O Sicaq engloba os serviços bancários de representantes da Caixa em diversos pontos do país, que acabam aumentando o alcance do banco público. Ao longo deste texto, vamos explicar em mais detalhes como funciona o Sicaq da Caixa e que serviços estão incluídos no sistema. Vamos falar também de como você pode financiar um imóvel novo com parceiros autorizados do banco, o mais procurado para esse tipo de crédito.
O que significa Sicaq da Caixa?
O Sicaq, da Caixa, significa Sistema Caixa Aqui. Tal sistema permite que uma empresa seja autorizada pelo banco a prestar serviços com a chancela da Caixa, oferecendo alguns produtos e serviços da instituição.
Com isso, as empresas conseguem faturar sendo intermediárias das operações, atraindo e fidelizando clientes. Já a Caixa consegue ampliar sua cobertura, comercializando seus serviços financeiros para mais pessoas.
O Caixa Aqui consegue alcançar pessoas que não teriam acesso a uma agência bancária com rapidez, por exemplo. Outra possibilidade é atender clientes fora do expediente bancário normal, incluindo aos sábados, domingos ou feriados. Tudo depende do horário de funcionamento da empresa prestadora de serviço.
O que significa Caixa Aqui?
De acordo com o próprio banco, o Caixa Aqui é um correspondente parceiro que presta serviços à comunidade em nome da Caixa, cumprindo parâmetros pré-estabelecidos pelo banco. O Caixa Aqui funciona com a autorização da Caixa Econômica, a partir de um cadastro efetuado junto a uma agência do banco.
Se a empresa aderir ao Sistema Caixa Aqui, ela pode atuar como correspondente imobiliário da Caixa e ofertar mais uma série de serviços do banco, como:
- Abertura de conta
- Cheque especial
- Empréstimos
- Cartões de crédito
- Seguros
- Consórcios da Caixa
- Movimentação de contas (incluindo depósito, saque, extrato, transferência, saldo)
- Recebimento de contas, faturas da Caixa, tributos municipais e estaduais
- Recarga de aparelhos celulares
- Pagamento do FGTS, benefícios do INSS, PIS e Bolsa Família
Segundo dados informados pela própria Caixa em suas páginas oficiais, o banco tem mais de 4 mil agências espalhadas pelo país, mas quando elas se somam aos correspondentes bancários (Caixa Aqui), esse total chega a mais de 20 mil pontos de atendimento.
Durante a pandemia de Covid-19, o auxílio emergencial pago pelo governo pode ser sacado em parceiros do Sistema Caixa Aqui, além de em agências do banco, caixas eletrônicos e casas lotéricas.
Os estabelecimentos cadastrados e autorizados para essa prestação de serviço em nome da Caixa têm suas equipes treinadas pelo banco. Há uma capacitação inicial prevista, além de atualizações periódicas. A Caixa também prevê um suporte técnico especializado a essas empresas. Tal apoio serve para orientar os parceiros caso dúvidas ou problemas surjam em relação aos serviços do banco.
Como abrir um Caixa Aqui?
Para abrir um Caixa Aqui, sendo você um empresário ou negociante, é necessário comparecer a qualquer agência da Caixa e se cadastrar, munido de uma série de documentos. De acordo com o banco, a documentação é a seguinte:
- CNPJ atualizado
- Certificado de regularidade dos pagamentos de FGTS
- Documentação de constituição da empresa (Ato constitutivo e contrato consolidado)
- RG e CPF de todos os sócios
- Declaração de antecedentes criminais dos sócios
- Certidões negativas ou positivas com efeito de negativa em relação ao INSS, Dívida Ativa da União, débitos de tributos e de tributos federais
- Comprovantes de inscrição municipal, estadual ou no Simples
- Estatuto da empresa, incluindo alterações legais, em caso de empresa pública
- Atos de nomeação dos dirigentes que assinam instrumentos contratuais, em caso de empresa pública
Vários tipos de estabelecimentos podem se tornar integrantes do Caixa Aqui. Podem ser empresas de consultoria, intermediação financeira, despachantes, firmas de contabilidade ou imobiliárias, por exemplo. Mas o sistema pode englobar também negócios menos ligados à área financeira, como comércio varejista, supermercados, farmácias e concessionárias, entre outros.
