Como é morar em Canoas/RS? Saiba mais sobre essa cidade da Grande Porto Alegre

Compartilhar a notícia

Morar em Canoas, no RS, pode ser uma boa oportunidade se você quiser ficar perto de Porto Alegre, mas com um custo de vida menor.

28 de junho de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 31 de agosto de 2023 12 min de leitura
Como é morar em CanoasRS- Saiba mais sobre essa cidade da Grande Porto Alegre

Canoas é um município localizado no Rio Grande do Sul (RS) que proporciona uma experiência de moradia única para quem busca diversidade e oportunidades. Afinal, a cidade oferece aos moradores e visitantes cultura, lazer, áreas verdes e uma ótima infraestrutura.

No entanto, antes de resolver fazer as malas e se mudar, é essencial conhecer mais sobre essa cidade gaúcha. Para trocar de endereço, vale a pena conhecer pontos como saúde, educação, transporte e mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto? É fácil! Continue a leitura e descubra como é morar em Canoas, no Rio Grande do Sul!

Onde se localiza a cidade de Canoas?

Canoas fica na região metropolitana de Porto Alegre, fazendo fronteira com outros municípios da área, como a própria capital, Esteio, Cachoeirinha e Nova Santa Rita. Dessa forma, Canoas ocupa uma posição estratégica, estando próximo à capital do estado e oferecendo fácil acesso a importantes vias de transporte.

Vale destacar que a sua localização contribui para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Ela é situada às margens do rio Gravataí, que atravessa a localidade e desemboca no lago Guaíba, um dos principais atrativos da região. Ainda, Canoas (RS) conta com belas paisagens e recursos naturais.

Qual é a história desse município? 

Antes da fundação de Canoas, a área era habitada pelos indígenas Tapes. Então, no século XVIII, os tropeiros lagunistas chegaram à região, liderados por Francisco Pinto Bandeira. Eles ocuparam as terras e estabeleceram a Fazenda Gravataí. 

Posteriormente, a fazenda foi herdada por Leonardo Arnhold da Rosa e, mais tarde, por Josefa Eulália de Azevedo, conhecida como “A Brigadeira”. Ao longo do tempo, as terras da fazenda foram repartidas e vendidas.

A partir de 1871, teve início a construção da estrada de ferro entre São Leopoldo e Porto Alegre. Com isso, a região de Canoas recebeu uma estação ferroviária, o que impulsionou o povoamento da área ao redor.

Nessa época, a estação — construída no centro da antiga Fazenda Gravataí — foi nomeada “Capão das Canoas”. Esse nome foi escolhido em referência à utilização de árvores para a construção de canoas pelos guardas da estação.

Diante disso, o major Vicente Ferrer da Silva Freire, proprietário da Fazenda Gravataí, quis aproveitar o desenvolvimento da ferrovia. Para tanto, ele transformou suas terras em um loteamento de chácaras de veraneio. Assim, a fazenda deu lugar a pequenas propriedades, chácaras e granjas.

Em 1908, Canoas foi elevada a capela curada e, no mesmo ano, os irmãos lassalistas chegaram à cidade e fundaram uma escola agrícola, abrangendo o ensino primário e secundário. Já em 27 de junho de 1939, a região conquistou sua emancipação como município. 

O local experimentou um rápido crescimento econômico e populacional, se tornando uma das maiores economias do estado do Rio Grande do Sul.

Anúncios

Quais são os principais bairros de Canoas?

Oficialmente, em 2023, a cidade era constituída por 18 bairros, sendo que Guajuviras, Mathias Velho e Niterói eram os mais populosos. Essas regiões possuem um comércio desenvolvido e são destinos turísticos. 

Mas, além desses bairros, outros em Canoas (RS) possuem loteamentos e vilas em seu interior, mesmo que eles não sejam oficialmente reconhecidos. Chácara Barreto, Cinco Colônias e Ideal são exemplos de locais que são considerados bairros pelos moradores, embora não haja uma definição oficial.

O que movimenta a economia da cidade?

Como você viu, Canoas tem uma das maiores economias do RS, apresentando um dos maiores resultados de Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Uma das razões para isso é que a cidade apresenta uma variedade de setores que impulsionam sua economia.

O segmento de serviços, por exemplo, é bem desenvolvido, abrangendo educação, saúde, turismo e tecnologia. Nesse contexto, o comércio também desempenha um papel fundamental, com diversas lojas e shoppings localizados na área central do município.

