Como vender seu apartamento mais rápido: confira 10 dicas baratas e simples

Compartilhar a notícia

Aprenda com o time de arquitetos da Loft como vender um imóvel mais rápido com pequenas mudanças em seu apartamento. E tudo sem reforma!

03 de junho de 2022

Autor Nádia Kaku
Atualizado: 14 de junho de 2022 13 min de leitura
sala sofa como vender seu anuncio mais rapido

Mudar pequenos detalhes no apartamento fazem muita diferença na hora vender seu imóvel mais rápido “A foto é a alma do anúncio para criar esse interesse no cliente”, explica Naty Carnaval, gerente de Relacionamento com o Vendedor da Loft. “E é possível deixar o apartamento pronto para mudar, mesmo sem reforma”, diz Vini M Furtado, arquiteto responsável pelo time de design de interiores da Loft. Confira abaixo 10 dicas simples e baratas para deixar seu apartamento mais atrativo na hora de vender.

Deixe as tomadas no padrão brasileiro de três pinos

tomada padrao brasileiro anuncio
Foto: Shutterstock

Desde 2011, o Brasil adota o padrão de tomada de três pinos - tanto construções novas como eletrônicos produzidos no país desde então precisam seguir esse modelo. Logo, para adaptar seu apartamento aos novos tempos, deixar todos os pontos de energia iguais já faz uma diferença e tanto. "Outra opção que valoriza é usar tomadas com entrada USB", acrescenta Vini. A Triider, marketplace de serviços gerais, explica como fazer isso abaixo:

Como trocar tomadas

tomada trocar fio obra
Foto: Shutterstock
  1. Desligue a chave geral e os disjuntores do apartamento para evitar acidentes. Se possível, utilize um amperímetro ou um multímetro (instrumentos que detectam a voltagem) para confirmar se está tudo desligado. Usar luvas e sapatos de borracha evita choques. Evite fazer a troca em dias chuvosos.
  2. Retire o espelho antigo, desparafusando-o da parede. Depois, retire a tomada com cuidado e todos seus componentes, como fios, placas e parafusos. Confira os fios presentes na caixa e suas respectivas cores: pelo padrão brasileiro deverá constar um fio verde (terra), um azul e um terceiro preto ou vermelho. Solte-os com a ajuda de um alicate ou chave de fenda.
  3. Apesar dos fios já estarem desencapados, é aconselhável renovar as pontas. Com um alicate, desencape cerca de 5 mm na extremidade do fio. Isso vai facilitar na hora da instalação.
  4. Encaixe o fio verde no centro da tomada nova - os outros dois podem ser colocados em qualquer lado. Depois, parafuse os fios em seus respectivos espaços, de modo que apenas o cobre do fio fique em contato com o parafuso. Dessa forma, a eletricidade será conduzida adequadamente. 
  5. Religue o disjuntor e com o amperímetro ou multímetro verifique a voltagem das entradas laterais. Se tudo estiver ok, desligue novamente a energia e encaixe a tomada na caixinha. Parafuse-a para prender.
  6. Por fim, encaixe o espelho para dar o acabamento e ligue o disjuntor. Confira de novo a voltagem com o amperímetro e tente ligar algum eletrônico para ver se funciona normalmente. 
  7. Caso a tomada seja dupla, será necessário fazer uma ponte entre as duas entradas: meça a distância entre as duas tomadas e corte pequenos fios do tamanho correspondente, desencapando cerca de 5 mm nos dois lados. Encaixe os fios nas entradas interiores e parafuse - as cores devem ficar retas, nunca cruzando as fases. Visualmente, é como se os fios que saem da parede continuem após passar a primeira tomada. 
  8. As tomadas USB seguem o mesmo procedimento, com a diferença de não possuir o fio terra (verde). Sempre leia as instruções do fabricante. Se possível, contrate um eletricista para fazer essas mudanças.

Uniformize o modelo dos interruptores

interruptor preto parede cimento queimado
Foto: Shutterstock

Assim como as tomadas, os interruptores podem ter padrões diferentes, que variam de design, cor e modelo. Deixar todos no mesmo padrão também ajuda a criar um ambiente mais harmonioso e valorizado - principalmente porque interruptores ficam geralmente mais à vista que as tomadas.

