A composição de revestimento colorido com outros toques de decoração pode trazer personalidade a um ambiente. Há opções com diferentes texturas e cores, tornando possível customizar os cômodos da maneira como você desejar.
Então vale conhecer quais são os tipos de revestimento existentes e saber como combiná-los. Assim, os ambientes ficam personalizados, seja com traços mais delicados ou intensos. Ao mesmo tempo, você traz mais uma camada de proteção para a parede, piso ou teto e traz originalidade ao imóvel.
Está curioso para saber como utilizar revestimentos coloridos? Conheça 6 maneiras de aplicá-los que estão em alta no mercado!
1. Revestimento colorido destonalizado na cozinha ou sala
O revestimento destonalizado traz modernidade aos espaços de uso comum, como cozinha e sala. Ele possui uma variação de tom intencional, mas as nuances são da mesma coloração. Isso faz com que o resultado seja harmônico e versátil para combinar os móveis e outros objetos.
A seguir, entenda como utilizar essa alternativa nos dois cômodos!
Cozinha
A cozinha é o ambiente ideal para utilizar o revestimento destonalizado. Quem prefere um espaço iluminado e mais neutro, pode recorrer aos tons mais claros, pois dão a sensação de limpeza e amplitude.
Caso esse espaço tenha foco na realização de festas e receber amigos, uma coloração vibrante pode fazer sentido. Assim, vale escolher uma paleta de utensílios e eletrodomésticos que combine com o revestimento, trazendo vida ao ambiente, concorda?
Nesse cômodo, vale ressaltar que é preciso cuidado na escolha de material se o revestimento for feito no piso. Isso porque o ambiente pode ficar molhado e causar acidentes. Então evite peças escorregadias e pouco resistentes.
Sala
Na sala, a escolha pode ser de tons mais suaves, para combinar com a mobília colorida, ou tonalidades mais fortes, para contrastar com mobília neutra. Por exemplo, imagine uma sala com móveis de uma mesma cor mais clara e uma parede destonalizada em vermelho.
Nesse caso, as escolhas dependem da personalidade dos moradores. Também vale pensar que não é necessário fazer a sala inteira revestida, seja por questões econômicas ou preferência pessoal. Você pode revestir apenas uma área, chamando a atenção para esse ponto do cômodo.
2. Revestimento colorido na parede para gerar destaque
Independentemente do ambiente, o revestimento colorido em uma das paredes é um diferencial. Para quem deseja ousar e manter a coloração forte e chamativa, essa costuma ser uma ótima solução.
Nesse caso, é possível escolher apenas uma cor ou diversas opções, podendo combiná-las pelo contraste ou pela semelhança entre si. Assim, o ponto focal será essa parede, cabendo investir também na iluminação e objetos de decoração especiais.
Aqui, ambientes externos e internos podem ser beneficiados. Em uma área gourmet, o revestimento colorido pode ajudar a descontrair o ambiente e deixá-lo mais agradável. Na brinquedoteca, ousar com as cores fortes também é uma maneira de chamar atenção das crianças e fazer uma decoração despojada.
Já aqueles que gostam mais de um espaço minimalista, escolher tonalidades mais neutras ajudam a dar um ar de simplicidade e de sofisticação, sem abdicar completamente do uso de cores. Ainda é possível apostar em texturas diferentes e que harmonizem com o resto da decoração.
3. Revestimento em meia parede do banheiro
Os banheiros também são cômodos em que o uso das cores pode fazer a diferença. Uma possibilidade é criar um ambiente com o vaso sanitário e a pia brancos e usar o revestimento colorido em meia parede. Essa opção ajuda a deixar o espaço mais charmoso.
Vale destacar que o revestimento pode ser usado de diversas formas, desde paredes de banheiros menores até suítes grandes com banheira. Em qualquer um dos casos, a cor valoriza o ambiente e, a depender do modelo escolhido, faz com que o espaço ganhe um ar de diversão.
Para esse trabalho, um material bastante utilizado é a cerâmica, que pode ser encontrada em diferentes formatos e cores. As pastilhas são outras opções comuns, podendo transformar uma parte do cômodo com formas geométricas usando diferentes cores e tonalidades.
4. Revestimento para divisão de ambientes
O revestimento pode ser funcional, separando ambientes na casa. Em vez de construir divisórias, as cores no piso ou na parede ajudam a separar espaços de uma maneira sutil. Essa demarcação é válida para cômodos integrados e sem portas ou paredes divisórias.
Por exemplo, a sala de jantar pode ser branca e simples, enquanto a sala de estar pode ser revestida com placas que possuem cores vibrantes. Isso traz textura para o espaço, assim como ocorre com os azulejos em banheiro.
Com esse toque decorativo, a separação do ambiente é apenas visual, mas fica clara para todos que circulam no local. Portanto, essa é uma ideia valiosa, especialmente para apartamentos pequenos e studios.
5. Revestimento na bancada ou ilha da cozinha
Você já viu que o revestimento colorido nas paredes ou no piso da cozinha faz a diferença na hora de decorar o ambiente. Mas vale reforçar que as bancadas e ilhas coloridas também podem receber esses materiais como forma de levar descontração ao espaço.
Lembre-se de que o revestimento escolhido para esses locais também deve ser resistente e fácil de limpar, trazendo praticidade ao dia a dia. Na prática, o ideal é utilizar materiais lisos.Para complementar a decoração, é possível usar plantas, cerâmicas e bancos coloridos harmonicamente, transformando o ambiente. Pensar em quadros com mix de texturas e com tons parecidos com os da bancada ou ilha também é uma ideia interessante.
6. Revestimentos de pisos e paredes combinando
Por fim, uma dica preciosa é misturar revestimentos de pisos e paredes com tipologias, texturas e cores que combinam. Essa escolha traz harmonia para o ambiente, contrastando tonalidades e relevos. Isso pode ser feito na área gourmet externa, na sala de estar ou até mesmo no quarto.
Assim, você tem a possibilidade de se diferenciar de uma decoração tradicional, dando um toque personalizado à sua casa. Para ter um bom resultado, é preciso pensar na composição de materiais e cores que consigam se associar sem causar um desequilíbrio visual.
Neste artigo, você leu 6 ideias para usar o revestimento colorido e combinar ambientes de uma maneira criativa. Considere colocá-las em prática para decidir qual será o cômodo customizado para valorizar a decoração da sua casa.
Gostou do conteúdo? Continue aprendendo sobre decorar espaços e veja como fazer uma parede geométrica sozinho!
E se você busca imóveis para comprar para utilizar revestimento colorido no seu novo ambiente, a Loft tem muitas opções!
Deixe seu comentário