Saiba porque morar perto de uma praça é sinônimo de qualidade de vida

Compartilhar a notícia

08 de novembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de junho de 2022 8 min de leitura
morar-perto-praca

Ter a possibilidade de estar ao ar livre e em meio à natureza é um respiro necessário para viver bem nas grandes cidades; conheça as principais praças de São Paulo

Se antes já se sabia que passeios ao ar livre fazem bem para a saúde física e mental, o isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus veio para confirmar. Um levantamento feito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 2020 mostrou que estamos menos felizes com a vida na cidade. 

Embora o estudo não determine que estar ao ar livre poderia evitar muitos desses casos, é justo pensar que a mudança na rotina de pessoas que saíam de casa todos os dias pode ser uma grande fonte de ansiedade e estresse.

Neste artigo, vamos mostrar como morar perto de uma praça ou área verde pode ajudar a desestressar e aumentar sua qualidade de vida.

Os benefícios de morar perto de áreas verdes

Estar rodeado pelo verde das árvores é quase um teletransporte para outra vida, certo? Em um instante, você já se sente mais calmo e relaxado, como se estivesse vivendo em um outro ritmo. Mas não é preciso escapar para um fim de semana no campo para ter momentos assim. 

A cidade de São Paulo tem mais de 5 mil áreas verdes espalhadas por todos os bairros. Segundo o G1, mais de 500 espaços são mantidos pela iniciativa privada, fora os 108 parques municipais urbanos mantidos pela Prefeitura. Dessa forma, não é uma missão impossível encontrar uma área verde na “selva de pedra”. A dificuldade é apenas escolher uma praça preferida para ser vizinho e usufruir da vida ao ar livre.

Um exemplo da importância das áreas verdes na qualidade de vida da população está no fechamento de praças e parques durante a pandemia de COVID-19 em São Paulo. De acordo com a pesquisa Emoções Momentâneas: Comportamentos e Hábitos Cotidianos Pós-Pandemia, realizada pelo Programa USP Cidades Globais, 86% das pessoas sentiram falta de estar em áreas verdes durante o isolamento social. 

Outro dado que chama a atenção é de que 32,7% dos entrevistados na pesquisa afirmaram utilizar espaços ao ar livre ao menos uma vez por semana, seja para lazer ou para prática de atividade física. Para os respondentes, o uso de áreas verde é importante para sua qualidade de vida pós-COVID-19 (55,8%) e essencial mesmo em um cenário sem a doença (34,2%). 

praca-victor-civita
A Praça Victor Civita é um respiro no bairro de Pinheiros

Segundo o professor Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP, chega a existir uma redução de quase 20% de risco de morte em decorrência da poluição quando se mora em áreas mais verdes.  “Quanto mais verde existe numa região, menor o risco de mortalidade por causas não acidentais, especialmente câncer e doenças respiratórias”, diz o especialista. 

“Por isso, é muito importante, quando se discute o uso e a ocupação do solo, encontrar formas para recuperar a cobertura vegetal da cidade, ainda que se tenham de criar parques e espaços de áreas verdes”, diz artigo do jornal da USP.

Conheças algumas das praças mais queridas de São Paulo

A escolha de um novo lar começa pela região, que deve ser um bairro que atenda às necessidades e preferências dos moradores. Como mostramos neste artigo, não é difícil encontrar áreas verdes em São Paulo, mas sim decidir qual delas mais combina com seu estilo de vida - ou o estilo que gostaria de adotar daqui para a frente.

Para auxiliar você nessa tarefa, listamos as principais praças da capital paulista e detalhamos algumas de suas características. Veja, a seguir, as 11 praças mais conhecidas de São Paulo:

Praça Pôr do Sol

Quem mora no Alto de Pinheiros com certeza já aproveitou para assistir ao fim do dia na Praça Pôr do Sol. A vista é tão famosa que até quem não é morador da região quer conhecer. A dica é curtir uma tarde com piquenique em família e com os amigos.

praca-por-do-sol
Assista ao fim do dia na Praça Pôr do Sol

Praça das Corujas

A Praça das Corujas é conhecida em São Paulo por sua horta comunitária. O local foi revitalizado em 2011, após os moradores da Vila Madalena reivindicarem uma área verde para lazer no bairro. É possível fazer caminhadas tranquilas entre as árvores frutíferas, como amoreiras e abacateiros, ou praticar esportes, como corrida. 

