O que é título de capitalização para aluguel e quais as vantagens?

Compartilhar a notícia

Você sabe o que é título de capitalização para aluguel e como ele funciona? Conheça as vantagens dessa modalidade e como resgatá-la!

13 de novembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 13 de novembro de 2023 6 min de leitura
O que é título de capitalização para aluguel e quais as vantagens

Como ocorre em muitos tipos de negócios, a locação de um imóvel pode envolver riscos que devem ser cobertos por garantias. Afinal, é importante que o locador tenha segurança caso o locatário não cumpra com as suas obrigações.

Nesse sentido, o título de capitalização para aluguel vem ganhando bastante espaço no mercado imobiliário, sendo utilizado como uma garantia em contratos de locação. Contudo, vale entender como essa modalidade funciona e se essa é a alternativa certa para você.

Quer entender o que é título de capitalização para aluguel, quais são as vantagens e como resgatá-lo? Então veja as informações do conteúdo com atenção!

O que é título de capitalização para aluguel?

O título de capitalização para aluguel é uma modalidade de garantia oferecida por instituições financeiras com o objetivo de combinar investimento e sorteio de prêmios. Ele é semelhante a uma caução, assegurando ao locador o recebimento do aluguel.

Nesse caso, o inquilino realiza um depósito inicial a título de capitalização. Esse valor fica retido por um período predeterminado, atuando como uma garantia para o dono do imóvel.

Além de proporcionar maior segurança ao locador, o título pode oferecer vantagens ao locatário, como a oportunidade de participar de sorteios e concorrer a prêmios. Há também a possibilidade de resgatar o valor depositado ao término do contrato, desde que todas as obrigações acordadas sejam cumpridas.

Como funciona essa alternativa para alugar um imóvel?

Após entender o que é o título de capitalização para aluguel, vale a pena saber como essa alternativa funciona. Primeiro, o inquilino interessado em alugar um imóvel deve adquirir um título junto a uma instituição financeira.

Para tanto, é preciso fazer um pagamento único ou periódico, sendo que o valor pode mudar conforme a instituição. O montante pago pelo inquilino é retido pelo banco e forma uma reserva de capital ao longo do tempo.

Com isso, ele serve como garantia para o proprietário do imóvel em caso de inadimplência ou danos. Além de funcionar como garantia, o título de capitalização pode oferecer benefícios ao inquilino, como você aprendeu.

Nessa modalidade de garantia, caso o inquilino cumpra com todas as suas obrigações do contrato de aluguel, como o pagamento na data correta e a manutenção adequada do imóvel, ele poderá resgatar o valor acumulado no título de capitalização ao final do contrato.

Por outro lado, se o resgate não acontecer, o título é renovado automaticamente pelo mesmo tempo contratado inicialmente conforme definição em contrato. Quando isso acontece, podem acontecer mudanças devido ao novo preço do aluguel, por exemplo.

Ademais, quando o inquilino não cumpre suas obrigações, o proprietário tem o direito de solicitar o resgate do valor devido — afinal, o título foi dado como garantia do contrato. Como resultado, comprovada a inadimplência, não há a possibilidade de impedir o saque.

Anúncios

Quais são as vantagens do título de capitalização?

Como você entendeu, o título de capitalização possibilita o resgate do valor no término do contrato de locação de imóveis. Outra alternativa é a transferência dele para um novo contrato de aluguel. Assim, a modalidade pode trazer vantagens tanto para inquilinos quanto para o proprietário do imóvel. 

Veja, abaixo, os principais pontos positivos!

Dispensa a necessidade de fiador

Uma das principais vantagens do título de capitalização para aluguel é que ele pode substituir a necessidade de fiador ou depósito de caução. Para conseguir um fiador, é necessário ter uma renda compatível com o imóvel locado, limitando as opções e deixando o processo mais burocrático.

Além disso, a situação pode causar conflitos entre o fiador e o inquilino, principalmente se houver atrasos no pagamento do aluguel. 

Participação em sorteios

Muitos títulos de capitalização oferecem a oportunidade de participar de sorteios. Isso pode ser visto como uma vantagem adicional, já que o inquilino poderá ter a chance de concorrer a prêmios em dinheiro durante a vigência do contrato.

Resgate do valor

Se todas as obrigações contratuais forem cumpridas, o inquilino poderá resgatar o valor acumulado no título de capitalização ao final do contrato. Essa vantagem pode ser uma maneira de economizar e ter acesso a um montante de dinheiro no futuro.

Além disso, em casos de danos ao imóvel ou inadimplência por parte do inquilino, o proprietário e a imobiliária poderão resgatar o título com mais facilidade para cobrir todos os prejuízos causados. 

Flexibilidade de pagamento

Os títulos de capitalização podem oferecer flexibilidade nos pagamentos. Isso permite que o inquilino escolha entre pagamento único ou parcelado, dependendo das opções oferecidas pela instituição financeira.

Como resgatar o título de capitalização para aluguel?

Como você viu, um dos benefícios de usar o título de capitalização para aluguel é a possibilidade de resgatar o valor acumulado após o período. Para tanto, é necessário encaminhar um pedido formal à instituição financeira ou à seguradora responsável pelo título.

Os documentos iniciais para resgate sem inadimplência podem mudar conforme a instituição. Contudo, a documentação mais comum é:

  • pedido de liberação da caução;
  • CPF e RG do inquilino;
  • cópia do contrato social da imobiliária;
  • contrato de locação;
  • carta caução de liberação, com firma reconhecida do titular contratante.

Dependendo das regras do contrato, é necessário agendar o resgate do título para uma data específica. Após seguir todos os requisitos estabelecidos, a instituição financeira libera os fundos acumulados no título de capitalização.

Geralmente, o valor é enviado para a sua conta bancária. Ainda, é preciso ficar atento a uma informação importante: a retirada dos fundos do título deve ocorrer após o término do período de carência estabelecido pela instituição financeira.

Em casos de resgate antecipado, pode haver a aplicação de uma penalidade. O montante varia, mas ela pode chegar a até 10% do capital acumulado durante o contrato. 

Após entender o que é título de capitalização para aluguel, como ele funciona e quais são os seus benefícios, você está preparado para decidir se vale a pena utilizar essa modalidade de garantia ao locar um imóvel. Lembre-se de que essa opção auxilia as pessoas que não têm um fiador ou preferem não realizar o seguro fiança.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Veja também

Como é morar em Santos - SP

Bairros

05 de dezembro de 2023

Como é morar em Santos - SP?

Assuntos financeiros

05 de dezembro de 2023

O que é DAMP no financiamento imobiliário?

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.