O drywall é um material amplamente utilizado na construção civil, atendendo a diferentes necessidades. Conhecido por sua praticidade, rapidez de instalação e versatilidade, a solução tem espaço garantido no mercado.
Ao pensar em reformar o seu imóvel com um bom custo-benefício, considerar a aplicação do drywall costuma ser relevante. Mas você conhece esse material o suficiente para tomar uma boa decisão nesse momento?
Ao continuar a leitura, você saberá o que é o drywall, como é feita a sua instalação e as principais vantagens que ele oferece.
Acompanhe!
O que é drywall e como funciona?
O drywall é um material de construção que consiste em placas de gesso revestidas com papel cartão — o que o faz também ser conhecido como gesso acartonado. Ele pode ser fixado em uma estrutura de metal ou de madeira para criar paredes e tetos em construções residenciais e comerciais.
Comparado a outros materiais, o drywall é uma opção popular devido à facilidade e rapidez na hora da instalação. Além disso, ele é mais leve e pode ter propriedades de isolamento acústico e térmico.
Quais são os tipos de placas de drywall e suas características?
No mercado, é possível encontrar o drywall em diversos tipos diferentes. Como um tem recomendações específicas de uso, vale a pena entender como cada opção funciona e quando é possível utilizar a alternativa.
Na sequência, confira as variedades do material e suas características!
Placa padrão
A placa padrão é o tipo mais comum de drywall, podendo ser aplicada em paredes internas e tetos. Ela é composta por um núcleo simples de gesso revestido por papel cartão nas duas faces.
Placa para revestimento
A placa para revestimento costuma ser aplicada sobre paredes de concreto ou de alvenaria, não sendo necessário ter uma estrutura de madeira, por exemplo. Essa placa costuma ser mais espessa do que o modelo padrão, o que possibilita o uso em paredes internas e externas.
Placa verde ou resistente à umidade
Já a placa verde ou resistente à umidade é um tipo de drywall indicado para locais úmidos, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. A resistência desse material se deve à presença de uma camada de papel cartão verde. Como ele contém aditivos químicos, o material consegue resistir aos ambientes úmidos.
Placa de alta resistência a impactos
Locais com alto tráfego de pessoas — como corredores de escolas e hospitais — tendem a se beneficiar da placa de alta resistência a impactos. Ambientes como salas de jogos e academias também podem aproveitar o uso do material. Essa opção apresenta um núcleo mais denso e uma camada mais resistente de papel cartão.
Placa rosa ou resistente a fogo
Para ambientes com risco de incêndio, escadas, saídas de emergência e paredes compartilhadas, a utilização da placa rosa é a mais indicada. Ela conta com o revestimento de uma camada rosa de papel cartão que contém aditivos químicos que retardam a propagação do fogo.
Placa acústica
Já a placa acústica serve para melhorar o isolamento acústico de um ambiente. Assim, ela pode ser utilizada em locais onde é necessária a redução de ruídos, como quartos e estúdios. Para minimizar o som, esse material contém um núcleo de gesso mais denso e uma camada mais espessa de papel cartão.
Placa termoacústica
Se a função é fornecer isolamento acústico e térmico para o cômodo, a placa termoacústica é a mais indicada. Sua composição inclui um núcleo de gesso mais grosso, uma camada mais espessa de papel cartão e outra composta por lã de vidro.
Quais podem ser os usos do drywall?
Ao saber os tipos de drywall, você aprendeu as principais utilizações desse material. Agora que tal compreender a fundo essas aplicações? Assim, será mais fácil descobrir como essa alternativa pode se encaixar no seu lar.
A seguir, confira quais são os principais usos do drywall!
Paredes internas
O drywall é frequentemente usado para criar paredes internas em residências e prédios comerciais. Além da facilidade na instalação, ele pode ser cortado em diferentes tamanhos e formatos para se adaptar aos layouts.
Tetos
O material também pode ser uma boa escolha para tetos, especialmente em projetos residenciais. Como ele é leve, possibilita a criação de diversos tipos de tetos, incluindo projetos rebaixados ou decorados.
