Muita gente decidiu trocar de lar nos últimos anos. Segundo levantamento da Loft, quase um terço dos brasileiros mudou de casa durante a pandemia, e os motivos são os mais variados: problemas financeiros, novas necessidades – precisar de um apartamento maior para o home office, ou um menor, para valorizar local à tamanho, por exemplo -, mudança de prioridades, entre outros fatores. São vários os sinais para vender um imóvel.
Mas decidir vender a casa é uma ação importante e que deve ser tomada com cautela e consciência de que, para encontrar um bom negócio, vantajoso e, se possível, rápido, é preciso preparação: da casa, dos documentos, mas também da própria mentalidade. Isso porque a casa é um dos bens aos quais mais temos apego. O proprietário sabe o custo que foi investir naquele espaço, pagá-lo e conservá-lo, mas infelizmente o lado sentimental não pode entrar na equação de venda do imóvel – o ato é um negócio e é preciso tratá-lo como tal.
Por isso mesmo, vender seu imóvel sozinho, sem ajuda, pode ser uma tarefa desafiadora. “Contar com um profissional qualificado e especializado na venda de imóveis tornará essa jornada da compra e venda um bom negócio para ambos”, afirma a consultora imobiliária Marcia Rocha.
- Como vender uma casa rápido?
- 1. Regularize os documentos
- 2. Conserte e pinte a casa
- 3. Limpeza todo dia!
- 4. Tire boas fotos
- 5. Onde vender a casa? Site de venda de imóveis ou imobiliária?
- Como fazer o anúncio de venda de casa?
- Como vender uma casa financiada?
- Como vender casa na planta?
- Como declarar a venda de uma casa?
Como vender uma casa rápido?
Muitos proprietários que decidem pela venda querem saber como venda rápido seu imóvel – especialmente por questões financeiras. Segundo a especialista, não há mágica para vender um imóvel com rapidez: o maior determinante da venda é o preço, aliado a uma boa localização. A Loft tem uma ferramenta que ajuda a resolver esse problema da dúvida do preço do imóvel, é o Especulômetro, que calcula o metro quadrado por bairro em São Paulo e aponta onde houve mais desconto no preço de venda.
Mas é possível aumentar as possibilidades para que a venda aconteça rapidamente e pelo preço que o proprietário deseja. Para ajudar nisso, separamos 4 dicas para quem está começando a pensar no assunto, ou mesmo para quem quer vender seu imóvel e melhorar suas chances e fechar o negócio o quanto antes.
1. Regularize os documentos
O primeiro antes: não adianta querer vender a casa ou apartamento sem saber se todos os documentos, seus e do imóvel, estão em ordem. Segundo Marcia, a regularização da documentação é fundamental para saber se existe a possibilidade da venda e de um eventual financiamento, caso seja necessário. Afinal, qualquer divergência ou pendência pode impedir a realização do negócio.
Em geral, a documentação para compra e venda de um imóvel é:
– Pessoa física
- Documentos de identidade (RG);
- CPF;
- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Certidão negativas (comprovantes de ação civil, criminal ou federal em relação a uma pessoa) de ações na Justiça Federal e do Trabalho, ações cíveis, interdição, tutela e curatela, ações das Fazendas Estadual e Municipal, e protesto de títulos;
- Cópia do comprovante de abertura de conta onde o crédito oriundo do financiamento e do FGTS será recebido (se for o caso).
– Imóvel
- Cópia autenticada da escritura definitiva registrada no Cartório de Registro de Imóveis;
- Certidão atualizada de ônus reais;
- Certidão negativa de IPTU;
- Comprovante de que as contas de água, luz e gás estão em dia;
- Habite-se e, quando se tratar de imóvel novo, o CND/INSS averbadas no Cartório de Registro de Imóveis competente;
- Planta do imóvel aprovada pela prefeitura da cidade onde está localizado o imóvel;
- Declaração de inexistência de débitos condominiais;
- Declaração de saldo devedor, se o imóvel for financiado por outro agente financeiro.
