Quem acredita em signos pode dizer que no apartamento de um virginiano não tem bagunça. A verdade é que, por mais organizado que o morador seja – e mesmo tendo a colaboração dos astros -, toda casa tem algum espaço desorganizado. Pode ser uma prateleira na despensa, uma gaveta no guarda-roupas ou uma pilha de papéis na mesa do home office precisando de um personal organizer.
Por muitas vezes ser algo pequeno, a desorganização pode passar despercebida. Neste artigo, vamos explicar o que é personal organizer e como esse profissional pode ajudar na organização dos ambientes da sua casa.
O que é personal organizer?
O personal organizer é especializado em criar métodos eficazes de organização. Ele analisa espaços e estuda opções que tragam funcionalidade e praticidade para o dia a dia do cliente, sempre em um formato personalizado.
Apesar de sempre realizar um estudo caso a caso, o personal organizer normalmente segue uma regra de ouro: nada de excessos. “Decrete um lugar para cada coisa e use etiquetas para indicar o endereço de cada pertence. Isso ajudará os demais membros da casa a entenderem que o que sai de um lugar, tem para onde voltar. A organização, quando acontece, contagia a casa e a família inteira! Um ‘contágio do bem’”, ensina Kivia Nunes, personal organizer na KiOrganiza.
O que faz uma personal organizer?
Para entender em detalhes o que faz uma personal organizer, vale começar por quais são os pedidos mais comuns dos clientes que desejam a organização profissional. Geralmente, a personal organizer é procurada quando há mudanças de casa e quando é preciso organizar closets, guarda-roupas e quartos de bebê.
“A contratação deste profissional faz diferença quando o cliente busca eficácia na dinâmica de sua casa ou empresa. Quando ele deseja ter o domínio do que possui, diminuindo o stress diário, e além de tudo também acredita que tempo é dinheiro”, explica Kivia.
O modo como uma personal organizer trabalha costuma variar de cidade para cidade e de acordo com os clientes. Primeiramente, o tempo previsto para conclusão do serviço será o “norte” para a emissão do orçamento. Depois, vêm as demandas, que devem se adequar ao tempo contratado. Mas tudo pode (e deve) ser negociado caso a caso, pois é possível fazer pacotes para mais de um serviço.
“Com métodos eficazes de organização, tudo começa a ser visto e consequentemente usado. Compras desnecessárias passam a ser coisa do passado, então a economia que vem desse movimento é evidente. Fora a praticidade, leveza e funcionalidade que a casa passa a ter. Desapegos importantes são feitos e os clientes deixam de ser reféns do que possuem para passarem a ter controle real sobre as coisas”, completa a personal organizer.
Como um personal organizer pode ajudar?
É comum não conseguir enxergar quando precisamos de auxílio com determinado serviço. E quando o assunto é o lar, muita gente só pede ajuda em último caso – quando um cano estourou, por exemplo. Mas é importante olhar em volta e observar se você está conseguindo dar conta da organização da casa ou se precisa de uma força.
A seguir, confira quatro momentos em que contar com o auxílio de um personal organizer tem tudo para mudar sua rotina para melhor!
1) Mudança de apartamento
A imagem de várias caixas, plástico bolha e jornal espalhados pela casa dá um certo frio na espinha, não é? Organizar uma mudança de apartamento não é tarefa fácil, ainda mais se é para um apartamento menor. A expertise de uma personal organizer tende a tornar o processo bem mais leve e rápido, inclusive com sugestões sobre o que levar e o que não levar para a casa nova.
“Em uma organização de mudança, por exemplo, toda uma dinâmica e estratégia serão montadas desde a saída das caixas de uma casa para a nova, deixando tudo prontinho e funcional. E esse serviço costuma ser cobrado como um pacote com valor pré-fixado”, pontua Kivia.
2) Nascimento de um filho
Seja o nascimento do primeiro filho do casal ou a chegada de mais uma criança na família, a rotina da casa com certeza irá mudar. E se não tomar os devidos cuidados, a correria do dia a dia tem tudo para resultar em uma casa bastante desorganizada. Por isso, é comum que casais contratem uma personal organizer para montar o quarto de bebê e definir um sistema de organização.
“Em toda finalização de projeto, costumamos orientar o passo a passo do que foi realizado, no caso do cliente não ter acompanhado de perto no decorrer do serviço. Seja para o próprio, ou para a funcionária que estará à frente da tarefa de organizar no dia a dia, como costuma acontecer mais comumente em quartos infantis e closets.”
3) Reforma de apartamento
O projeto de personal organizer, nesse caso, deve estar em sintonia com o projeto de reforma do apartamento. Se tiver troca de marcenaria, por exemplo, com instalação de novos armários, o profissional irá pensar uma nova arrumação das suas roupas e objetos, com redistribuição de itens no quarto, na cozinha, no banheiro, etc.
4) Organizar seu escritório ou empresa
Contratar um personal organizer para escritório pode ajudar seu negócio a prosperar. Isso porque sem organização nos ambientes e na papelada, fica difícil causar uma boa impressão nos clientes e se atualizar sobre o andamento de propostas e vendas, por exemplo. Se você trabalha no esquema home office, tem mais um motivo para manter tudo organizado em um só ambiente, para não misturar trabalho com descanso.
“Há clientes que trazem a preocupação com cômodos específicos da casa. Se a contratação for apenas para o closet ou para o home office, por exemplo, pode haver a contratação por hora ou por dia. Isso costuma ser tratado com o cliente, analisando caso a caso. Afinal, a personalização também é isso!”, finaliza Kivia Nunes.
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