como se fosse uma estampa. Desse modo, ela pode ser feita usando tintas, adesivos próprios ou outras alternativas. Por ter um impacto visual marcante, é preciso ter maior atenção na hora de compor o ambiente.
Paredes com desenhos 3D
As paredes com desenhos 3D usam materiais específicos, como cerâmica, gesso ou plástico, para criar uma sensação de profundidade e dimensão. Dessa maneira, elas são criadas com formas como cubos, prismas, cilindros e pirâmides.
Paredes com mosaicos
As paredes com mosaicos podem usar azulejos ou peças de cerâmica que formam um padrão geométrico. Os azulejos podem ser orientados em diferentes direções, criando diversos efeitos de luz e sombra.
Paredes com figuras geométricas
Na parede com figuras geométricas, os elementos gráficos podem ser aplicados em locais específicos, sem que eles formem um padrão de repetição. Com isso, é possível gerar destaque para determinados espaços utilizando um pouco de tinta ou adesivo de parede, por exemplo.
Como escolher uma parede geométrica?
A parede geométrica é um recurso de decoração versátil, que combina com a maioria dos ambientes. Afinal, basta escolher as combinações de formas, texturas e cores que mais harmonizam e sejam funcionais para os espaços.
Na cozinha, por exemplo, as formas geométricas podem aparecer no padrão da rodabanca, dando destaque para essa área acima da pia. Já na sala e quartos, você pode utilizar diversas técnicas, como o padrão repetido, o 3D e as formas de destaque.
Vale ressaltar que quanto mais contraste existir na parede geométrica, maior é o impacto visual que ela causa no ambiente. Portanto, é preciso prestar atenção em qual é a sensação que você deseja passar no cômodo.
Se a ideia for transmitir aconchego e tranquilidade, por exemplo, reduzir os contrastes e optar por tons mais claros é uma ótima alternativa. Já se você quiser que a parede seja um ponto de destaque, utilizar cores mais fortes e marcantes faz sentido.
Como fazer uma parede geométrica na sua casa?
Até o momento, você já aprendeu o que é uma parede geométrica, seus tipos e como escolher uma técnica para o ambiente a ser decorado. Agora, você descobrirá como aplicar essa técnica na sua casa.
Para começar, vale saber que a ajuda ou não de um profissional depende do tipo de parede geométrica desejado e das suas habilidades manuais. Se você escolher um método que utiliza azulejos, cerâmicas e outros materiais que precisam de conhecimentos mais técnicos, o melhor é contar com auxílio profissional.
Dessa maneira, você tem maior segurança de que o resultado da sua parede geométrica será conforme o esperado. Caso contrário, é possível haver problemas na execução e a decoração não ter o visual desejado.
Entretanto, existem técnicas que podem ser realizadas sem ajuda profissional, como a pintura, o papel de parede e o adesivo. Assim, com poucos materiais e baixo custo, você pode decorar o ambiente da maneira desejada.
Na sequência, veja o passo a passo dos principais tipos de parede geométrica para fazer você mesmo!
Parede pintada
Para a parede pintada, você precisará de tintas da sua preferência, fita crepe, trena, lápis e material de pintura, como rolo, bandeja e pincel. Com todos os itens em mãos e a parede preparada, sem imperfeições, siga as dicas:
- escolha as formas geométricas, as desenhe na parede e utilize uma fita crepe para delimitá-las;
- prepare a tinta como a instrução do fabricante;
- pinte as figuras com o rolo nos espaços maiores e com o pincel para os detalhes;
- espere secar a primeira demão, segundo o tempo do fabricante;
- passe a segunda demão de tinta e retire a fita crepe com o produto ainda fresco. Isso evita que a tinta saia com o adesivo;
- caso haja uma imperfeição na pintura, use um pincel fino para consertar;
- espere secar e a sua parede geométrica estará pronta.
Parede com papel de parede
Para aplicar o papel de parede, é preciso que a sua superfície seja bem lisa e limpa. Caso contrário, a aplicação será mais difícil, o resultado pode não ser interessante e há possibilidade de o material descolar.
Se a sua superfície apresentar as condições certas, basta escolher um papel de parede com padrão geométrico. Atualmente, é possível encontrar esse material já com a cola, o que facilita a aplicação e é mais indicado para pessoas sem experiência.
Caso essa seja a sua opção, basta tirar o pó da parede, retirar uma parte do adesivo e aplicar na superfície, passando uma espátula ou pano para evitar bolhas. Em seguida, puxe o papel que protege o adesivo conforme o material é colado, até finalizar a cobertura da parede.
Parede com adesivo
Os adesivos podem ser encontrados em formas geométricas, prontos para serem colados na parede ou você pode comprá-los em rolos e cortá-los da forma que precisar. Nesse caso, o processo de aplicação é parecido com o papel de parede adesivo.
Contudo, a diferença é que o material não é aplicado em toda a área da parede, somente nos pontos específicos onde você deseja o desenho.
Neste post, você descobriu ser possível fazer uma parede geométrica na sua casa com poucos materiais e certa habilidade. Agora, basta colocar as dicas em prática para ter um ambiente mais charmoso e aconchegante.
Procurando imóveis novos para fazer sua decoração dos sonhos? A Loft tem muitas opções!
Deixe seu comentário