2. Conserte e pinte a casa
Tudo em ordem com os documentos e vai seguir com a venda? Para valorizar e ajudar a vender a casa rápido, a principal dica é fazer consertos, ajustes e pintar o imóvel. Realizar benfeitorias na casa é visto por muitos como desperdício, mas a verdade é a seguinte: você compraria uma blusa amassada e com defeitos? Quase todo mundo diria que não. E, se a resposta for sim, ia querer, ao menos, pagar barato por ela. A lógica é simples e aplicável também a bens maiores: quanto melhor a casa aparenta, melhor valor você conseguirá por ela.
Não é preciso gastar uma fortuna nesses reparos. A ideia é deixar a casa com uma aparência atrativa para os compradores e resolver pequenos problemas que podem se agravar ao longo do período de venda – e causar ainda mais dor de cabeça do que se forem resolvidos anteriormente. Limpar os rejuntes dos azulejos, padronizar interruptores e tomadas, retirar adesivos e pinturas coloridas, verificar o funcionamento das instalações hidráulicas e elétricas e pintar a casa de cor neutra são alguns passos básicos para aumentar as chances de conseguir o preço pedido por ele.
3. Limpeza todo dia!
Parece óbvio, mas a verdade é que muitos vendedores negligenciam a faxina quando a casa está à venda. Segundo a consultora de imóveis, ter a casa limpa e arrumada sempre que receber visitas de potenciais compradores aumenta as chances de venda.
Mas não é só para as visitas que a casa deve estar com a faxina em dia: quando fizer as fotos para o anúncio de venda, o local deve estar impecável, sem bagunça e sujeira aparente. Essa é outra dica que pode parecer senso comum, mas basta uma busca rápida para ver quantos imóveis são anunciados com fotos de itens pessoais espalhados pelos cômodos e até sujeira na pia. Tirar fotos profissionais dos imóveis ajudam e muito na hora da venda A lógica aqui é a mesma do exemplo acima: você compraria uma roupa suja de um site de venda? E porque, então, compraria uma casa? A bagunça e a sujeira tiram o foco do imóvel em si e prejudicam – e muito – o negócio.
4. Tire boas fotos
E, falando nisso, a fotografia do imóvel será o primeiro contato que você e sua casa terão com os possíveis compradores. Por isso, é preciso investir tempo e cuidado nelas. Nada de fazer as fotos apressado, de qualquer jeito: é preciso prestar atenção no foco, na iluminação, mostrar todos os detalhes possíveis e o melhor ângulo de cada cômodo.
Confira algumas dicas para tirar as melhores fotos do seu imóvel:
- Valorize a luz natural, mostrando a iluminação que o imóvel possui;
- Use um tripé para dar estabilidade às fotos;
- Fotografe todos os cômodos, sem exceção;
- Use objetos para dar referência de proporções, como mesas, cadeiras, entre outros.
5. Onde vender a casa? Site de venda de imóveis ou imobiliária?
Depois de toda a preparação, é hora de escolher onde anunciar seu imóvel. A parceria certa pode ser a diferença entre uma venda rápida e vantajosa ou uma cilada. As principais vias para vender imóveis são via imobiliárias e/ou corretores de imóveis ou sites de venda de casas e apartamentos. A Loft fez parcerias com imobiliárias quando incluiu casas em seu portfólio.
Como colocar um imóvel na imobiliária para vender?
Quem quer anunciar o imóvel em uma imobiliária tradicional, segundo Márcia Rocha, primeiro precisa estar com a documentação em dia e procurar uma empresa de confiança, com indicação de algum conhecido, preferencialmente. Segundo ela, a imobiliária tem a vantagem de trabalhar com corretores que estão preparados e são especialistas na região onde está localizado o imóvel, fazendo a conexão entre vendedores e compradores.
Após escolher a imobiliária e levar a documentação, você e a empresa acertarão os detalhes da venda, como o tipo de oferta a receber, o valor do imóvel, as cláusulas do contrato de compra e venda, entre outros acertos para fechar o acordo para a venda da casa.
Tudo acertado, a venda de casas via imobiliária, em geral, segue as seguintes etapas:
- Prospecção de potenciais compradores;
- Proposta de negócio;
- Fechamento do negócio;
- Pós-venda.
Em geral, pelos serviços, as imobiliárias cobram taxas que chegam até 10% do valor de venda do imóvel (no caso de casas rurais) e 8% nos imóveis urbanos. Interessado em vender sua casa ou apartamento? Anuncie seu imóvel com a Loft, acompanhamento online e 1 visita a cada 2 minutos.
