Dicas para você finalmente vender aquele apartamento antigo

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24 de janeiro de 2022

Atualizado: 06 de junho de 2022 8 min de leitura
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Você vem tendo dificuldades em vender seu apartamento e desconfia que isso tenha a ver com o fato de ele ser mais antigo? Não precisa se preocupar: a idade do seu apê não é nenhum problema - inclusive, imóveis antigos têm muitas qualidades que empreendimentos novos não têm, gerando ótimas oportunidades de negócio para todos os envolvidos.

Nesse artigo, a gente vai te ajudar a entender quais são os maiores desafios na hora de vender seu apartamento antigo, além de ver se por acaso vale a pena investir em reforma para venda. E, mais importante, nós vamos te dar dicas importantes de como valorizar o que existe de melhor nesse apê, para assim torná-lo mais atrativo aos olhos de potenciais compradores e acelerar sua venda com boas ofertas!

Quais as maiores dificuldades para vender um apartamento antigo?

Na hora de vender um imóvel antigo, seja um apartamento ou uma casa, um grande desafio é o fato de que seu estado geral requer bastante atenção. Na hora de ver suas opções, os compradores geralmente se atentam à possibilidade de que sejam necessárias manutenções e reformas - decorativas e/ou estruturais - para garantir que o imóvel venha a ser ocupado em boas condições.

Outra questão é que um apê em um prédio antigo também pode perder o potencial de valorização com o passar do tempo, já que muitas vezes o condomínio não acompanha a velocidade necessária de obras estruturais que seria necessária. E há quem também torça o nariz para o fato de que um apê mais velho tem algumas limitações em relação à estrutura elétrica, tubulações e outras estruturas.

Essas pequenas coisas, de modo geral, podem fazer com que o vendedor tenha que diminuir sua pedida pelo imóvel para conseguir atrair compradores - ou faz com que aumente o tempo que leva para vendê-lo.

Quanto tempo leva pra vender um apê?

Vale a pena investir em reforma para vender o apê antigo? 

Quando a gente pensa no estado do imóvel, pode ser uma ideia interessante buscar fazer uma boa manutenção ou reforma para valorizar, caso você tenha condições no momento de planejar a venda. Embora um imóvel com aparência mais antiga ou mais deteriorado possa sair mais barato, às vezes um eventual comprador vai achar que não compensa esperar fazer reformas - e nem passar pelo estresse e pelos gastos que elas exigem.

Caso o imóvel inevitavelmente precise de algum ajuste, vale a pena investir antes de colocá-lo à venda. Monika Terra, corretora, explica que hoje em dia há uma certa “falta de disposição e de tempo do comprador final em relação à obra”. Por isso, nos últimos anos, imóveis que não precisam de reforma são mais bem vistos no mercado. 

Assim como existem outras possibilidades de valorizar seu apê para vender mais rápido e por um bom preço, reformar com qualidade ainda pode aumentar sua margem de lucro. Afinal, valoriza bastante o imóvel e atrai um público mais disposto a pagar um valor que antes poderia parecer caro demais. 

Qualidades que são boas para exaltar no seu apê antigo

Afinal, como é que se faz para valorizar seu apartamento antigo - e o que a gente pode considerar na hora de precificar o apartamento para torná-lo mais atrativo? Vamos ver algumas possibilidades que você pode ter à disposição:

  1. Manutenção: Como a gente viu logo acima, vender um imóvel sem necessidade de novas reformas facilita a encontrar compradores que não querem reformar por conta própria. Divulgar o bom estado do apê - sem inventar - também é essencial.
  2. Estrutura: Enaltecer as vantagens estruturais de um imóvel antigo é até coisa fácil. Em muitos dos casos, um apê antigo tem coisas muito à frente dos novos, como paredes mais resistentes e com melhor acústica (mais privativa), espaço mais amplo, mais dormitórios, pé-direito mais alto… lembre-se disso no anúncio!
  3. Localização: Ainda em questões estruturais, prédios mais antigos oferecem algumas vantagens, como o fato de que, mesmo estando em áreas mais nobres, oferecem área mais espaçosa e menos apartamentos por andar do que novos empreendimentos, além de que suas unidades são geralmente menos expostas aos muitos ruídos da rua.
  4. Preço vantajoso: Como a gente viu, é normal que imóveis mais antigos tenham algum desconto no preço. Para quem é antenado ou não tem problema em fazer manutenções pontuais na hora de comprar, surgem muitas oportunidades de fazer reformas que no futuro valorizarão muito esse apê que já vinha sendo rodado anteriormente.

