O ralo oculto se tornou o preferido dos arquitetos nos projetos de banheiros por ficar camuflado no piso, sem atrapalhar a decoração. O modelo contribui para deixar o banheiro moderno. Disponível principalmente nos formatos quadrado e linear, o ralo oculto pode ser usado também em outros ambientes, como cozinhas, lavanderias e varandas.
Veja, a seguir, como funciona um ralo oculto, quais são suas vantagens e desvantagens e como escolher o melhor modelo, a partir das dicas das arquitetas Marina Carvalho e Isabella Nalon.
O que é um ralo oculto?
Também chamado de ralo invisível ou ralo escondido, o ralo oculto não tem a grelha aparente, como os modelos tradicionais. O equipamento possui uma tampa que encobre a sua estrutura. Nessa cobertura, é possível encaixar e colar uma peça feita com o mesmo revestimento do piso, – por exemplo, o porcelanato. O escoamento da água é feito por frestas no contorno dessa tampa.
Vantagens do ralo invisível
A principal vantagem ao optar pelo ralo invisível é a estética. O modelo fica disfarçado, sem chamar atenção no piso, e não há prejuízo ao escoamento da água.
No caso do ralo linear oculto, um ponto positivo é permitir a instalação de placas grandes de porcelanato no piso sem que haja a necessidade de fazer muitos cortes na peça. É possível apenas incliná-la em direção ao ralo, que deve ficar próximo à parede.
Desvantagens do ralo oculto
Em geral, o ralo invisível é mais caro do que o convencional. Vale investir em um produto de qualidade, para que o item não apresente problemas de funcionamento com o passar do tempo. Além disso, é preciso levar em consideração o custo de mão de obra, sendo que é importante contratar o serviço de um profissional que faça um bom acabamento.
Principalmente em modelos maiores, ter que remover a tampa de porcelanato para fazer a limpeza do ralo pode não ser muito prático. A maneira de retirar a peça varia de acordo com o produto: pode ser necessário o uso de ventosas ou de uma chave de fenda, por exemplo. Se não for removido com cuidado, o revestimento pode trincar.
Modelos de ralo oculto
Há diferentes formatos de ralo invisível. Os mais usados são o linear e o quadrado. A escolha por um deles vai variar de acordo com o projeto e as características do imóvel.
Ralo linear oculto
Pode ter diferentes tamanhos – 70 cm, 80 cm, 90 cm ou 1 m de comprimento, por exemplo. De modo geral, o ralo linear oculto é posicionado encostado à parede. Isso gera um ganho estético, mas também funcional, explica a arquiteta Isabella Nalon.
O ralo linear, oculto ou não, possibilita instalar no piso porcelanatos de grandes formatos sem precisar fazer um corte diamante (em linhas transversais) para conduzir a água para um ralo quadrado no meio dele. É possível apenas inclinar a placa inteira de porcelanato em direção ao ralo linear, seja encostado na parede mais próxima ao chuveiro, seja na oposta a ele.
Esse modelo de ralo pode ter dois tipos de saída: por baixo ou pela lateral. A escolha por uma ou por outra vai depender principalmente da altura do contrapiso. A saída por baixo exige um espaço maior.
Em apartamentos de São Paulo, por exemplo, nem sempre é possível instalar o ralo linear justamente porque não há profundidade suficiente para isso. Assim, antes de optar por esse modelo, vale conversar com o responsável pela obra, que também deve avaliar se será possível fazer conexões com o encanamento principal que permitam acesso para limpeza, orienta Isabella Nalon.
A arquiteta afirma que é preciso tomar cuidado para escolher o tamanho certo de ralo para cada situação. Normalmente, ela opta por uma peça 10 cm menor que a largura do box. Então, para um espaço com 90 cm, o ideal seria um modelo com 80 cm.
Já Marina Carvalho destaca que, muitas vezes, o ralo linear oculto não tem uma manutenção prática, já que, para fazê-la, é necessário remover uma tampa grande de porcelanato. Dependendo do caso,diz a arquiteta, isso pode acabar gerando entupimento, problema que normalmente é coberto por seguros residenciais.
Ralo oculto quadrado 10×10 e 15×15
O ralo oculto quadrado é vendido em dois tamanhos principais: 10×10 cm e 15×15 cm. Em geral, a escolha por um deles vai depender do diâmetro da tubulação. O modelo é mais fácil para instalar e fazer a manutenção em comparação com o ralo linear oculto. Também é uma alternativa para quando o contrapiso não tem altura suficiente para receber o ralo linear.
Ralo oculto de inox
O ralo com a tampa em inox pode ser uma solução para quem não quer deixar a grelha aparente, mas também não deseja usar uma cobertura com o mesmo revestimento do piso, seja por uma preferência estética, seja por uma questão de manutenção ou de custo.
É importante comprar um produto de qualidade, feito realmente de inox, adequado para áreas molhadas. Caso contrário, corre-se o risco de o item perder o brilho ou descascar.
Há, ainda, a opção do ralo click, que também é feito de inox. Geralmente circular, ele possui uma válvula que permite sua abertura e fechamento com um toque. Quando fechado, esse modelo evita a saída de insetos e mau odor. O acionamento pode ser feito com os pés, sem que haja necessidade de se agachar e encostar as mãos no ralo.
Banheiro com ralo oculto
Neste banheiro, o ralo ficou tão camuflado que é até difícil vê-lo pela foto. Ele está bem rente à parede do box, que tem 2 m de comprimento. Ali, foram instalados dois ralos lineares ocultos, com 90 cm de comprimento cada um. Assim, há uma sobra de 10 cm de cada lado. Segundo a arquiteta Isabella Nalon, essa escolha garante um bom escoamento para a atender esses dois chuveiros que têm grande vazão.
Como instalar ralo oculto
Instalar o modelo linear pode ser mais complexo, porque, na maioria das vezes, é preciso trocar a posição do ralo numa reforma de banheiro, por exemplo. Já o ralo oculto quadrado não exige tanto trabalho. A seguir, veja como fazer a instalação.
- Faça o corte do revestimento que será encaixado na tampa oca do ralo. Deixe essa peça reservada;
- Antes de assentar o piso, faça o recorte na área em que o ralo será instalado;
- Assente a base do ralo no contrapiso com argamassa;
- Encaixe a parte arredondada da base do ralo na caixa sifonada;
- Fixe o recorte do revestimento, reservado no passo 1, na tampa oca do ralo com argamassa;
- Nivele bem e limpe o excesso de argamassa das laterais;
- Posicione a tampa do ralo oculto sobre sua base.
Pia com ralo oculto
Para esconder o ralo da pia, o mecanismo é completamente diferente daquele usado nos ralos ocultos de piso. É possível já comprar cubas com a válvula oculta (isto é, com o ralo escondido) ou fazê-las sob medida.
A principal vantagem desse modelo é a estética. O problema é que nem sempre ele é muito prático, afirma a arquiteta Marina Carvalho. Muitas vezes, é difícil remover a tampa que esconde o ralo, o que pode dificultar a manutenção do equipamento.
Colaboração de Carolina Muniz
Deixe seu comentário