Parques em Belo Horizonte/BH: Veja 8 opções para você visitar!

Compartilhar a notícia

Você quer conhecer opções de lazer em Belo Horizonte? Então confira 8 parques para visitar em BH e aproveitar o contato com a natureza!

07 de junho de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de setembro de 2023 6 min de leitura
Parques em Belo Horizonte

Os parques em Belo Horizonte (BH) são ótimas opções de lazer para quem busca ter momentos de descontração e relaxamento em contato com a natureza. Afinal, a capital mineira é famosa por suas áreas verdes e que podem ser exploradas nesses espaços incorporados pela cidade.

Desde parques mais tradicionais até opções para praticar esportes de aventura, Belo Horizonte conta com uma variedade de locais que agradam a todos os gostos. Por essa razão, se você busca lazer na cidade, vale conhecer as principais possibilidades.

Ao continuar a leitura, você conhecerá 8 opções de parques para visitar em Belo Horizonte. Acompanhe!

Parque das Mangabeiras

O Parque das Mangabeiras é um dos mais famosos e visitados de Belo Horizonte. Localizado na zona sul da cidade, ele possui uma área de mais de 2 milhões de metros quadrados. Assim, o local conta com uma grande diversidade de fauna e flora e oferece uma vista panorâmica da cidade.

Entre as atrações do parque estão as trilhas ecológicas, áreas para piquenique, quadras poliesportivas, brinquedos infantis e um local para shows. Além disso, o parque tem o Mirante da Mata, que é um dos locais mais procurados pelos visitantes. 

Do alto, é possível apreciar uma grande parcela da vegetação do parque e ainda visualizar parte da cidade de Belo Horizonte. Ademais, o parque possui o Recanto da Cascatinha e o Lago dos Sonhos, formado pelas águas do Córrego da Serra.

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é um dos principais parques urbanos em BH, localizado no centro da cidade. Ele oferece uma área verde de mais de 50 hectares, com diversas opções de lazer e atividades ao ar livre.

O parque conta com um grande lago onde é possível fazer passeios de pedalinho e contemplar a beleza da fauna e flora local. Ele também tem quadras poliesportivas, campos de futebol, playgrounds, lugar para piquenique e pistas de skate e patinação.

Anúncios

Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado

O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado fica na região da Pampulha e possui uma área verde de mais de 300 mil metros quadrados. Ele é conhecido por sua lagoa, que é um dos seus principais atrativos. 

Ela é cercada por trilhas para caminhada, áreas para piquenique, quadras poliesportivas, campos de futebol e um playground infantil. Ainda, o parque conta com um centro cultural, onde acontecem diversas atividades, como shows, exposições e oficinas.

Outro destaque do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado fica para os seus animais. Há uma área reservada para o público interagir com patos, gansos e peixes. Ademais, você pode aproveitar um espaço onde é possível observar outros animais, como aves, macacos e capivaras.

Parque Municipal Julien Rien

O Parque Municipal Julien Rien é um dos parques mais tranquilos em BH e fica no bairro Anchieta. Ele tem uma área verde de mais de 100 mil metros quadrados, sendo conhecido por sua grande área de mata preservada.

Entre as opções de lazer do parque estão trilhas para caminhada ecológica, áreas para piquenique, campos de futebol, brinquedo infantil e uma pista de skate. Por fim, o Parque Municipal Julien Rien conta com um centro de educação ambiental, onde acontecem atividades para conscientizar sobre a preservação da natureza.

Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello

O Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello é um parque urbano localizado na região da Pampulha. Ele possui uma área verde de cerca de 320 mil metros quadrados e oferece opções de atividades ao ar livre para seus visitantes — especialmente, para as crianças.

Isso porque o parque disponibiliza muitos brinquedos, projetos educacionais e um lago, onde é possível observar os patos e cágados, além de animais silvestres que fazem parte da fauna local. Há ainda um espaço reservado para a prática de atividades físicas para idosos e pessoas com deficiência.

Parque Ecológico da Pampulha

O Parque Ecológico da Pampulha fica às margens da Lagoa da Pampulha, que é um dos principais cartões postais da cidade. Com uma área verde de mais de 300 mil metros quadrados, o parque oferece trilhas para caminhada, ciclovias, quadras poliesportivas, campos de futebol e playgrounds.

Um dos principais atrativos do parque é o Jardim Botânico, que possui uma grande variedade de espécies de plantas nativas e exóticas. Também há um Memorial Japonês, que foi construído em celebração ao centenário da imigração japonesa no Brasil.

Parque Serra do Curral

O Parque Serra do Curral fica na região sul de BH e tem área de cerca de 400 mil metros quadrados, estando entre os maiores parques da capital mineira. Ele foi criado para preservar a Serra do Curral, um dos principais pontos turísticos e um importante patrimônio natural e cultural da cidade.

O parque possui 10 mirantes ao longo da crista da Serra do Curral, que oferecem vistas para diversos pontos turísticos da cidade, como:

  • Lagoa da Pampulha;
  • Parque Municipal Américo Renné Giannetti;
  • Estádio Mineirão;
  • Avenida Afonso Pena;
  • Museu de História Natural;
  • Jardim Botânico da UFMG;
  • Pico do Itabirito
  • Serra da Piedade;
  • Morro do Pires;
  • Morro do Elefante;
  • Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.

Parque Municipal Professor Amílcar Vianna Martins

O Parque Municipal Professor Amílcar Vianna Martins fica na região centro-sul, ocupando uma área de 18 mil metros quadrados. Ele possui brinquedos ao ar livre, equipamentos de ginásticas e plantas ornamentais variadas, além de uma vista privilegiada de Belo Horizonte.

O parque abriga o primeiro reservatório de água da cidade, o Reservatório da Serra, e o seu prédio é tombado pelo Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura. Ele também abriga o Centro de Educação Ambiental Centro-Sul, que realiza atividades educativas com escolas e grupos organizados.

Neste post, você descobriu 8 parques em BH que oferecem diferentes atividades e que possuem um importante valor histórico e cultural para a cidade. Por isso, se você pretende visitar ou já mora na capital mineira, não deixe de conhecer esses belos locais para ter momentos de diversão e lazer.

Gostou dessas dicas? Está procurando imóveis para comprar em Belo Horizonte? A Loft tem muitas opções!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Veja também

Espaço do Corretor

12 de abril de 2024

Como ser um bom corretor de imóveis

Espaço do Corretor

12 de abril de 2024

4 livros que todo o corretor de imóveis deve ler

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.