E, claro, a gente também te deixa aqui de brinde mais algumas dicas de como vender seu apê de forma mais simples.

Como fazer um bom anúncio para o seu apê?

Um bom anúncio ajuda muito a aumentar suas chances de vender rapidamente seu apê, e por um preço bom! Em tempos nos quais toda a informação que a gente pode buscar está na internet, a gente na Loft já te mostrou como anunciar imóvel virtualmente com qualidade. 

Aqui vão algumas dicas resumidas:

  • Tire boas fotos: elas são seu principal cartão de visitas. Principalmente a foto principal. Nunca esqueça da boa e velha iluminação natural, além de fotografar todo o apê.
  • Dê um bom título: A menos que seu imóvel seja anunciado pelo endereço, você pode (e deve) fazer um título atraente que ressalte o que há de melhor nele ou na região.
  • Invista numa boa descrição: Fornecer informações bem detalhadas (do imóvel e da localização) e oferecer um gostinho do que o imóvel tem de especial é uma ótima! 
  • Atenção aos filtros!: Mesmo que você tenha descrito tudo direitinho, organizar as categorias do seu apê nos filtros que a corretora/site sugere é essencial para ajudar potenciais compradores a encontrarem o imóvel buscando pelas características dele.
  • Extra - responda rapidamente suas mensagens: Dar satisfação e mostrar interesse em esclarecer dúvidas de quem se interessou pelo seu apê são meio caminho andado!

Como a Loft te ajuda a vender o apê mais rapidamente

Se você tomou a decisão de vender seu apartamento, a Loft oferece inúmeras facilidades para acelerar a venda do seu apê com qualidade, segurança e boas ofertas. Dentre as vantagens de cadastrar seu apê com a gente, você tem uma área exclusiva de acompanhamento do anúncio, com ferramentas intuitivas para entender como está a procura pelo seu apê e valorizá-lo.

O Painel de Venda é o lugar onde você tem total controle do que está sendo apresentado sobre o apartamento, e é também onde você pode destacar o que mais gosta nele para encantar de vez os possíveis interessados. A gente também te ajuda a encontrar o preço justo estimado para a venda e dá muitas dicas para melhorar a qualidade do seu anúncio.

A Loft está em algumas das maiores cidades do Brasil: São Paulo, Guarulhos, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Se seu apartamento fica em uma dessas cidades, você sai na frente - tendo com a gente facilidades como time jurídico, páginas de venda dedicadas, fotografia profissional, algoritmos de precificação e mais. Olha o que mais a gente oferece:

  • Plataforma com mais de 3 milhões de visitas mensais
  • Dezenas de milhares de corretores de imóveis parceiros
  • Fotos profissionalíssimas (e gratuitas!)
  • Uma página dedicada para cada apê com planta, fotos, custos transparentes e informações sobre áreas comuns
  • Opção de permuta de apês
  • Maior segurança jurídica na transação, já que nós cuidamos da burocracia, da análise de documentos e de assessoria em caso de dúvidas legais
  • Assessoria de crédito gratuita da Loft, disponível tanto para obter financiamento imobiliário (bom para o comprador) quanto empréstimo com garantia de imóvel (útil para o vendedor que tem pressa)
  • Agilidade na negociação de venda com grande parte (e às vezes 100%) do processo online

A gente cuida do que você precisar e te garante uma venda muito mais tranquila. Vem ver como vender seu apê pela Loft!

Trocar de apê pode ser mais fácil do que você pensa

Especialista de SEO e conteúdo com mais de uma década de experiência em agências de publicidade, mercado financeiro e decoração. Já trabalhou com grandes marcas como Itaú e Banco Pan, além de ter sido empreendedor. Possui MBA em Marketing pela FGV e pós em Gestão de Produtos Digitais pela BBI Chicago.

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