5 pilares da gestão de pessoas na imobiliária

Compartilhar a notícia

Entender quais são os pilares da gestão de pessoas é o caminho para transformar a sua imobiliária.

20 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 20 de março de 2024 5 min de leitura
Pilares da gestão

Todo gestor sabe que quando os colaboradores estão motivados, é possível garantir resultados melhores lá na frente. Afinal, a satisfação e a motivação refletem diretamente no desempenho e no alcance das metas. 

Mas e como manter os colaboradores sempre engajados? A resposta é: aplicar os principais pilares da gestão de pessoas na administração da sua imobiliária!

Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre gestão de pessoas + os 5 pilares da gestão de pessoas. Acompanhe a leitura!

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é um conjunto de ações e estratégias aplicadas para administrar o capital humano de um negócio. Ela permite a colaboração eficaz das pessoas, de modo a alcançar os propósitos organizacionais e particulares.

No livro Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações, o escritor Idalberto Chiavenato destaca os objetivos da gestão de pessoas:

  1. Ajudar a empresa a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;
  2. Potencializar a competitividade;
  3. Proporcionar pessoas bem treinadas e motivadas;
  4. Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho;
  5. Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;
  6. Gerenciar e impulsionar a mudança;
  7. Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

Mas para que tudo isso seja atingido, é necessário ter uma área responsável pela gestão estratégica de pessoas na empresa. Esse setor irá entender as necessidades dos profissionais e trabalhar técnicas para desenvolver, treinar, motivar e reter esses talentos.

Entre algumas vantagens de fazer uma boa gestão de pessoas estão a alta produtividade e motivação dos colaboradores, contratações mais assertivas, maior retenção de talentos, além da diminuição do índice de rotatividade.

Quais são os pilares da gestão de pessoas?

Existem alguns pilares que você precisa trabalhar para fazer uma boa gestão de pessoas, que vão desde liderança e comunicação até trabalho em equipe e processos.

Confira abaixo quais são esses pilares da gestão de pessoas e potencialize o desempenho da sua imobiliária.  

Anúncios

1- Liderança

Um líder desempenha um papel fundamental nas estratégias de gestão de pessoas, sobretudo porque possui as competências necessárias para manter o time sempre motivado.

Muito além de mostrar caminhos e distribuir tarefas, a liderança tem como diferencial inspirar e desenvolver os colaboradores, garantindo que todos trabalhem em prol dos mesmos objetivos. 

Dessa forma, um bom líder entende a importância de ouvir toda a equipe, ter empatia para identificar limitações, reconhecer e valorizar talentos, dar feedbacks e, não menos importante, sinalizar e gerenciar falhas com assertividade.

2- Comunicação

Sem dúvidas, a comunicação interna é um dos principais pilares de uma boa gestão de pessoas. Afinal, uma comunicação clara e acessível é fundamental para que todos os profissionais entendam suas funções e caminhem na mesma direção.

Nesse sentido, é necessário estabelecer um canal de comunicação para que a equipe converse e esclareça dúvidas. Recomenda-se fazer reuniões de alinhamento sempre que possível e utilizar ferramentas para melhorar a comunicação, como o Slack e o WhatsApp, por exemplo. 

3- Treinamento e desenvolvimento de pessoas

Outro pilar da gestão estratégica de pessoas é o treinamento e a capacitação de pessoas. Isso significa que, mesmo que você contrate bons profissionais, é essencial que eles sejam treinados para entender os serviços e produtos e, claro, o público-alvo.

Da mesma forma, os colaboradores precisam estar sempre se atualizando e se capacitando para facilitar o atingimento das metas e a potencialização dos resultados. 

Logo, é fundamental que a imobiliária prepare um bom onboarding de colaboradores e coloque em pauta a capacitação contínua da equipe por meio de cursos, bolsas de estudo, workshops e eventos. 

4- Trabalho em equipe

Incentivar o trabalho em equipe é fundamental para que os colaboradores interajam e executem as atividades com mais assertividade. Afinal, nenhum setor é desconectado do outro: todos são decisivos e dependem um do outro para que tudo flua.

Então, a dica para melhorar a gestão de pessoas da sua imobiliária é apostar na integração entre os profissionais. A empresa vai lucrar muito com o acompanhamento de demandas e a troca contínua de informações.

5- Definição de processos

Por fim, chegamos ao quinto e último pilar da gestão de pessoas: a definição de processos. Toda empresa é formada por processos, que nada mais são do que uma ordem estabelecida de atividades e tarefas com tempo e recursos determinados. 

Os processos precisam ser claros e bem estruturados para que os colaboradores entendam suas funções e executem suas atividades com eficiência.

Por isso, faça um mapeamento dos processos e estabeleça métricas para acompanhá-los regularmente.

Siga os pilares da gestão de pessoas e tenha melhores resultados!

Em resumo, fazer uma gestão de pessoas eficiente é meio caminho andado para melhorar o clima organizacional e alcançar os objetivos da empresa mais rapidamente.

Nesse sentido, você pode considerar os pilares da gestão de pessoas como “guias” para potencializar a administração do capital humano na sua imobiliária.

Então, considere apostar em uma boa liderança, melhorar a comunicação interna, incentivar o trabalho em equipe, estruturar processos, além de oferecer treinamentos e desenvolvimento contínuo. Assim, você garante um time mais motivado e engajado no dia a dia. 

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.