Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), o bairro Vila Isabel costuma atrair muitas pessoas que buscam um lugar para viver na cidade. Isso ocorre, principalmente, devido às características da região.
Além de ter uma localização privilegiada, próximo ao Andaraí, Engenho Novo, Grajaú, Maracanã e Tijuca, o bairro oferece uma boa infraestrutura e qualidade de vida aos seus moradores. Sem contar que ele tem uma história rica, em especial, relacionada à origem do samba carioca.
Tem interesse em saber mais sobre o bairro? Então confira esse guia completo sobre a Vila Isabel. Dessa forma você poderá avaliar se o local faz sentido para o seu perfil e necessidades!
Vamos lá?
- Qual é a história e curiosidades do bairro?
- Como é a infraestrutura de comércios e serviços no bairro?
- Como é a estrutura de saúde em Vila Isabel?
- Qual é a estrutura de educação no bairro?
- Quais são as características de transporte e mobilidade?
- Como é a segurança em Vila Isabel?
- Quais são as opções de lazer no local?
- Quais são as características de cultura e estilo de vida de Vila Isabel?
- Qual é o custo de vida em Vila Isabel?
Qual é a história e curiosidades do bairro?
A história do bairro Vila Isabel começa há mais de 150 anos, em 1871. Na época, João Batista Viana Drummond, o Barão de Drummond, comprou as terras da Imperial Quinta do Macaco. A antiga dona era a Imperatriz Dona Amélia, segunda esposa de Dom Pedro I.
Drummond, além de barão, era um abolicionista. Ou seja, um indivíduo que se opunha à escravidão. Por esse motivo, ao comprar as terras em 1871, ele decidiu nomear as ruas e praças do bairro em homenagem às pessoas que lutavam contra essa prática.
Vila Isabel, portanto, foi batizada com esse nome em homenagem à Princesa Isabel — uma das figuras femininas mais relevantes da época. Inclusive, foi ela a responsável pela assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, que abolia oficialmente a escravidão no Brasil.
Esse foi o início da história do bairro Vila Isabel, no Rio de Janeiro (RJ). Entretanto, é válido ressaltar que ele só foi fundado de maneira oficial no ano seguinte, em 3 de janeiro de 1872.
Um dos objetivos de Drummond com o bairro era construí-lo com base na capital da França, Paris. Por conta desse interesse, o barão contratou o arquiteto Francisco Joaquim Béthencourt da Silva. Ele era um discípulo de Grandjean de Montigny, um arquiteto francês que vivia no Brasil.
Ao longo dos anos seguintes, Drummond e Béthencourt trabalharam continuamente no desenvolvimento da região. Foi em 1875 que a Vila Isabel de fato começou a ganhar destaque na cidade.
Essa situação aconteceu devido ao sistema de transporte implementado na região. Ele funcionava por meio de bondes movidos por animais e ligava o bairro ao centro do Rio de Janeiro.
A partir de então, o bairro começou a crescer e a atrair o interesse de pessoas e empresas que gostariam de se estabelecer na região.
Onde o samba entra nessa história?
Como você leu no começo do artigo, o samba também tem uma parte significativa na história da Vila Isabel. Porém, ele não estava presente na origem do bairro, mas se destacou algumas décadas depois. Foi no início do século XX, por volta de 1910 a 1940, que essa história começou.
Nesse período, o bairro Vila Isabel se tornou um ponto de encontro de muitos boêmios, poetas e músicos — com destaque para Noel Rosa. O cantor e sambista era um dos mais populares da época e costumava estar presente na região, o que ajudou a torná-la um importante palco para o samba carioca.
Anos mais tarde, em 1946, Antonio Fernandes da Silveira, o “Seu China”, fundou a Unidos de Vila Isabel — uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro.
Em sua história, a escola foi campeã do Grupo Especial do Carnaval em três oportunidades: em 1988, 2006 e 2013. Por esses e outros acontecimentos, o bairro Vila Isabel se fortaleceu ainda mais com relação ao samba.
Como é a infraestrutura de comércios e serviços no bairro?
Agora que você já conhece um pouco sobre a história do bairro Vila Isabel, no Rio de Janeiro (RJ), vale saber como ele está depois de tantas décadas. Afinal, isso é o que importa para quem está pensando em morar na região, não é verdade?
Para tanto, o primeiro ponto que é interessante abordar refere-se à infraestrutura do local. Em especial, em termos de comércios e serviços, dado a relevância e utilidade que eles têm para o dia a dia dos moradores.