Forros
O drywall pode ser utilizado como um forro falso em edifícios comerciais e residenciais. Desse modo, é possível reduzir a altura dos ambientes, a fim de criar uma sensação de aconchego.
Revestimento de paredes
Outra utilização do drywall é como revestimento de paredes para criar uma superfície lisa e uniforme. Isso é especialmente útil em superfícies irregulares ou com texturas que podem ser difíceis de trabalhar com outros materiais, como o papel de parede.
Painéis acústicos
No caso do drywall acústico, ele serve para criar painéis que ajudam a reduzir o ruído em espaços internos. Isso é útil em salas de cinema, estúdios de música e salas de reunião, por exemplo.
Divisórias
Uma das aplicações mais comuns do drywall é a divisão de ambientes. Assim, o material pode ser útil para criar diferentes espaços onde era apenas um local amplo, como escritórios, departamentos e quartos. Com ele, a reforma se torna mais simples e o layout pode ser modificado.
Proteção contra incêndios
Como você aprendeu, existem placas de drywall resistentes ao fogo, de modo que elas podem ser utilizadas para criar barreiras em um edifício. Isso permite que os ocupantes tenham mais tempo para evacuar o local com segurança diante de uma emergência, por exemplo.
Isolamento térmico
O drywall ainda pode ser utilizado como parte de um sistema de isolamento térmico em imóveis, ajudando a manter uma temperatura interna estável e agradável. Dependendo da época do ano, a instalação do material pode minimizar o problema causado por temperaturas desconfortáveis.
Instalações elétricas e hidráulicas
Existem reformas nas quais é necessário refazer as instalações elétricas e hidráulicas. Para evitar quebrar as paredes, é possível executar o trabalho normalmente e cobrir ao final com o drywall. Desse modo, os tubos e fios não ficam expostos, o acesso a eles é facilitado e há uma redução no tempo de obra e na geração de resíduos.
Design de interiores
Por conta da facilidade de manuseio, o drywall é um material versátil que pode estar presente em projetos de design de interiores para criar diversas texturas, formas e detalhes. Ele pode ser pintado, revestido com papel de parede ou decorado com molduras e outros elementos.
Quais são as vantagens de usar esse material nos imóveis?
Após conferir as principais utilizações do drywall, é válido conhecer as vantagens desse material. Para começar, essa solução é mais leve do que madeira ou alvenaria convencional. Assim, o drywall não sobrecarrega a estrutura do imóvel, podendo ser utilizado em construções de andares.
Além disso, como a sua espessura é mais fina, ele economiza espaço em relação à alvenaria, o que é ótimo para ambientes pequenos.
Outro ponto é a resistência ao fogo oferecida pelo tipo rosa, o que ajuda a proteger o imóvel e a sua família em casos de incêndio. Isso também é fundamental em edifícios com maior tráfego de pessoas, como escolas, hospitais e empresas.
Por ser um material de fácil instalação, os profissionais gastam menos tempo realizando a tarefa, o que ajuda a diminuir os custos da reforma. Ainda, o drywall contribui para uma reforma mais limpa, já que o seu volume é reduzido e o uso dessas placas permite evitar a quebra de paredes.
Considerando que a construção civil é uma das maiores responsáveis pelos impactos ambientais, reduzir o lixo produzido por ela ajuda o planeta. Sendo assim, é notável a sustentabilidade desse material.
Como o drywall é instalado?
O próximo passo é saber como o drywall é instalado. Após a escolha das placas que mais se adéquam às necessidades do ambiente, é preciso medir o local de aplicação para planejar a quantidade necessária do produto.
Desse modo, é possível evitar a perda de tempo causada pela falta de drywall, por exemplo. Essa também é uma forma de evitar o desperdício que ocorre ao comprar mais produtos do que o necessário.
O local da instalação precisa ser preparado e deve estar nivelado, limpo e seco. Depois, as placas de drywall são cortadas conforme as dimensões da área. Isso pode ser feito com uma serra circular, serra tico-tico ou estilete, dependendo da espessura, do tipo de placa e do corte desejado.