Como trocar interruptores

  1. Antes de mais nada, é preciso saber qual é o tipo de interruptor que você vai trocar: simples (há somente um botão que aciona uma única luz ou um conjunto de luzes), duplo (há dois botões, cada um para uma luz diferente), paralelo (quando dois interruptores acionam a mesma luz, comumente utilizados em escadas ou corredores) ou dimmer (quando é possível escolher a intensidade da luz). Tenha essa informação na hora de ir na loja para comprar um novo. A forma de trocar cada um é bem parecida, o que varia é o número de fios.
  2. Assim como as tomadas, comece desligando o disjuntor do apartamento e desparafusando o espelho (use uma chave de fenda no sentido anti-horário). Retire o interruptor da parede, sem desconectar os cabos. Ligue e desligue o interruptor algumas vezes para se certificar de que não há corrente elétrica passando pelo circuito e evitar choques. Uma chave teste ou voltímetro também podem medir isso. 
  3. Repare quais as cores dos fios e onde cada um está conectado antes de soltar qualquer fio. Se o interruptor estiver no fim ou no começo do circuito, o número de fios muda. Assim com os interruptores paralelos, que podem ter um conjunto de fios. Uma dica é tirar uma foto para registro e assim colocar os fios nos mesmos lugares do novo interruptor. 
  4. Para retirar a peça antiga, utilize um alicate para cortar a parte descamada do fio ou abra o parafuso com uma chave de fenda. Se o fio estiver em um encaixe, o buraco onde os fios são colocados geralmente possui um buraco na parte de baixo - aí você aperta esse buraquinho com uma chave de fenda para soltar o fio.
  5. Coloque os fios no interruptor novo. Lembre-se de desencapar ao menos 5 mm nas extremidades. Na hora de colocar o espelho novo, tome cuidado para não instalar de ponta-cabeça (geralmente há algo escrito na peça indicando o lado de cima).
  6. Caso precise cortar algum fio ou inutilizar algum terminal, cubra com fita isolante por segurança. Se possível, contrate um eletricista ou uma empresa especializada para fazer a mudança para você.

Troque espelhos de tomadas e interruptores

tipos tomadas espelho branco interruptor
Foto: Shutterstock

Espelho é a capa que emoldura o interruptor ou a tomada e é barato, existem opções no mercado a partir de R$ 3. Com o tempo, é normal que as peças fiquem envelhecidas, quebradas ou manchadas. Então, trocar só a parte externa já é uma forma de dar uma renovada no visual do apartamento. Em lojas especializadas, é possível comprar somente o espelho - você só precisa escolher um modelo que encaixe no interruptor ou na tomada que já existe no apartamento.

Na hora de trocar, desligue a energia para evitar acidentes. Desparafuse o espelho antigo da parede e utilize os mesmos buracos para instalar o modelo novo.

Se possível, uniformize outras caixinhas que estão pelo apartamento, como saída de cabo de antena de TV, de linha telefônica, controle de ar-condicionado, entre outros. Use o mesmo modelo ou, ao menos, a mesma cor, para dar uniformizar o visual.

Atenção ao rejunte

massa rejunte trocar obra anuncio
Foto: Shutterstock

O rejunte - aquela massinha que fica entre duas peças de revestimento, como azulejos cerâmicos - precisa estar limpo. Atente-se principalmente às áreas onde há mais umidade, como dentro do box do banheiro ou nas áreas de serviço, pois são locais que ficam encardidos mais rapidamente e onde se cria mais limo. No mercado, há produtos de limpeza e escovas específicas para a limpeza do rejunte, mas se quiser apostar em uma solução caseira, é só aplicar vinagre branco puro na superfície, esperar por 20 minutos e esfregar com uma esponja ou escova de dentes.

“Caso o rejunte esteja desgastado ou com pedaços faltando, o ideal é refazê-lo”, indica Vini. O processo é simples, barato e não precisa de mão de obra especializada.

