A conquista da casa própria é um dos principais objetivos dos brasileiros. Entretanto, adquirir o seu espaço pode ser desafiador. Dessa forma, uma das primeiras perguntas que vem à mente é: vale a pena financiar um imóvel?
A dúvida é comum porque realizar esse sonho tem um custo elevado, podendo ser difícil alcançá-lo com os recursos próprios. Nesse sentido, existem alternativas de crédito que podem viabilizá-lo, mas é preciso analisá-las corretamente.
Ao longo deste artigo, você conhecerá as vantagens e as desvantagens de financiar um imóvel e saberá se vale a pena realizar essa operação. Confira!
O que é e como funciona o financiamento de um imóvel?
O financiamento de um imóvel é uma operação de crédito que serve para adquirir uma casa ou apartamento com o apoio de uma instituição financeira. A modalidade costuma ser uma opção para aqueles que não têm os recursos disponíveis ou não desejam fazer a compra à vista.
Para financiar um imóvel, é preciso escolher a propriedade desejada e, em seguida, realizar uma análise de crédito junto ao banco. O objetivo é verificar a sua capacidade financeira e se você tem condições de arcar com o financiamento.
Nesse momento, você pode fazer simulações em diferentes instituições. Caso as condições sejam adequadas para você e o pedido seja aprovado, o próximo passo é assinar o contrato de financiamento. Esse é o instrumento que define as condições do crédito, como:
- total a ser financiado;
- prazo de pagamento;
- juros e demais encargos.
O financiamento é calculado considerando o valor do imóvel e a capacidade de pagamento do comprador — com base na sua renda e outros fatores relevantes. Com o contrato assinado, o banco viabiliza a operação, disponibilizando os recursos para o vendedor.
A partir daí, você deve arcar com as parcelas do financiamento para o banco conforme as condições previstas, até que o valor total da operação seja quitado. Mesmo com o pagamento acontecendo, você já pode utilizar o imóvel, que passará para o seu nome após a quitação do contrato.
Quem pode fazer um financiamento imobiliário?
O financiamento imobiliário é uma oportunidade disponível para pessoas com mais de 18 anos, renda comprovada e Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular. Entre os documentos que a instituição financeira costuma solicitar estão:
- CPF e RG;
- carteira de trabalho;
- comprovante de renda;
- última declaração do Imposto de Renda (IR).
Vale ressaltar que o banco que fará o financiamento pode solicitar mais documentos para comprovar o estado civil, residência atual e outros dados. Por isso, vale a pena se informar de antemão sobre o que a instituição pede para agilizar o processo, beleza?
Quais são as principais modalidades de financiamento imobiliário?
Dentro das possibilidades de financiamento imobiliário ofertadas no Brasil, existem duas modalidades que se destacam. Veja como elas funcionam!
Sistema Financeiro da Habitação
O Sistema Financeiro da Habitação (SFH) é um programa de financiamento que nasceu em meados dos anos 1960, por meio da Lei n. 4.380. Com o SFH, você pode financiar um imóvel residencial custando até R$ 1,5 milhão.
Nessa alternativa, o imóvel terá uma taxa de juros de até 12% ao ano. Essa é uma possibilidade com juros reduzidos, partindo do princípio da sua criação, que foi pensada para facilitar o acesso à casa própria para a população com menor poder aquisitivo.
Sistema Financeiro Imobiliário
Já o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) possibilita o financiamento com uma taxa de juros negociável. Ao contrário do SFH, ele não tem uma limitação de juros bem definida, podendo variar com as condições do mercado.
Além disso, o SFI não prevê limitações para o preço do imóvel. Com ele, foi possível ajustar certas limitações do SFH e expandir as possibilidades dos financiamentos de imóveis. O SFI está disponível desde 1997.
Quais são os prós e contras de financiar um imóvel?
Contar com um financiamento imobiliário traz diferentes vantagens para o seu planejamento. Como você viu, ele pode ser um instrumento para realizar o sonho de ter um local seu e não ficar mais dependente do aluguel.
Outro benefício é o pagamento parcelado, que permite que você tenha mais facilidade para pagar pelo imóvel, evitando ter que desembolsar todo o valor de uma só vez. Isso torna a aquisição imobiliária mais acessível.
Além disso, existe a possibilidade de utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar parte do que é devido com as amortizações. Assim, você consegue abater o saldo devedor com mais rapidez.
Mas, apesar de o financiamento com diversos pontos positivos, é necessário conhecer os aspectos que podem não ser tão atrativos. Uma das desvantagens é o custo total do financiamento, que é acrescido de juros e outras taxas.
Como resultado, o valor pago ao final pode ser bem maior que o preço de venda do imóvel. Além disso, há outros pontos negativos, como a burocracia da análise de crédito e o comprometimento de uma parte da renda por um período prolongado.
Afinal, vale a pena financiar um imóvel?
Tomar a financiar um imóvel pode ser um desafio, devido à importância dessa escolha. Por isso, antes de iniciar o financiamento de um imóvel, é necessário entender suas motivações, identificar sua realidade financeira e ter um planejamento para evitar a inadimplência.
Para descobrir se vale a pena financiar o imóvel, você deve considerar o custo total — e não apenas o preço de compra do bem. Logo, é preciso considerar os juros e outras taxas, bem como fazer comparativos com os aluguéis. Assim, você saberá se a alternativa é interessante.
Também é fundamental pesquisar as condições em diferentes instituições financeiras para encontrar a melhor opção para o seu orçamento. Aproveite para fazer simulações e tirar as dúvidas, pois isso o ajudará a tomar uma decisão consciente.
Ao longo deste artigo, você conferiu que o financiamento imobiliário tem pontos positivos e negativos. Com base nessas informações, você terá mais dados para definir se vale a pena financiar um imóvel, considerando seus objetivos e a sua realidade financeira.
Quer fazer uma simulação de financiamento imobiliário? A Loft tem muitas oportunidades com excelentes taxas do mercado.
Deixe seu comentário