Você já ouviu falar em canto alemão? Essa tendência de design combina funcionalidade e estilo, tem conquistado cada vez mais espaço nas casas brasileiras. O canto alemão, conhecido por seu assento em forma de L que otimiza o espaço e oferece um ambiente mais intimista, é ideal para quem deseja maximizar a área de convívio.
Mas por que integrar um canto alemão à sua decoração? Além de ser um elemento altamente versátil e convidativo, ele pode transformar completamente a dinâmica de qualquer espaço. Neste artigo, vamos explorar as características essenciais do canto alemão e oferecer dicas valiosas para escolher o modelo perfeito para a sua casa.
O que é canto alemão?
O canto alemão é um tipo de banco contínuo que substitui algumas cadeiras em torno da mesa de refeições. Tradicionalmente, ele é disposto em formato de “L”, aproveitando de maneira eficiente os cantos das salas e otimizando o uso do espaço. No entanto, também é comum encontrar modelos de banco reto, que são posicionados rente à parede.
Origem do nome
A ideia do canto alemão surgiu nos bares e pubs da Alemanha, onde esses bancos contínuos foram criados com o objetivo de preencher os espaços dos cantos e acomodar mais pessoas. Essa disposição prática e acolhedora se tornou uma característica marcante dos estabelecimentos alemães, daí o nome “canto alemão”.
Com o tempo, esse modelo se espalhou pelo mundo, inclusive no Brasil, onde os espaços pequenos dos imóveis urbanos tornaram o canto alemão uma escolha popular. A capacidade de maximizar o espaço disponível e criar um ambiente convidativo fez dessa estratégia uma das favoritas em projetos de decoração modernos.
Vantagens e desvantagens do canto alemão
A principal vantagem do canto alemão é que você consegue aproximar a mesa da parede ao trocar a cadeira por um banco e aproveitar ainda mais o espaço. Uma cadeira precisa de, no mínimo, 60 cm de distância para que você possa se afastar para levantar e sair. Esse é o mínimo, já que o ideal seria 80 cm. No canto alemão, essa medida cai para 45 cm.
No entanto, a desvantagem do canto alemão é justamente a falta de conforto para as pessoas que precisam pedir licença para sair. Como os bancos são fixos e contínuos, quem se senta no meio ou nos cantos pode encontrar dificuldades para se levantar sem incomodar os outros durante as refeições.
Modelos e a versatilidade do canto alemão
Canto alemão pode ser feito de muitos tipos de materiais, no entanto, o mais usado é a madeira. “O projeto de marcenaria permite a execução da medida exata e da escolha de acabamentos e outras funcionalidades”, diz a arquiteta May Lee Chaves. Por exemplo, é possível optar por um banco baú para guardar objetos com estofamento para garantir mais conforto.
Além disso, esse tipo de mobiliário pode ser utilizado em varandas, criando um espaço aconchegante para relaxamento e socialização, ou em áreas de home office, oferecendo uma solução prática para reuniões informais ou momentos de leitura. Sua capacidade de se adaptar a diferentes contextos e estilos de decoração faz dele uma opção valiosa para otimizar e embelezar qualquer ambiente.
Como escolher o canto alemão
A arquiteta Cristiane Schiavoni compartilha as dicas profissionais para que o projeto seja um sucesso:
Opte por mesas com pé central
A mesa com quatro pés dificulta a entrada e a saída das pessoas que estão sentadas no banco. Escolha uma opção com pé ou base central para evitar mais um empecilho.
Projete o encaixe para os pés
A base do banco deve ser, de preferência, um pouco recuada. Dessa forma, a pessoa tem a opção de não ficar o tempo todo na posição ereta com as pernas em 90 graus. Ter um lugar para apoiar os pés traz conforto e faz muita diferença.
Atenção para a profundidade
O ideal é projetar o canto alemão com 40 cm de profundidade. A altura pode variar entre 43 e 45 cm, que são medidas usadas nas cadeiras. Atenção: essa é a medida final. Se optar por um estofamento, por exemplo, não esqueça de levar em consideração no cálculo.
Incline o encosto
O encosto, se for possível, deve ser levemente inclinado. Não é uma regra, já que muitas vezes não há espaço para isso. Mas se o objetivo é melhorar o conforto, o encosto levemente inclinado vai bem.
Considere o todo
Trata-se de um móvel grande e robusto. Por isso, leve em consideração todos os acabamentos para compor a decoração. Há pontos importantes como a iluminação, centro de mesa, almofadas, toalhas, quadros e tapetes que fazem muita diferença no contexto geral.
Comentários
Duarte
Excelente matéria e veio em boa hora, mas... Dúvidas: 1 - a inclinação do encosto é em sentido à mesa ou parede? 2 - como fazer um apoio para os pés? Obrigado
Maria Angélica Rezende Gonçalves
Gostaria de saber qual a distância entre a mesa e o banco alemão. Desde já agradeço.
Deixe seu comentário