Já no setor industrial, Canoas conta com um parque extenso que contribui com a geração de empregos e desenvolvimento econômico. Entre as empresas instaladas na região estão aquelas dos setores automotivo, metalúrgico, químico, plástico, eletrônico e alimentício. 

Sobre a agricultura, embora sua importância tenha diminuído, ainda há uma produção relevante no município, como arroz, uva, laranja e tomate. A pecuária também está presente, com criação de bovinos, suínos, equinos, galinhas e caprinos, além da produção de leite e ovos de galinhas.

Por fim, Canoas é conhecida por ser estratégica para o setor de gás natural. A Usina Termelétrica Sepé Tiaraju, por exemplo, é o ponto final do gás vindo da Bolívia. A cidade também foi pioneira no estado a oferecer gás natural veicular (GNV), com o primeiro posto licenciado para sua venda.

Como é a estrutura dessa cidade?

Outra informação primordial para quem planeja morar em Canoas (RS) é sobre a sua estrutura. Afinal, é fundamental entender o que a região pode oferecer para contribuir com a qualidade de vida do morador, não é mesmo?

A seguir, entenda os principais pontos da infraestrutura de Canoas!

Transporte

O transporte em Canoas é bastante diversificado e oferece opções para atender às necessidades de deslocamento dos moradores e visitantes da cidade. O principal meio de transporte público é o ônibus, que possui um sistema abrangente com várias linhas que cobrem diferentes áreas e bairros. 

Além disso, é possível contar com táxis e aplicativos de transporte. Esses serviços são uma alternativa conveniente para quem busca maior comodidade e flexibilidade em seus deslocamentos pelo município.

Outra opção de transporte é o metrô, sendo amplamente utilizado pela população para se deslocar até o centro de Porto Alegre. A cidade possui 6 estações distribuídas pelos principais bairros, atendendo à maioria dos moradores e turistas.

Por fim, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está a uma curta distância de Canoas, oferecendo voos domésticos e internacionais para quem precisa viajar de avião.

Saúde

Canoas tem um bom serviço de saúde, com postos espalhados pela cidade para atendimento primário e atenção secundária. Ainda, há diversos hospitais, como:

  • Hospital Universitário;
  • Hospital Nossa Senhora das Graças;
  • Hospital de Pronto Socorro;
  • Hospital Santa Tecla;
  • Centro Clínico;
  • Hospital da Base Aérea. 

Muitas dessas instituições de saúde oferecem atendimento especializado, além de a cidade realizar diversas ações de prevenção e cuidado com a saúde. A proximidade com a capital gaúcha também ajuda a atrair bons profissionais.

Educação

O município de Canoas também tem uma ampla oferta de escolas, incluindo educação infantil, ensino fundamental e médio, além de instituições de ensino superior. A região abriga universidades renomadas, como:

  • Universidade Luterana do Brasil (Ulbra);
  • Universidade La Salle (Unilasalle); 
  • Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Segurança

Em relação à segurança, Canoas tem um número de delegacias e estrutura policial organizada. Inclusive, desde 2010 a cidade conta com o Observatório de Segurança Pública de Canoas.

Por meio de pesquisas sociais, a cidade busca se tornar cada vez mais segura para os moradores, com políticas públicas embasadas por dados e estratégias inovadoras. O município também investe em uma estrutura com câmeras de vigilância.

Quais são as principais opções de cultura e lazer em Canoas? 

Além da infraestrutura, é imprescindível conhecer as principais opções de cultura e lazer da cidade. Canoas tem uma forte presença cultural, oferecendo diversas atividades para seus moradores e visitantes. 

A festa de Nossa Senhora do Caravaggio, por exemplo, é um dos momentos mais populares, atraindo milhares de fiéis. Outro destaque é que Canoas sedia eventos como o Encontro dos Corais, a Feira do Livro e o Festival de Ginástica e Dança, proporcionando entretenimento para todas as idades.

A preservação da cultura é de responsabilidade da Associação Cultural de Canoas (ASCCAN), que oferece cursos e promove o Concurso de Literatura para premiar autores locais. Além disso, o município abriga o Museu de Tecnologia da ULBRA e o Museu Histórico de Canoas.