Como refazer o rejunte da parede ou do piso

  1. Comece retirando a massa danificada e suja com uma chave de fenda na diagonal. Tome cuidado para não danificar a peça de revestimento.
  2. Limpe o excesso de resíduos e o pó com uma bucha molhada, depois passe um pano seco.
  3. A aplicação do rejunte depende de cada fabricante, por isso, é essencial seguir as instruções descritas na embalagem - o procedimento padrão consiste em aplicar a massa com uma espátula ou bisnaga e assentar com uma desempenadeira de borracha.
  4. Para áreas molhadas, o ideal é optar pelo rejunte acrílico ou epóxi (o cimentício só pode ser usado em ambientes secos, como corredores e quartos).

Deixe vidros e espelhos reluzentes

banheiro box marmore branco espelho
Apartamento à venda em Vila Romana com 56 m². Foto: Loft

Janelas, portas de vidro, boxes de banheiro e espelhos são superfícies onde qualquer sujeira aparece bem mais - seja numa foto de anúncio, ou numa visita agendada. Aqui, não há muito segredo: é preciso fazer uma boa limpeza para deixar o visual mais clean. Para vidros (janelas, espelhos e boxes), o ideal é investir em produtos especializados para cada superfície - existem no mercado, soluções para cada tipo de superfície e ambiente, como, por exemplo, líquidos desengordurantes para vidros da cozinha.

Caso queira investir num produto caseiro para as janelas, uma solução popular é misturar 5 partes de água para uma de álcool e uma de vinagre, uma solução bem barata, inclusive. Para espelhos, a receita é diluir detergente neutro em água morna ou misturar partes iguais de água e álcool. Confira um passo a passo abaixo.

Como limpar vidros de janelas e espelhos

  1. Antes de mais nada, passe um pano seco ou espanador para retirar a poeira. Dessa forma, evita-se manchas causadas por resíduos.
  2. Prefira fazer a limpeza em dias nublados. "Quando há sol, o calor incide mais rápido sobre os vidros. E isso faz com que os produtos de limpeza evaporem mais rápido e deixem manchas significativas na superfície", explica a equipe do Triider.
  3. Na hora de passar o produto de limpeza, escolha um pano macio e que não solte fiapos, como os de microfibra. Se o vidro estiver muito engordurado, use água morna e uma esponja macia - nunca esfregue com palhas de aço ou itens que podem riscar. Evite também produtos que contém substâncias abrasivas, como amônia ou cloro. A dica é nunca aplicar qualquer produto direto no vidro ou no espelho - passe primeiro no pano e depois limpe a superfície.
  4. Limpe um lado da janela com movimentos verticais e o outro lado com movimentos horizontais. Dessa forma, evita-se manchas decorrentes de movimentos aleatórios. E lembre-se: para garantir o resultado, a movimentação deve ser constante e precisa.
  5. Com a área já limpa e enxaguada, pegue algumas folhas de papel toalha e passe-as uniformemente sobre os vidros. Repita a operação para melhor polimento.

Retire os adesivos

janela adesivo anuncio vidro
Foto: Shutterstock

“É bem comum a gente entrar num apartamento mais antigo e a janela do quarto estar cheia de adesivos”, conta Vini. Eletrodomésticos, armários e até espelhos às vezes também vêm com adesivos e selos grudados. Listamos algumas soluções para resolver o problema.

Como tirar adesivos de janelas, vidros e móveis

  1. Use um secador de cabelo para ressecar o adesivo e soltar mais facilmente. Funciona mais em janelas e vidros de carro e consiste somente em ligar o ar quente sobre o adesivo. Depois de um tempo, ele começa a soltar e é só puxar. Pode ser que fique uma camada de cola na superfície.
  2. Uma das soluções mais práticas para retirar a cola que ficou num vidro, é usar produtos como o Tira Grude da Quimatic ou o Klyo Limpa Vidros. 
  3. Soluções caseiras são diversas e a eficácia vai depender do tipo de adesivo e de cola. Mas, entre as soluções usuais estão: usar água quente e sabão neutro, aplicar pasta de óleo e bicarbonato ou usar vinagre branco. Em todas elas, deixe a solução agir por um tempo e depois retire com um pano ou esponja macia.
  4. Nunca use lâminas, estiletes ou objetos cortantes. Isso pode arranhar e danificar o vidro.