Sites de venda de imóvel: como escolher?
A internet facilitou o processo de compra e venda de bens e produtos, incluindo imóveis. Mas, como tudo na web, é preciso cuidado: procure por sites conhecidos e confiáveis na hora de anunciar sua casa, para minimizar a chance de sofrer golpes ou ter seus dados usados de maneira irregular.
É possível consultar a idoneidade de uma imobiliária ou site de imóveis em sites como o Reclame Aqui, que reúne reclamações sobre serviços e produtos, ou o Consumidor.gov.br, ligado ao Procon. Neles, é possível buscar informações sobre a empresa e verificar se há reclamações sobre os serviços ou denúncias de irregularidades – e se elas foram resolvidas – antes de anunciar. Há sites de todos os tipos: aqueles apenas de anúncios, em que você faz todo o trabalho, como gerenciar as visitas à casa, tratar dos trâmites burocráticos, etc; sites de imobiliárias tradicionais e as plataformas digitais de imóveis, que revolucionaram esse mercado. No caso das duas últimas, é importante verificar se as empresas possuem registro para a atividade.
É possível unir os benefícios da imobiliária com a agilidade do site? A resposta é sim! Um desses sites de venda de casas com benefícios é a Loft: a startup imobiliária aposta na tecnologia para ajudar na compra e venda de imóveis, oferecendo todo tipo de suporte: assessoria jurídica, atendimento exclusivo e gestão online de visitas e proposta. A plataforma oferece ferramentas para ajudar na avaliação do imóvel, calculadora de financiamento, informações sobre os bairros e simulação do potencial de compra, entre outros conteúdos relevantes para ajudar no negócio.
Para os proprietários de uma casa, há todo o passo a passo de como vender: como anunciar o imóvel, as visitas – acompanhadas por corretores da empresa -, e a conclusão da venda, com apoio de especialistas Loft.
Como fazer o anúncio de venda de casa?
Se você escolheu uma plataforma online de imóveis, tem nas mãos a chance de anunciar sua casa da maneira que quiser. O anúncio é o grande aliado para vender a casa rapidamente, e seguir as seguintes dicas para anunciar pode ajudar na agilidade de concretização do negócio:
- Fotos boas são essenciais para anunciar um imóvel;
- As imagens devem ser variadas (no mínimo 20), mostrando o imóvel organizado e bem iluminado;
- Tire fotos também do condomínio e o que ele oferece aos moradores;
- O anúncio deve estar bem escrito, de maneira clara e direta;
- Todas as informações importantes devem estar no texto: tamanho do imóvel, design ou arquiteto (se relevante), serviços próximos (escolas, metrô, etc), posição do apartamento e em relação à luz solar, garagem e despesas;
- Coloque um preço justo pelo imóvel. A Loft tem uma ferramenta de avaliação de imóveis para ajudar a chegar ao valor de mercado do apartamento, sem especulação;
- Disponibilize ao menos 20 horas por semana para visitas. Quanto mais visitas, maiores as chances do imóvel ser vendido rapidamente.
Na Loft, por exemplo, você pode anunciar imóvel grátis e com muitas vantagens. O passo a passo é bem simples e autoexplicativo: ao iniciar o cadastro do endereço do imóvel, o site já avisa quantas pessoas estão buscando imóvel no mesmo bairro que o seu!
Na sequência, o site verifica celular, email e nome completo – tudo para garantir a segurança de quem compra e quem vende. O próximo passo é selecionar o tipo de imóvel e complementar o endereço. Depois, é hora dos dados: tenha em mãos as informações sobre a casa como metragem, quartos, banheiros, vagas na garagem, valor do IPTU e áreas de lazer como varanda gourmet, churrasqueira, quadra, etc. No final, é possível personalizar seu anúncio, incluindo uma descrição para valorizar o que há de melhor no imóvel – aproveite para destacar o que o faz especial.
Os próximos passos são informar características do condomínio (se for o caso), valor da taxa, o preço que você quer pelo imóvel. Nessa parte, o site já calcula o quanto você receberá, excluindo a porcentagem da empresa no caso da venda se concretizar. Por último, hora de colocar as fotos do imóvel. E pronto! Seu anúncio está no ar. Fácil e rápido.
