Como deve ser uma planta de apartamento de luxo?

Compartilhar a notícia

Planta de apartamento de luxo apresenta geralmente cômodos amplos e bem planejados que valorizam e evidenciam este tipo de imóvel

25 de novembro de 2019

Autor Time Loft
Atualizado: 04 de abril de 2023 5 min de leitura

Imóveis de alto padrão possuem características particulares que fazem com que sejam tão valorizados e se tornem o objeto de desejo de muitas pessoas. A configuração do espaço, ou planta de um apartamento de luxo se destaca em aspectos como tamanho, quantidade de cômodos e localização.

Em termos técnicos, os elementos da planta de qualquer apartamento, são iguais. Elas têm que conter as quantidades de informações necessárias para serem executadas, sejam elas mais simples ou mais complexas. Podemos ter um apartamento menor, onde o projeto é super complexo e com muitos detalhes, e podemos ter um apartamento de luxo que seja mais minimalista e simples”.

Entretanto, há alguns critérios que diferenciam um apartamento de luxo de um tradicional e que são perceptíveis já no projeto da planta.

Plantas de apartamento de luxos apresentam metragens maiores

planta-de-apartamento-de-luxo-alameda-casa-branca-loft
A sala de estar com 5 ambientes. Alameda Casa Branca 559 – Edifício Kennedy • Jardim América, São Paulo-SP

A metragem é o principal diferencial das plantas de apartamentos Classe A. Os apartamentos de luxo normalmente têm uma metragem maior que os apartamentos tradicionais. 

Na Loft, oferecemos apartamentos que chegam a ter 300 m², que estão localizados nas regiões mais nobres da cidade.

Características das plantas de apartamentos de luxo

Cômodos de apartamentos de alto padrão geralmente refletem o tamanho do apartamento e costumam ser maiores que a média dos imóveis tradicionais. Além da metragem, outro destaque das plantas de apartamentos de luxo é a maior quantidade de cômodos.

É comum encontrar nesses imóveis cômodos e estruturas como closet, suíte master – a principal suíte de uma residência – banheiros com duas cubas, chuveiro de teto, dormitório de serviço e até banheiro de serviço. E, claro, todas esses aspectos são planejados durante o projeto e desenho das plantas. 

A quantidade de quartos é um dos aspectos principais desses imóveis. Há apartamentos de luxo que possuem até 4 suítes.

Há também uma série de outros aspectos que valorizam o imóvel e que começam a ser planejados no desenho das plantas de apartamento de luxo. Alguns deles são: 

Anúncios

Janelas amplas

Dão um charme único à sala de estar e suítes, além de tornarem o imóvel bem iluminado durante o dia. Caso o apartamento seja virado para o leste ou oeste, além da vista o apartamento receberá luz solar durante boa parte do dia. 

Iluminação planejada

É outra característica comum. Uma boa iluminação permite criar difentes atmosferas em um mesmo ambiente, além de destacar texturas e decoração. 

As salas de estar costumam ser prioridade quando o assunto é iluminação. No caso deste apartamento, ela conta com três tipos de iluminação além da luz solar. O imóvel possui 132 m² e está localizado no Jardim Paulista, em São Paulo. 

Suíte master

Outra característica comum em plantas de apartamentos de luxo. A suíte master é a suíte principal do imóvel, que geralmente possui maior metragem, tanto no quarto quanto no banheiro, e closet.

A suíte master deste imóvel, localizado no Jardim América, tem iluminação planejada que interage com as janelas amplas e iluminação externa.

Etapas da produção das plantas de apartamentos de luxo

Há três etapas essenciais para o planejamento e desenho da planta de apartamento de luxo que a Loft trabalha.

Etapa de estudo

A primeira delas é a etapa de estudo, na qual são desenvolvidos os conceito e layout do apartamento final. Neste momento, são previstos aspectos como quais paredes vamos manter e quais iremos demolir.

Após o estudo, a planta do apartamento é enviada para a aprovação, para o condomínio aprovar essa reforma e ver se estão de acordo com as paredes que serão demolidas, conta o arquiteto. 

Detalhamento

A segunda é a etapa de detalhamento, ou projeto executivo. Nela, é desenvolvido o projeto e vê as questões técnicas de iluminação, elétrica, gesso, todas as áreas molhadas, como cozinha, banheiro e banheiro de serviço.

Orçamento

Por fim, chega a etapa de orçamento, que é o momento anterior ao início efetivo da obra. Essas são, basicamente, as etapas de projeto de um apartamento de luxo.

Cômodos espaçosos e em maior quantidade com planejamento

As plantas de apartamentos de luxo devem apresentar, ao menos, grande parte das características que levantamos. Estes aspectos são responsáveis por valorizar e destacar esse tipo de imóvel dos apartamentos mais tradicionais.

A Loft é especialista na venda de apartamentos de alto padrão. Que tal dar uma olhada nos nossos imóveis à venda e encontrar seu futuro lar?

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.