Você já ouviu falar em slow living? Esse é um termo em inglês que pode ser traduzido como vida lenta e está relacionado a uma forma de viver desacelerada. Ele envolve conhecer o seu próprio tempo e administrá-lo conforme as suas necessidades e os seus princípios.
Logo, o movimento desassocia a relação entre produtividade, pressão e rapidez, bastante comum na sociedade contemporânea. A ideia é ter uma rotina mais leve e tranquila, priorizando o bem-estar e a qualidade de vida.
Quer conhecer locais no Brasil onde o slow living é promovido? Então confira 6 cidades para morar e adotar esse estilo de vida!
1. São Bernardo do Campo (SP)
São Bernardo do Campo é uma cidade localizada na região metropolitana de São Paulo (SP) que conta com diversos parques e áreas verdes. Neles, há ambientes para realizar atividades ao ar livre, como caminhadas, e ter momentos de lazer.
A cidade também possui espaços culturais que ajudam a promover um ritmo de vida mais tranquilo e enriquecedor. Em relação à infraestrutura, São Bernardo do Campo conta com ciclovias, calçadas arborizadas e áreas para convivência, o que permite realizar suas obrigações diárias de maneira mais tranquila.
Além disso, a comunidade local é engajada em iniciativas sustentáveis e sociais. Isso pode promover um maior senso de pertencimento e colaboração — valores importantes para o slow living. Já a presença de feiras de produtores locais e mercados com alimentos frescos pode incentivar a prática de hábitos alimentares mais saudáveis.
Outra vantagem do município é estar perto de São Paulo, beneficiando quem busca as oportunidades da cidade grande, mas deseja viver em um lugar mais tranquilo.
2. Canoas (RS)
Localizada no Rio Grande do Sul (RS), Canoas tem o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado. A cidade é um dos polos industriais mais importantes do Brasil, mas preserva a natureza e seu patrimônio histórico.
O município conta com mais de 100 praças e parques, com estruturas para prática de esportes, descanso, convivência e eventos artísticos e culturais. Um dos destaques é a Casa das Artes Villa Mimosa, um centro cultural com atividades permanentes.
Vale saber que o clima da região é ameno, o que pode influenciar diretamente o estilo de vida. Afinal, as temperaturas intermediárias tendem a encorajar atividades ao ar livre e contribuir para um ambiente mais relaxado.
Canoas também conta com uma ampla rede gastronômica. As opções variam entre churrascarias, pizzarias, frutos-do-mar, cozinha internacional e comidas típicas de outros estados brasileiros.
3. Mairiporã (SP)
Outra opção de cidade perto de São Paulo para morar e viver o estilo slow living é Mairiporã. O município é repleto de belezas naturais e equilibra a tranquilidade do interior com o fácil acesso às regiões maiores do estado.
Uma grande vantagem de Mairiporã é que a maioria das atividades cotidianas podem ser feitas a pé, pois o comércio se concentra no centro da cidade. Ainda, a prefeitura tem um plano de mobilidade urbana que visa incentivar o uso de bicicletas e similares, e melhorar os serviços de transporte coletivo e individual.
Mais um ponto a considerar são os parques que oferecem opções de trilhas, espaços culturais e vida noturna equilibrada. Como a rotina em Mairiporã é tranquila, o local se torna um bom ambiente para quem procura relaxar e ter um estilo de vida mais calmo.
4. Lajeado (RS)
Lajeado é um ponto turístico gaúcho que se destaca pela qualidade de vida. O município atrai visitantes e moradores pelo seu ambiente interiorano com características de cidade grande. Em relação à mobilidade urbana, por exemplo, o destaque são as soluções inovadoras e sustentáveis.
Há investimentos em linhas de transporte público eficiente e ciclovias. Lajeado também conecta regiões mais desenvolvidas do Rio Grande do Sul, como a Região Metropolitana de Porto Alegre e a Serra Gaúcha.
A localização privilegiada, no Vale do Taquari, oferece acesso aos turistas e moradores ao Rio Taquari. Essa é uma opção para quem deseja apreciar belas paisagens e se refrescar nos dias mais quentes do ano.
5. Nova Lima (MG)
Se você prefere morar em Minas Gerais (MG), Nova Lima pode ser uma escolha acertada para seguir o estilo slow living. A natureza presente na cidade é um dos seus maiores diferenciais. Em alguns pontos da cidade, é possível ver e se encantar com o chamado “mar de montanhas” da região.
Além disso, o município apresenta diversas trilhas para quem gosta de praticar caminhadas ecológicas. O cicloturismo entre as serras também é bastante buscado pelos moradores da região, e a Lagoa dos Ingleses é um dos principais cartões-postais da cidade.
Uma curiosidade é que o crescimento urbano de Nova Lima foi planejado, sendo caracterizado pelos condomínios e loteamentos horizontais. O município ainda incentiva e promove outros projetos, e caminha para se tornar cada vez mais relevante entre as cidades inteligentes.
Na Lagoa dos Ingleses, por exemplo, há o maior empreendimento de planejamento urbano sustentável da América Latina. O objetivo do projeto é criar um conjunto de bairros seguindo as melhores práticas das principais cidades inteligentes mundiais, com foco em sustentabilidade, mobilidade e qualidade de vida.
6. Palhoça (SC)
Palhoça, localizada em Santa Catarina (SC), é mais uma cidade que apresenta características que favorecem o estilo de vida slow living. O município oferece áreas verdes, praias e ambientes naturais, proporcionando oportunidades para atividades ao ar livre, relaxamento e contato com a natureza.
Por ser menor do que a capital do estado, Palhoça oferece uma qualidade de vida superior, com menos tráfego, poluição e um ritmo mais tranquilo. A presença de espaços culturais, eventos locais, feiras e festivais enriquece o dia a dia da comunidade, proporcionando diversas opções de lazer.
Ademais, a região possui calçadas arborizadas, ciclovias e uma infraestrutura que favorece a mobilidade urbana. Tudo isso, sem deixar de lado a presença de serviços de saúde, educação e segurança — aspectos fundamentais para garantir uma boa qualidade de vida.
Agora você conhece 6 cidades para morar e aproveitar uma rotina mais tranquila por meio do slow living. Se esse é o seu desejo, é hora de pesquisar mais sobre o lugar que você mais gostou e analisar se é viável seguir esse estilo de vida.
Quer encontrar o imóvel ideal para você? Acesse nosso site e confira as diversas opções de casas e apartamentos que estão disponíveis para compra!
Deixe seu comentário