Os vendedores e compradores também podem contar com a agilidade do aplicativo da Loft, que facilita a gestão do imóvel anunciado e também a busca por um novo.
Como vender uma casa financiada?
Quem deseja vender seu imóvel muitas vezes ainda não terminou de pagar o financiamento sobre ele. Então, surge a dúvida de se é possível realizar a venda. Primeiro, é bom reforçar que é possível, sim, vender uma casa ou apartamento financiado. Essa operação, no entanto, envolve alguns passos diferentes do que na hora de vender um imóvel próprio. Isso porque o imóvel financiado é uma propriedade do banco credor até a quitação da dívida.
O primeiro passo, então, para vender um imóvel com financiamento ativo é comunicar a instituição financeira credora sobre a decisão da venda. Depois disso, é preciso escolher como a transação de venda vai se concretizar. As principais opções são: venda sem novo financiamento (quando o valor pago pelos compradores é usado para quitar o financiamento dos vendedores) ou venda com novo financiamento (quando os compradores adquirem o imóvel com um novo financiamento e a instituição financeira desse novo financiamento quitará a dívida com o primeiro banco). Os caminhos são parecidos quando se decide pela exclusão do cônjugue no financiamento imobiliário.
Como vender uma casa financiada pela Caixa?
Quem tem uma casa financiada pela Caixa e quer se mudar para outro lugar não pode, por exemplo, alugar essa propriedade e morar em outra. Mas é possível vender a casa financiada pelo banco da mesma maneira que qualquer outro imóvel financiado. Na Caixa, a principal facilidade está no caso de o comprador também financiar a compra do imóvel pelo banco: a Caixa realiza a quitação do débito do vendedor e o financiamento do comprador ao mesmo tempo, minimizando a burocracia.
Como vender casa na planta?
Vender um imóvel comprado na planta é uma saída para quem comprou uma casa ainda em construção, mas se arrependeu e não quer perder dinheiro – isso porque você pode desistir de uma casa na planta, mas não receberá de volta 100% do valor já pago. Vender o bem na planta é um direito do comprador até a entrega das chaves.
Falar com a construtora e entender a situação é o primeiro passo para realizar uma venda tranquila, especialmente se o imóvel ainda não foi totalmente pago. É importante acordar com a empresa e com o banco credor o repasse imobiliário (transferência de um financiamento imobiliário ativo de uma pessoa para outra) ao comprador. Com tudo acertado, a incorporadora pode redirecionar as parcelas que faltam para o novo proprietário.
Para realizar a negociação é necessário ter em mãos todos os contratos assinados com a incorporadora e todos os documentos relacionados à compra, como escritura de alienação fiduciária. Depois, é necessário ir ao Cartório de Registro de Imóveis onde a propriedade está registrada para fazer um contrato de compra e venda que descreva o valor acordado e as condições de pagamento.
Como declarar a venda de uma casa?
Conseguiu realizar a venda do imóvel? Parabéns! Mas não se esqueça que logo mais o período de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2023 está aí e será necessário declarar a venda da casa. Sendo ou não uma venda de imóvel financiado, a operação deve ser declarada como venda de imóvel à vista. A diferença entre os dois casos (quitado x alienado) é que você só vai ter como lucro taxado a diferença entre o total recebido e a quantia empregada para quitação da dívida.
Quando se vende um imóvel, é necessário preencher o Programa de Ganhos de Capital (GCap), disponível no site da Receita e que facilita o cálculo do imposto obtido sobre o lucro na venda de um imóvel. Esses dados podem ser importados para a declaração do IR. Caso a venda se enquadre como isenta de Imposto de Renda – como no caso de, por exemplo, a venda ter ocorrido para aquisição, no prazo de 180 dias, de imóveis residenciais localizados no Brasil -, o valor entrará automaticamente na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis da declaração.
Caso o lucro na venda seja tributável, os dados importados vão ser inseridos em Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva. No caso do imóvel vendido estar financiado, além de inserir informações relativas ao lucro, é preciso excluir o imóvel financiado da aba “Bens e Direitos”.
Colaboração de Karen Villerva
Deixe seu comentário