Casas e apartamentos têm se tornado cada vez mais um refúgio da correria e agitação das grandes cidades e um cômodo tem papel de destaque neste contexto: a suíte.
O que é suíte?
Muitas vezes limitadas ao simples conceito de união entre um dormitório e um banheiro, as suítes podem ser muito mais do que isso, incorporando elementos e ampliando seu papel no dia a dia dos moradores.
Mesmo podendo incluir itens como hall, closet, banheira, mesa de escritório e até lareira, uma boa suíte não pode deixar de ter uma excelente cama. É o que afirma o arquiteto paulista Murilo Nogueira, proprietário do Estúdio Paralelo, que existe desde 2017 e é especializado em design com foco no usuário.
“Tudo começa por uma cama confortável. Esse é o ponto central de uma suíte”, destaca. Murilo chama atenção ainda para outro fator importante: a relação entre a dimensão do móvel e a área disponível. “Escolha o tamanho adequado ao seu espaço. A circulação mínima é de 45 cm, mas o ideal seria algo acima de 60 cm”.
Tipos de suítes
Demi-suíte ou suíte canadense
Entre as diferentes formas de projetar e construir uma suíte, existe uma muito popular em países como Estados Unidos e Canadá, mas que é pouco vista no Brasil: a demi-suíte ou suíte canadense. Ela é composta por um banheiro acessado por dois dormitórios e é muito utilizada por famílias com dois filhos.
“Vejo uma questão cultural ligada ao nosso clima e à disponibilidade de espaço. O banho no Brasil ganhou rapidamente um status de bem-estar e, portanto, tem maior visibilidade dentro das casas. Em outros países, o banheiro é mais funcional, algumas vezes até compartilhado com a máquina de lavar roupas. A solução de uma suíte canadense me parece sempre uma boa alternativa, mas de fato não é a opção mais desejada dos brasileiros”, afirma Murilo.
Suíte master
Outro formato, dessa vez mais utilizado no Brasil, é a suíte master. Neste caso, a principal característica é o tamanho do cômodo, que costuma ser maior do que nas suítes comuns. Por essa característica, ela pode abrigar itens como closet e hall, além de pias de duas cubas, chuveiro duplo e banheira.
Suíte com closet
Um dos tipos de item mais pedidos para suítes, em especial suítes master, são os closets. Eles podem ter o tamanho de um quarto ou ser um espaço separado, mas com área de circulação.
O closet pode se adequar a qualquer tamanho de suíte, mas o ideal é ter um espaço de ao menos cinco metros quadrados, para garantir um espaço funcional.
Apostar por um closet garante uma melhor organização do quarto, mas sem abrir mão da estética, já que esse espaço deve estar em harmonia com a decoração da suíte. Ele também valoriza o apartamento.
Soluções para espaços menores
Apesar de ser encontrada com frequência, a escolha por uma suíte master vem sendo afetada por uma tendência do mercado imobiliário brasileiro: a redução da metragem dos imóveis. Segundo dados do Anuário do Mercado Imobiliário 2021, da Secovi-SP, os imóveis com área total entre 30 m² e 40 m² representaram quase 60% das vendas no último ano. “Em um apartamento compacto, o banheiro deixa de ter o protagonismo e volta ao status funcional. Esse é o desafio dos apartamentos compactos: melhorar essa relação de área”, destaca o arquiteto.
Ainda segundo Murilo, para compensar a falta de espaço, uma boa estratégia é tentar prever as áreas de circulação, além de escolher bem os móveis. “Tenha um plano. Pense primeiramente em um layout que funcione com a circulação do espaço. Desenhar os móveis no chão com fita crepe facilita muito essa tarefa. Tenha cuidado com móveis muito grandes ou pesados visualmente e busque opções mais fluídas e leves para o espaço ter um clima tranquilo”.
Principais tendências para suítes
A leveza também está presente quando o assunto é escolha de acabamentos, cores e texturas. “Espaços em tons neutros e com texturas naturais são os mais buscados atualmente. Cimento queimado branco ou cinza claro no piso, madeira em tons claros ou rústicos revestindo paredes ou tetos também estão muito presentes”, destaca Murilo.
Outra tendência recente no desenho das suítes é a inclusão de mesas de escritório, uma consequência direta da adoção do trabalho remoto. Segundo Murilo, “alguns clientes voltaram a procurar o estúdio para fazer pequenas atualizações de layout. Fizemos ajustes e pequenas reformas para incluir a mesa para home-office”.
Mesmo com os desafios apresentados pelas tendências do mercado imobiliário e as mudanças na forma como utilizamos este cômodo, uma coisa é certa: a suíte continua sendo uma das grandes protagonistas de qualquer imóvel.
Colaboração de Michele Louvores
Deixe seu comentário