Os benefícios de morar em um apartamento próximo ao metrô

Compartilhar a notícia

18 de dezembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de junho de 2022 7 min de leitura
morar-em-apartamento-proximo-ao-metro

Tem dúvidas se vale a pena investir em um apartamento próximo ao metrô? Entenda por que este pode ser um investimento sólido e sustentável para o futuro

Ter mais opções de transporte perto de casa é quase sempre uma vantagem. Mesmo que seu perfil seja mais caseiro, ou que você não pretenda utilizar a rede de transporte público, escolher um apartamento próximo ao metrô é fazer um investimento no futuro.

Cada vez mais governos e empresas ao redor do mundo estão estimulando a utilização de transportes coletivos ou não motorizados, como as bicicletas, para diminuir o consumo de combustíveis e ajudar o meio ambiente. Dessa forma, o apartamento próximo ao metrô só tende a ser valorizado ao longo dos próximos anos.

5 razões para procurar apartamento próximo ao metrô

Como falamos anteriormente, será mais comum utilizar transporte público daqui para a frente. Portanto, um ótimo jeito de entrar nessa tendência sustentável é morar perto de uma estação de metrô ou, até mesmo, de um corredor de ônibus e de ciclovias.

Separamos 5 boas razões para você pensar em morar em um apartamento próximo ao metrô, confira: 

1) Fuga do trânsito

O principal motivo para procurar apartamento próximo ao metrô é ter a opção de fugir do trânsito. Acordou sem vontade de dirigir e quer deixar o carro na garagem? Basta caminhar até a estação e seguir viagem.

2) Economia de dinheiro

Outra boa razão para ter o metrô perto de casa é se quer economizar com a manutenção do carro e com combustível. Coloque na ponta do lápis quanto você gasta por mês para abastecer o carro e quanto gastaria de transporte público. Geralmente, vale a pena ir de metrô ao trabalho ao menos metade da semana.

3) Fácil acesso à cidade

Encontrar um local para estacionar às vezes é uma missão difícil, não é? Se há a possibilidade de ir de metrô, esse problema deixa de existir e você tem acesso fácil aos lugares. 

4) Mais oportunidade de lazer

Amigos podem te visitar com mais facilidade e você aproveita para ir a bares ou ao cinema sem precisar tirar o carro da garagem. Aos domingos, pode aproveitar para ir à Avenida Paulista, por exemplo, que fica fechada para carros e possui três estações de metrô da linha 2-verde em sua extensão.

5) Investimento para o futuro

Um apartamento próximo ao metrô raramente sofre desvalorização. Ou seja, a compra de um imóvel com essa comodidade representa uma excelente opção de investimento, tanto para morar, quanto para alugar.  

Como as regiões de São Paulo influenciam na valorização do imóvel? 

Com mais de 12 milhões de habitantes, é difícil pensar em organizar a cidade sem dividi-la por áreas. As regiões de São Paulo seguem um esquema utilizado na maioria das cidades, com uma divisão por zona geográfica: zona norte, zona sul, zona leste, zona oeste e centro. 

O centro e a zona oeste concentram várias estações de metrô de São Paulo, e isso impacta no valor dos imóveis. Nos bairros mais afastados do centro da cidade, o transporte costuma ser pelos trens da CPTM, que têm interligação com o metrô. A principal diferença nos serviços é o intervalo entre os veículos - o metrô geralmente é mais rápido.

Quando o assunto é a variação do valor do metro quadrado em SP por bairro, nos deparamos com muitas diferenças. No entanto, este não deve ser o único ponto de corte entre a escolha de uma região ou outra. 

Por exemplo, os apartamentos nos Jardins, na zona oeste, podem custar até R$ 22 mil o metro quadrado, e há diversas opções próximas a estações de metrô. Em Pinheiros, também na zona oeste, o custo é de R$ 10,2 mil, em média. Os bairros pertencem à mesma região da cidade e possuem mais de uma estação de metrô próximo. Porém, outros fatores também influenciam os valores no mercado imobiliário.

É mais importante para você estar perto do lazer da Avenida Paulista e de museus ou de novos restaurantes? Seus gostos e preferências de atividades, além das comodidades de cada bairro, também devem entrar na conta do investimento. 

Por que investir em apartamentos à venda próximo ao metrô?

Apesar da dificuldade de encontrar terrenos para construção de novos empreendimentos, há muitas opções de apartamentos à venda próximo ao metrô. Embora normalmente sejam imóveis mais antigos, não é preciso ter medo da reforma se você se planejar para ela.

O preço do apartamento perto do metrô vai variar de um bairro para o outro, pois depende do valor médio do metro quadrado de cada região. A boa notícia é que, quando falamos em apartamento em São Paulo, os imóveis localizados até um quilômetro de distância de estações de metrô são em média 16% mais valorizados do que em áreas adjacentes. Os dados são de um estudo realizado pelo Geoimovel-VivaReal.

Isso significa que, apesar de exigirem um investimento inicial maior, não devem desvalorizar nunca. Quem pensa em comprar um apartamento próximo ao metrô na zona leste de SP, por exemplo, já pode ter em mente a futura linha 16-violeta, que cortaria o meio da zona leste, em direção ao oeste. 

De acordo com a Folha de S.Paulo, o novo trecho partiria de Jardim Brasília, seguindo por Anália Franco, Aclimação, com conexão no Paraíso e depois seguiria pelos Jardins, até Oscar Freire (linha 4-amarela). Analisar todas as linhas, existentes e futuras, é fundamental para quem procura apartamento para comprar perto do metrô. 

Ao visitar um apartamento para comprar perto do metrô, aproveite para fazer o trajeto até a estação a pé, para avaliar o tempo gasto e se a caminhada é segura. No site da Loft, é possível saber se o apê que você gostou tem metrô próximo, além de ter acesso ao nome da rua para traçar uma rota aproximada até a estação. Confira nossos apartamentos e escolha que bairro com metrô você quer morar!

Entenda o metrô de São Paulo

A rede de Transportes Urbanos é composta pelo metrô de São Paulo, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e pela Empresa Metropolitana de Trens Urbanos (EMTU). Juntas, as empresas operam um mapa com 15 linhas de trens e corredores de ônibus, que atendem a todas as regiões de São Paulo. 

O metrô de São Paulo funciona todos os dias, das 4h40 às 0h. As linhas da CPTM estão em funcionamento das 4h às 0h. A seguir, veja o mapa completo das linhas e aproveite para anotar as estações onde gostaria de procurar apartamento próximo ao metrô.


Para ficar sempre por dentro das notícias do mercado imobiliário, continue acessando o blog da Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde! Caso necessite de mais informações sobre a Loft ou sobre parcerias, entre em contato pelo e-mail imprensa@loft.com.br que responderemos você rapidinho.

Veja também

LofTV

29 de junho de 2022

Quadra de beach tennis em condomínios: benefício real ou modinha?

bebe tapete brinquedoteca

Morar com estilo

28 de junho de 2022

Como adaptar o lar para a chegada de um filho

sala estar sofa tapete planta

Morar com estilo

28 de junho de 2022

Casa aconchegante: a decoração deste apartamento é baseada no estilo comfy

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.