Felizmente, a Vila Isabel é bastante completa nesse sentido. Quem vive no bairro tem acesso aos mais variados estabelecimentos e serviços, como:
- academias;
- bancos;
- clínicas;
- escolas;
- farmácias;
- faculdades;
- feiras livres;
- hospitais;
- lotéricas;
- padarias;
- postos de saúde;
- supermercados.
Por essa característica, quem mora na Vila Isabel geralmente não precisa ficar se deslocando para outras regiões da cidade para atender às necessidades diárias.
Como é a estrutura de saúde em Vila Isabel?
Como você viu, o bairro Vila Isabel oferece diversas comodidades e facilidades aos seus residentes. O próximo passo é descobrir como é a estrutura do local em relação à saúde.
Quem vive na Vila Isabel tem à disposição diversos serviços médicos e especializados, o que ajuda a garantir cuidados essenciais para a saúde e o bem-estar. Na região, é possível encontrar diferentes tipos de clínicas, unidades básicas de saúde (UBSs) e bons hospitais.
A seguir, veja alguns exemplos e seus respectivos endereços:
- Clínica Bernardo: Rua Gonzaga Bastos, 224;
- Clínica da Família — Recanto do Trovador: Rua Visconde de Santa Isabel, 272;
- Hospital Municipal Jesus: Rua Oito de Dezembro, 717;
- Hospital Universitário Pedro Ernesto: Boulevard 28 de Setembro, 77;
- INCA — Hospital do Câncer IV: Rua Visconde de Santa Isabel, 274-A;
- Policlínica da Vila: Rua Souza Franco, 214.
Qual é a estrutura de educação no bairro?
Outro aspecto relevante que vale a pena saber sobre um bairro antes de escolhê-lo para morar refere-se ao fator educação. A Vila Isabel apresenta diversas opções de educação. Há desde creches e escolas infantis até instituições de ensino superior.
Ainda, há alternativas tanto públicas quanto particulares, o que é mais um ponto atrativo de morar na região. Com diversas possibilidades, tanto famílias com crianças e adolescentes quanto profissionais e universitários podem ter suas demandas educacionais atendidas.
Alguns exemplos de instituições de ensino na região são:
- Colégio Estadual João Alfredo: Boulevard 28 de Setembro, 109;
- Colégio Martinsinho Vila Isabel — Zerohum: Rua Araújo Lima, 139;
- Colégio Nossa Senhora de Lourdes: Rua Oito de Dezembro, 328;
- Creche Escola Nana Naninha: Rua General Edmundo Gastão da Cunha, 20;
- Escola Giss: Rua Ambrosina, 42;
- Escola Municipal General Humberto de Souza Mello: Rua Oito de Dezembro, 275;
- Pensi — Vila Isabel: Rua Souza Franco, 179;
- Superiorzinho: Rua Teodoro da Silva, 520.
Além dessas opções, a Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) fica no bairro. Ela se encontra no Boulevard 28 de Setembro, número 157.
Ainda nesse tópico, é válido mencionar que a própria UERJ fica bem próxima da Vila Isabel. Ela não se encontra exatamente no bairro, mas o trajeto partindo da região até a instituição costuma levar menos de 10 minutos de carro.
Quais são as características de transporte e mobilidade?
Até aqui, você já viu sobre a infraestrutura, a área da saúde e da educação no bairro Vila Isabel, localizado no Rio de Janeiro (RJ). Em relação ao transporte e a mobilidade na região, não há uma estação de metrô no bairro, mas a Vila Isabel fica próxima das estações Maracanã e Saens Peña.
Ainda, ela conta com diversas linhas de ônibus que passam pelo bairro e se conectam a diversos pontos da cidade. Então, se você costuma utilizar o transporte público para se locomover por diferentes regiões, saiba que o bairro Vila Isabel pode atendê-lo.
Por meio das opções disponíveis, você pode se deslocar tanto para o centro da cidade quanto para as Zonas Sul, Norte e Oeste. Da mesma forma, você consegue transitar por diversas regiões da cidade com o seu veículo ou por meio de táxis, ou serviços de transporte por aplicativo.
Na Vila Isabel e em áreas próximas ficam vias relevantes como:
- Rua Teodoro da Silva;
- Rua Maxwell;
- Túnel Noel Rosa;
- Avenida Rei Pelé.
Como é a segurança em Vila Isabel?
A segurança é um aspecto com o qual as pessoas se preocupam na hora de escolher um lugar para viver. Afinal, é comum evitar morar em uma região que tenha maior incidência de crimes, violência e outros tipos de problemas, não é verdade?