Confira se o sistema hidráulico e de aquecimento estão funcionando

cozinha reforma parede pastilha pia
Foto: Fly

“Na hora de comprar um apartamento, muita gente quer se mudar o mais rápido possível. Imagina se na primeira noite, o comprador abre o chuveiro e a água está fria?”, aponta Vini. Ou seja, fazer uma inspeção elétrica e hidráulica no imóvel é algo que ajuda quem compra e quem vende.

A forma mais segura de garantir que esteja tudo funcionando é chamar um eletricista e um encanador para uma revisão geral. Caso não seja possível, ligue e desligue todas as luzes para ver se os interruptores estão funcionando. Teste as tomadas. Abra as torneiras e os chuveiros e verifique se não tem nada gotejando ou vazando. Lembre-se de que numa visita, o comprador pode querer testar tudo isso também.

Atualize ambientes

antes depois banheiro obra
Foto: Fly

É possível deixar ambientes mais modernos sem quebra-quebra. Mesmo se for uma área molhada como banheiros e cozinhas. As soluções mais comuns são usar massa acrílica para esconder azulejos, massa cimentícia para cobrir o piso, revestir paredes com pastilhas adesivas ou até adesivar móveis. Pintar paredes e trocar metais também repaginam os ambientes de forma simples.

Veja também:

 Verifique portas e janelas

quarto varanda janela vidro varanda
Apartamento à venda em Brooklin com 50 m². Foto: Loft

Apesar de um detalhe pequeno, portas que rangem ao abrir podem provocar uma experiência negativa numa visita agendada. Imagina ouvir um barulho chato logo ao entrar no apartamento? A forma mais fácil de consertar isso é usar um lubrificante multiuso, como o WD-40. Caso não resolva, pode ser necessário trocar a dobradiça. Nesse caso, é mais aconselhável chamar uma mão de obra especializada para avaliar e realizar a troca. 

Janelas que emperram para abrir ou fechar também podem impactar na experiência. Às vezes, ocorre por conta de uma sujeira num trilho ou uma camada extra de tinta - nesse caso, é preciso limpar o trilho ou a dobradiça ou remover a tinta. Caso seja um modelo feito de madeira, o clima úmido para inchar o material e atrapalhar a abertura - aqui, é só esperar secar para voltar ao normal. Se nenhuma das duas soluções funcionar, chame uma profissional especializado.

Limpeza é essencial

banheiro espelho redondo lavabo tapete
Apartamento à venda em Vila Olímpia com 111 m². Foto: Loft

Ter um aspecto clean é essencial para melhorar o visual do apartamento. Caso vá receber uma visita agendada, retire os sacos de lixo de dentro do imóvel. Os resíduos podem causar mal cheiro e até atrair insetos. Se puder, deixe aromatizadores no banheiro para criar um clima de casa também. 

Na hora de vender apartamento muita coisa entra em jogo. Saber o quanto ele valorizou desde a compra, saber para quem se está vendendo e como negociar da melhor maneira estão entre as buscas mais feitas nesse importante momento. Respostas para todas elas e mais você encontra aqui no Portal da Loft

E veja mais informações sobre a taxa de condomínio nos bairros de São Paulo.

Repórter de decoração do Portal Loft. Jornalista formada pela ECA-USP, trabalha há mais de 10 anos cobrindo arquitetura, design e decoração. Com passagens por redações de revistas impressas e digitais, foi editora e socialmedia das marcas Casa.com.br, CASACOR, Minha Casa, A&C e Casa Claudia.

Veja também

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

plantas apartamento sala vaso pleomele

Morar com estilo

23 de junho de 2022

Plantas e folhagens para apartamento: 10 opções para você cultivar

SBPE Sistema Brasileiro de Poupanca e Emprestimo

Mercado imobiliário

22 de junho de 2022

SBPE: saiba o que é e para quem vale a pena

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.