Praça Charles Miller

Na divisa entre dois bairros nobres de São Paulo - Higienópolis e Pacaembu - a Praça Charles Miller olha para o Estádio do Pacaembu. A área é muito boa para caminhadas, além de abrigar uma feira de produtos orgânicos.

Praça Dom Orione

A Bela Vista é um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. É lá que fica a Praça Dom Orione, onde acontece a Feira de Antiguidades do Bixiga aos domingos. Outro evento que acontece com frequência no local é a Feira Jardim Secreto, em alguns sábados do ano.

Praça Victor Civita

A Praça Victor Civita é famosa em Pinheiros. Localizada próximo ao antigo prédio da Editora Abril, a área foi batizada em homenagem ao fundador da editora. Tem espaço para prática de exercícios físicos, como yoga, além de uma arquibancada para realização de pequenos eventos.

Praça Gastão Vidigal

Com equipamentos para lazer das crianças, a Praça Gastão Vidigal é destino certo de quem mora no Jardim Paulistano. O lugar conta ainda com bancos para sentar e tomar sol, além de pista para caminhada - inclusive com os pets.

Praça Vinícius de Moraes

Localizada no Morumbi, esta praça tem espaço para caminhadas e para fazer um piquenique com a família. O gramado verde é um excelente respiro no meio de uma das melhores regiões para morar em São Paulo.

Praça Benedito Calixto

No coração de Pinheiros, a Praça Benedito Calixto ficou famosa por abrigar uma feira de antiguidades e artesanato aos sábados. Há ainda quiosques e restaurantes para comer algo e deixar o passeio mais agradável.

Praça Roosevelt

praca-roosevelt-sp

A Praça Roosevelt fica entre as ruas Consolação e Augusta, bem no centro de São Paulo. Por possuir uma pista de skate, é uma opção de lazer para o público jovem. Nos arredores, muitos bares e restaurantes garantem movimento durante o dia todo. E quem mora em um dos prédios da região, tem vista privilegiada da cidade.

Praça da República

Muito visitada pelos turistas, a Praça da República é um cenário tradicional do centro de São Paulo. Já foi um espaço de treinamento militar, abrigou touradas e cavalgadas, e hoje seu bonito jardim sedia uma feira de artesanato aos sábados. Na vizinhança, estão os edifícios Esther (1938), São Luiz (1944), Eiffel (1956), Itália (1965), Copan (1966) e Hilton (1971), que são um sonho para os amantes de arquitetura. 

Praça da Nascente

No tranquilo bairro da Pompeia, esta praça não poderia ser nada além de sinônimo de tranquilidade. A Praça Homero Silva, conhecida como Praça da Nascente, ganhou o apelido por abrigar 13 nascentes de riachos dentro dos seus 12 mil metros quadrados de área. O local também é palco para diversas atividades, como shows, blocos de carnaval e festivais culturais.

Pensando em morar próximo a uma praça? Conheça os apartamentos da Loft

A busca por viver com tranquilidade passa também pela escolha do lugar onde se vai morar, tanto o bairro quanto o apartamento. A Loft está constantemente expandindo sua área de atuação, mas faz questão de marcar presença nos bairros mais seguros e tranquilos de SP. Conheça mais sobre nossos apartamentos à venda!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde! Caso necessite de mais informações sobre a Loft ou sobre parcerias, entre em contato pelo e-mail imprensa@loft.com.br que responderemos você rapidinho.

Veja também

emprestimo com garantia de imovel e pouco difundido no Brasil

Mercado imobiliário

01 de julho de 2022

Empréstimo com Garantia de Imóvel: saiba como funciona o crédito com juros baixos e prazos longos para pagar

taxa referencial Foto: Shutterstock

Mercado imobiliário

01 de julho de 2022

TR: O que é a Taxa Referencial e qual seu impacto nos contratos de financiamento imobiliário

sala cloffice escritoio armario banheiro lousa geek

Morar com estilo

01 de julho de 2022

Apartamento de 110 m² possui decoração geek, cloffice e banheiro camuflado

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.