Em relação ao lazer, Canoas (RS) conta com o Parque Municipal Getúlio Vargas, com áreas verdes, trilhas, lagoas e playgrounds, além do Parcão e o Centro Olímpico Municipal. Assim, a cidade foca em promover o desenvolvimento cultural da região e oferecer oportunidades de entretenimento para seus moradores e visitantes.

Como é a gastronomia da cidade?

Outro ponto fundamental para entender sobre Canoas é a gastronomia, que reflete a diversidade cultural da região, com influências da culinária gaúcha e internacional. Os cortes de carne, como a picanha e costela, são muito apreciados e frequentemente assados ​​em churrasqueiras

A cultura gaúcha também está presente nos restaurantes, onde é possível encontrar pratos como a cuca, o arroz de carreteiro e o famoso churrasco gaúcho. Já entre as opções de culinária internacional, estão as gastronomias italiana, japonesa, mexicana, árabe e chinesa. 

Além dos restaurantes, Canoas conta com feiras e mercados municipais com produtos frescos, como frutas, legumes, queijos, embutidos e artesanais. Esses locais ainda oferecem opções de lanches rápidos. Por fim, existe uma boa variedade de confeitarias e padarias.

Como é o mercado de trabalho em Canoas?

Mais um fator relevante na decisão de mudar de cidade é o mercado de trabalho. Afinal, é preciso entender se a região oferece boas possibilidades para a carreira. 

Em Canoas, o mercado de trabalho apresenta oportunidades de emprego em diferentes setores. Devido à localização, o município se beneficia da proximidade com a capital gaúcha, o que atrai investimentos e empresas de segmentos distintos.

Por conta disso, Canoas tem uma economia forte, com destaque para setores como indústria, comércio, serviços, tecnologia, saúde e educação. Ainda, ela é um polo educacional notável, contribuindo para a formação de mão de obra qualificada.

Como é o custo de vida nessa cidade gaúcha?  

O custo de vida também deve ser avaliado e, muitas vezes, é decisivo na escolha de uma cidade para morar, certo? Em Canoas, ele pode variar dependendo do estilo de vida, necessidades e hábitos de consumo de cada indivíduo. 

No entanto, em comparação com outras cidades brasileiras de porte semelhante, o custo de vida de Canoas tende a ser considerado moderado. O valor dos aluguéis e imóveis, por exemplo, varia conforme a localização, tamanho e características da propriedade.

Porém, em geral, os valores tendem a ser mais acessíveis que aqueles exigidos em capitais como Porto Alegre. Já os gastos com transporte público, que também podem influenciar o custo de vida, são relativamente menores, contribuindo para a economia nesse aspecto.Quanto aos gastos com alimentação, Canoas (RS) conta com restaurantes populares acessíveis até estabelecimentos de alta gastronomia. Os supermercados e feiras municipais também oferecem opções com preços variados.

Vale a pena morar em Canoas? 

Ao chegar até aqui, você pode ter dúvidas se vale a pena morar em Canoas (RS). Como você viu, a cidade oferece uma série de atrativos que podem torná-la uma boa opção para residir. 

Uma das vantagens é sua localização estratégica, próxima à capital Porto Alegre. Isso proporciona acesso fácil a uma variedade de serviços, comércio, empregos e opções culturais, ampliando as oportunidades para os moradores.

Além disso, o local tem uma boa infraestrutura e variedade de serviços disponíveis. Há hospitais, escolas, universidades, centros comerciais e supermercados, atendendo às necessidades dos moradores. Já a presença de empresas e indústrias oferece oportunidades de emprego na região.

A cidade também possui oferta de áreas verdes e espaços de lazer, como parques e praças, proporcionando opções para atividades ao ar livre e momentos de lazer. Ademais, Canoas conta com uma diversidade de eventos culturais e esportivos ao longo do ano.

Ao mesmo tempo, a sua experiência também dependerá da localização do seu imóvel. Assim, é importante pesquisar e avaliar a infraestrutura específica do bairro em que se pretende morar, considerando a proximidade de serviços essenciais e a segurança do local.

No geral, vale a pena considerar Canoas como uma opção para morar, especialmente se você busca uma região com boa infraestrutura, custo de vida mais acessível e proximidade com a capital.Nesse post, você descobriu como é morar em Canoas (RS). Com uma rica vida cultural, eventos e opções de lazer, a cidade proporciona qualidade de vida. Então, se a sua intenção for se mudar para a região, use essas informações para analisar a oportunidade.

Se você procura imóveis para comprar em Canoas, a Loft tem muitas opções!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.