Quando a empresa adere ao Caixa Aqui, ela tem direito de sinalizar a sua parceria com a Caixa com material visual padronizado (como um símbolo da Caixa na fachada, como mostra o vídeo acima). Ganha também acesso a metas de produtividade fixadas pelo banco e eventuais bônus quando as cumpre.
E para além da atração de clientes ao estabelecimento (e sua fidelização), o parceiro que integra o Sicaq é remunerado com comissões por propostas encaminhadas e contratadas pela Caixa, como novos contratos de financiamento habitacional e empréstimos.
Como abrir conta no Sicaq?
Para abrir uma conta no Sistema Caixa Aqui como cliente, o procedimento é similar ao indicado para a abertura de conta em uma agência regular da Caixa. É preciso comparecer ao estabelecimento cadastrado junto à Caixa, preencher os formulários de adesão e apresentar seguinte documentação:
- CPF
- Identidade (RG)
- Comprovante de residência
- Em caso de conta universitária, o comprovante de matrícula no curso
Como fazer um financiamento de imóvel pelo Sicaq?
Dar entrada em um financiamento de imóvel pelo Sicaq também funciona como em uma agência bancária. É preciso apresentar a documentação requerida pelo banco e passar por uma análise de crédito (que será conduzida pela Caixa). A recomendação é que o comprador simule a operação antes de qualquer coisa.
Caso o banco solicite alguma documentação adicional ou comunique algum problema, você deve trabalhar com o parceiro Caixa Aqui para resolvê-lo. A documentação necessária, normalmente, são:
- Documento oficial de identificação do comprador e do vendedor
- Comprovante de renda atualizado, emitido no máximo há 2 meses
- Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal
- Carteira de Trabalho ou Extrato de FGTS
- Certidão Atualizada de Inteiro teor da Matrícula (do imóvel)
- Comprovante de estado civil do vendedor
- Se o vendedor for PJ: documento de identificação oficial do representante legal, (se empresa Ltda ou individual) documento de constituição e alterações registradas além de certidão simplificada da junta comercial. Caso a empresa seja SA, é pedido o estatuto social e a ata de eleição da última diretoria publicada em Diário Oficial
Uma vez com o crédito aprovado, a Caixa será responsável por mandar um especialista ao imóvel para conduzir uma avaliação. Depois dessa etapa, é hora de assinar o contrato de financiamento em uma agência da Caixa. O documento deve ser registrado em cartório de imóveis em até 30 dias para que haja a liberação dos fundos ao vendedor.
Quais são as modalidades de financiamento imobiliário da Caixa?
Atualmente, a Caixa Econômica Federal trabalha com três modalidades de financiamento, a depender da configuração das taxas de juros e das taxas de correção monetária:
- Taxa única: na qual os juros e os índices de correção são fundidos em uma única taxa, que é fixa (a partir de 8% ao ano)
- Juros + IPCA: a correção é feita de acordo com a inflação medida pelo IPCA e é aplicada uma taxa de juros de ?2,95% ou mais (ao ano)
- Taxa Referencial + Juros: a atualização da dívida é feita pela TR (Taxa Referencial, atualmente zerada pelo governo) e juros mínimos de 6,5% ao ano são aplicados
É importante destacar que a taxa de juros escolhida para seu contrato vai depender do resultado da análise de crédito do banco, que é individualizada. Ela leva em conta, principalmente, sua renda mensal bruta, histórico de pagamento e relacionamento com a instituição financeira.
Na análise de crédito, o banco pode até mesmo recusar seu financiamento. Isso normalmente acontece caso você tenha renda insuficiente para a operação pretendida (ou não consiga comprovar sua renda), mau histórico de pagamento, score de crédito baixo ou restrições em cadastros internos da instituição.
Pode acontecer também de o comprador ou o imóvel a ser adquirido terem alguma pendência jurídica que impeça a operação.
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