Com as placas já cortadas, elas são fixadas à superfície de interesse com parafusos ou pregos especiais para drywall. Para isso ocorrer com segurança, elas são posicionadas e presas em uma estrutura de suporte de madeira ou metal.
Após a fixação, é o momento do acabamento, o que inclui aplicar fita de papel nas juntas entre as placas, com posterior cobertura usando massa específica. Depois que a massa secar, é necessário lixar a superfície para deixá-la lisa e nivelada.
O próximo passo inclui a pintura ou a aplicação de outro tipo de revestimento, como adesivo ou papel de parede. Porém, vale ressaltar que a instalação de drywall pode variar dependendo do tipo de projeto, tamanho do local e outras especificidades.
Como escolher um profissional qualificado para instalar drywall?
Apesar de o drywall ser um material fácil de instalar, isso não significa que qualquer pessoa possa realizar esse processo. Na prática, o ideal é contar com um profissional capacitado para executar essa etapa.
A busca por um especialista nessa tarefa é uma forma de garantir que o resultado será adequado e atenderá às suas expectativas. Além disso, ter essa preocupação na contratação é indispensável para que o ambiente fique realmente seguro.
Para escolher alguém qualificado, busque por uma empresa ou pessoa com experiência comprovada na instalação do material. Ainda, peça referências de clientes anteriores e verifique as opiniões em sites de avaliação de serviços. Isso pode ajudar a analisar a qualidade do trabalho do profissional ou empresa.
Se for o caso, você pode pedir indicações para um familiar, amigo ou colega de trabalho que fez esse tipo de instalação recentemente. Essa medida aumenta a sua segurança na contratação do profissional.
Também é indicado solicitar um orçamento detalhado, com todas as etapas do trabalho descritas, para evitar surpresas no final do projeto. Certifique-se de que o orçamento inclui todos os custos relacionados ao trabalho, como materiais, mão de obra e acabamento.
Outro ponto consiste em verificar se o profissional oferece garantia e suporte pós-instalação. Desse modo, você evita desentendimentos e chateações se ocorrerem problemas com o trabalho realizado.
O drywall exige cuidados específicos?
Tão importante quanto instalar corretamente o drywall é saber como cuidar no dia a dia. Afinal, a intenção é que ele se mantenha útil e bonito por muito tempo.
Se as placas de drywall não tiverem proteção contra a umidade, o ideal é evitar a exposição excessiva à água. É o caso daquelas instaladas em salas e quartos, por exemplo. Como o material é mais frágil, você deve protegê-lo com uma barreira impermeável se for necessário molhar o ambiente.
Outro cuidado é evitar os impactos fortes, especialmente se o drywall não tiver uma espessura que suporte batidas. Caso contrário, o material pode ser danificado.
Também é fundamental realizar a manutenção regular das placas para garantir a durabilidade e a boa aparência delas. Isso inclui a limpeza das paredes com um pano macio e a verificação periódica das juntas de dilatação e de outras áreas que podem necessitar de reparos.
Apesar de o drywall ser um material resistente, ele pode ser facilmente perfurado ou danificado se não for manuseado do modo correto. Caso seja indispensável fazer furos ou cortes, utilize ferramentas específicas para evitar danos à superfície.
Por fim, é preciso tomar cuidado ao pendurar objetos nas paredes de drywall. Como o material é projetado para suportar uma carga limitada, evite sobrecarregar as paredes ou o teto com objetos pesados, como armários ou estantes.
Neste post, você descobriu o que é o drywall e as suas vantagens em divisões de espaços, rebaixamento de teto e outras utilizações. Agora, é possível considerar o uso do material em suas reformas para aproveitar o melhor custo-benefício que ele oferece.
Procurando imóveis para comprar com drywall? A Loft tem muitas opções!
Comentários
Valdemar Egídio dos Santos
Aonde encontrar este material e valores para ser comparado com a alvenaria tradicional.?
FELIPE ILHA DUTRA
Explicação perfeita.
Deixe seu comentário