Nesse sentido, a Vila Isabel, em geral, é considerada um bairro seguro. Porém, como em qualquer área urbana, é importante tomar os devidos cuidados e estar sempre atento para não ser alvo de criminosos e de pessoas com más intenções.
Quais são as opções de lazer no local?
Além de todos os pontos que você conferiu até o momento, o lazer é outro fator que não pode ficar de fora de um guia sobre um bairro. Aos finais de semana ou após um dia pesado no trabalho, por exemplo, muitas pessoas querem sair, relaxar e curtir momentos com pessoas queridas.
Sendo assim, vale saber o que você pode fazer e aproveitar na Vila Isabel e no seu entorno. Um dos lugares que não pode ficar de fora é o Parque Recanto do Trovador, localizado na Rua Visconde de Santa Isabel, n° 272.
Trata-se de um lugar para caminhar, correr, andar de bicicleta, jogar bola, fazer piqueniques, passear com a família ou apenas descansar em meio à natureza. Uma curiosidade sobre esse parque é que ele fica no antigo Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.
Outro lugar para aproveitar ao ar livre na Vila Isabel é a Praça Barão de Drummond. Nela, há brinquedos para crianças, quadras poliesportivas, aparelhos para fazer atividades físicas e eventualmente há apresentações e eventos no local.
Mudando um pouco de cenário, você também pode desfrutar na Vila Isabel o Shopping Boulevard, localizado na Rua Barão de São Francisco, n° 236. Ele tem dezenas de lojas, além de restaurantes e cinema.
Por fim, se você gosta de sair com os amigos e desfrutar de um ambiente leve, descontraído e com uma boa gastronomia, saiba que em Vila Isabel há diversas opções de bares, restaurantes e cafés.
Inclusive, alguns desses lugares possuem espaços ao ar livre, com mesas e cadeiras na calçada, remetendo à tradição boêmia do bairro.
Entre os estabelecimentos para conhecer estão:
- Bar Gato de Botas;
- Boteco Petisco;
- Restaurante Siri;
- Taberna Da Vila;
- Vila Inn Gourmet.
Quais são as características de cultura e estilo de vida de Vila Isabel?
Com base em todas as informações que você conferiu até aqui, já é possível ter uma ideia melhor de como é morar no bairro Vila Isabel, no Rio de Janeiro (RJ), certo? Para complementar o seu entendimento sobre a região, vale falar sobre a cultura e o estilo de vida de quem reside no bairro.
A Vila Isabel é rica em cultura e oferece um estilo de vida diversificado. Desde os tradicionais blocos de Carnaval até a cena artística local, o bairro é repleto de expressões culturais. A atmosfera vibrante e acolhedora da região cria um ambiente perfeito para quem valoriza a vida cultural e social.
Além dessas características, o bairro possui bastante natureza ao seu redor, com ruas e praças arborizadas, apesar de ser urbanizado. Isso contribui para um ambiente mais tranquilo e agradável aos moradores.
Por essas características, a Vila Isabel também é uma região interessante para quem gosta de se exercitar ao livre, andar de bicicleta e passear com pets.
Por último, vale destacar os aspectos boêmios do bairro. Isso pode ser observado, por exemplo, nos bares e nas calçadas do Boulevard 28 de Setembro, que são formadas por desenhos, partituras e notas musicais.
Qual é o custo de vida em Vila Isabel?
Como você viu, Vila Isabel, no Rio de Janeiro (RJ), tem muito a oferecer a seus moradores. Por esse motivo, o custo de vida na região costuma ser um pouco mais elevado em comparação com outras áreas da cidade. Isso se deve ao fato de esse ser um bairro de classe média.
Essa questão pode ser observada, por exemplo, pelo preço das casas e apartamentos vendidos no bairro. Em anúncios na Loft, muitos imóveis à venda na Vila Isabel custavam de R$ 300.000 a R$ 800.000, em 2023. Algumas propriedades, inclusive, superam esse valor.
No entanto, é válido ressaltar que, por ter uma ampla rede de comércios e serviços na região, é possível encontrar ofertas e produtos com preços mais acessíveis. Então, como em muitos lugares, o custo de vida também depende de fazer uma boa pesquisa para encontrar estabelecimentos com preços mais atrativos.
Morar na Vila Isabel é vivenciar a rica história e cultura do Rio de Janeiro (RJ) de maneira única. Com uma mistura de tradição e modernidade, o bairro oferece uma infraestrutura completa, acesso a serviços essenciais e um estilo de vida diversificado.
Deixe seu comentário