Morar em São Paulo (SP) é uma experiência única, especialmente quando se trata de viver em um bairro como o Sacomã. Isso porque essa é uma região que tem muito a oferecer aos seus moradores e com um custo não muito elevado.
Contudo, antes de tomar qualquer decisão a respeito de morar ou não nesse bairro, é importante conhecer melhor as suas características. A partir dessas informações, você poderá avaliar se ele faz sentido para o seu caso.
Se você quer saber mais sobre o Sacomã e como é morar nesse bairro, continue lendo este artigo e esclareça as suas dúvidas!
Onde fica o bairro Sacomã e qual a sua história?
O Sacomã está localizado na zona sul da cidade de São Paulo e faz divisa com os bairros do Ipiranga, Saúde, Jabaquara e Vila das Mercês. Assim como diversas regiões de SP, a origem do bairro Sacomã ocorreu a partir da chegada de imigrantes europeus, em especial, franceses.
O bairro foi fundado em 1939, tendo características tanto residenciais quanto comerciais. Ele possui uma mistura de casas, prédios e estabelecimentos, e conta com uma boa infraestrutura de serviços. Entre eles, estão:
- academias;
- açougues, bares, lanchonetes e restaurantes;
- farmácias;
- escolas públicas e privadas (do ensino infantil ao médio);
- faculdades;
- lojas de rua;
- padarias;
- postos de combustíveis.
- postos de saúde;
- supermercados.
De maneira geral, o bairro costuma ser tranquilo, possui ruas bem iluminadas, conta com áreas verdes e é bom para quem tem pets.
Quais são as opções de lazer desse bairro?
Como você viu, o Sacomã oferece uma infraestrutura diversificada em termos de serviços para os seus moradores. Mas será que o bairro conta com boas opções de lazer? Por ficar localizado bem próximo do Ipiranga, quem vive na região do Sacomã pode aproveitar diferentes tipos de atrações.
Uma das principais é o Parque da Independência, local que abriga diversos monumentos históricos e oferece espaços para caminhar, praticar atividades físicas, fazer piqueniques etc.
Outra opção é o Sesc Ipiranga. Nele, há diferentes tipos de atividades culturais, esportivas e de lazer para seus associados, como:
- cursos;
- espetáculos teatrais;
- exposições;
- oficinas;
- sessões de cinema;
- shows musicais.
Como é a mobilidade no Sacomã?
Após conhecer as principais opções de lazer presentes no Sacomã e em regiões próximas, vale a pena saber como é a mobilidade no bairro. Afinal, esse é um fator que também costuma ser de grande relevância para as pessoas.
A região possui uma boa mobilidade, contando com as estações de metrô Sacomã, Alto do Ipiranga e Tamanduateí. Além disso, há diversas linhas de ônibus que passam pelas ruas do bairro.
Vale ressaltar que o local fica próximo da rodovia Anchieta e da Avenida do Estado — o que facilita o acesso a diversas outras regiões. Por exemplo, a cidades do grande ABC, a áreas próximas de São Paulo e até mesmo ao litoral paulista.
Uma viagem de carro partindo do Sacomã com destino a praia de Santos, por exemplo, leva aproximadamente 1h15min. Portanto, como você pode ver, costuma ser fácil se locomover pela região do Sacomã e ter acesso a outras áreas — tanto de carro quanto por meio do transporte público (ônibus e metrô).
Qual é o custo de vida nesse bairro de São Paulo?
Outro aspecto relevante e que tende a influenciar a decisão de pessoas sobre morar ou não em um determinado bairro refere-se ao custo de vida do local.
No caso, o Sacomã é um bairro com preços mais acessíveis, tanto para quem pretende alugar quanto para quem deseja comprar um imóvel na região. Por conta disso, o local acaba sendo uma opção interessante e viável para quem tem interesse em morar na zona sul de SP sem gastar muito.
O custo de vida no Sacomã é razoável, principalmente quando se considera a quantidade de serviços e comércios disponíveis. Ademais, o preço das casas e dos apartamentos disponíveis na região costuma ser mais baixo em comparação a outros bairros da cidade.
Ainda, é preciso ter em mente que os preços podem variar, considerando o que você busca em um imóvel. A propriedade pode ser mais cara ou mais barata dependendo da localização, tamanho, número de quartos, entre outros aspectos.
Por isso, se você está considerando morar nesse bairro, saiba que é fundamental pesquisar as oportunidades. Assim, você poderá avaliar as opções disponíveis e fazer comparações, até encontrar um imóvel que atenda às suas necessidades — e, o principal, que não ultrapasse o seu orçamento.
Afinal, vale a pena morar no Sacomã?
Após conferir todas essas informações sobre o bairro Sacomã, é natural que você queira saber se realmente vale a pena morar nele. Como você viu, existem diversos pontos relevantes sobre a região, principalmente em termos de infraestrutura e mobilidade.
Se você valoriza esses aspectos ao pensar em um lugar para morar, o Sacomã pode fazer sentido para o seu caso. Também é preciso ressaltar que cada indivíduo tem um estilo de vida, além de diferentes desejos e interesses.
Portanto, cabe a você analisar as características apresentadas de modo a analisar se elas condizem com o seu perfil e necessidades. Caso não seja o caso, vale conferir outras regiões da cidade, como a Mooca ou a Vila Prudente. Essa é uma decisão particular e para tomá-la com sabedoria, você deve colocar na balança o que é mais relevante para você, beleza?
Ao longo deste conteúdo, você conheceu as principais características do Sacomã e entendeu melhor como é morar nesse bairro de São Paulo. Se ele fizer sentido para o que você procura, é hora de começar as pesquisas para encontrar o imóvel ideal.
Se você tiver interesse em encontrar uma opção de qualidade na região, acesse os apartamentos à venda no Sacomã e confira as propriedades disponíveis!
Deixe seu comentário