Quadros para sala: como escolher o que melhor se encaixa ao décor

Compartilhar a notícia

Paredes vazias passam a sensação de vácuo no ambiente, e uma das ferramentas mais usadas para resolver isso é com quadros; veja inspirações e dicas

24 de fevereiro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 22 de março de 2023 8 min de leitura

A arte, a arquitetura e o design de interiores andam lado a lado e existem vários elementos que conseguem deixar essa conexão mais evidente: uma pintura na parede, um mobiliário assinado, tapeçarias – como tapete na sala – e, ainda mais populares, por meio dos quadros para sala e outros ambientes.

É muito comum entre aqueles “decoradores de primeira viagem”, que estão no processo de decorar o primeiro imóvel, se depararem com situações em que só posicionar os móveis no lugar certo não basta: as paredes vazias são um incômodo para o visual.    

A decoração da sala – seja de estar ou jantar – costuma ser o cartão postal de qualquer residência, e os quadros para sala ajudam a criar uma atmosfera  mais criativa e, a depender da escolha, até mesmo afetiva. 

Como escolher quadros para sala?

quadros para sala
Quadros com tamanhos e desenhos diferentes podem combinar com o visual da sala. Crédito da foto: Santo Quadro

Tamanhos diversos, infinitas opções de arte e até mesmo molduras com cores e acabamentos únicos: a decoração com quadros é bastante versátil e se adequa a qualquer ambiente.  

Para a sala, há uma pressão ainda maior na escolha dos quadros, já que eles terão o papel de compor um dos ambientes mais habitados pelos moradores e visitas. Vários aspectos importam, e listamos a seguir algumas dicas para não errar na escolha:

Identifique o seu estilo

Os quadros para sala precisam ser fiéis ao estilo de decoração que você quer para o seu lar. Afinal, esse será o fio condutor de todas as outras escolhas: desde a arte até a cor da moldura. 

Por exemplo, se você segue um estilo mais colorido, pode buscar por quadros abstratos com um mix de cores interessante e harmonioso; para uma sala mais delicada, apostar em quadros florais combina bem; e para um ambiente mais minimalista, busque por quadros mais neutros e molduras com filete claro para trazer elegância e sutileza à composição. 

Anúncios

Escolha da arte

Quadros pequenos acima do sofá trazem um foco maior para o espaço. Crédito da foto: Unsplash

Existem infinitas opções de arte para decorar a sua sala e o mais importante é buscar algo que você goste e traga algum traço da sua personalidade. 

Estampas florais, quadros abstratos, natureza e até mesmo retratos da família podem ser usados para criar um quadro bonito e cheio de sentimentos. 

Tamanho

Neste projeto de Gigi Gorenstein, os quadros de diversos tamanhos trazem um visual despojado. Crédito da foto: Evelyn Muller

O tamanho dos quadros vai depender da quantidade de parede disponível e se há outros elementos decorativos que farão parte da decoração. Se a sua sala possui uma parede totalmente solitária, vale a pena apostar em um tamanho grande, com 200 cm. 

Já em salas que não dispõe de toda uma parede, quadros pequenos (entre 20 cm e 40 cm) e médios (em torno de 60 cm)  já solucionam o problema. 

Altura

Neste projeto, os quadros estão posicionados acima da poltrona e podem ser vistos de vários ângulos. Crédito da foto: Unsplash

Não existe altura ideal para posicionar os quadros no ambiente, já que vai variar de projeto para projeto. Um consenso entre alguns arquitetos é deixar a arte na altura dos olhos, a pelo menos 1,60 m do chão. Para o caso do quadro ser pendurado em uma parede que tenha um móvel, posicione entre 20 e 25 cm acima deste objeto.

Caso o seu imóvel tenha molduras de gesso no teto, é importante avaliar o pé direito e não deixar o quadro muito no alto, já que pode sobrecarregar de informação e reduzir ainda mais a distância com o teto. 

Quadros grandes para sala

Os quadros grandes podem ser usados como destaque na sala de estar e jantar. O mais importante é que ele fique em uma área de grande visibilidade, já que com toda a certeza será a estrela do décor. A seguir, separamos algumas ideias de quadros para sala: 

Neste projeto da Dubeux Vasconcelos Arquitetura, o quadro vai do chão ao teto. Crédito da foto: MCA Estúdio
Mesmo se o espaço for pequeno, como um estúdio, o quadro grande pode fazer sucesso e protagonizar a composição. Projeto: Zeca Amaral. Crédito da foto: Cristiano Bauce
Neste projeto, a decoração monocromática ganhou mais personalidade com um quadro que acompanha a paleta black & white do décor. Crédito da foto: Unsplash
Além de artes, é possível usar quadros grandes na sala com fotos próprias ou de alguém querido. Neste projeto, Quintino Facci apostou em várias molduras para formar um quadro grande com a foto da namorada. Crédito da foto: Felipe Araújo

Como escolher quadros para sala de jantar 

Sala de jantar conta com boa iluminação e quadro na parede para receber bem. Crédito da foto: Unsplash

A decoração da sala de jantar é muitas vezes esquecida. Basta colocar uma mesa de jantar e cadeiras bonitas que muitos acreditam que já basta para criar um visual adequado, mas a verdade é que os quadros entram como a cereja do bolo para decorar este ambiente. 

Para combinar bem com a sala de jantar, as regras para escolher os quadros não mudam tanto do que seria na criação de uma cozinha ou banheiro moderno. O mais importante é escolher bem a estampa, afinal, ela será observada durante os jantares em família e até sozinho. 

O ideal é buscar por um quadro que traga vida para o espaço e que tenha cores que contrastam ou se enquadram bem com os outros móveis. Outro ponto importante é escolher a moldura em uma tonalidade próxima da madeira da mesa e cadeira – se esse for o revestimento da mobília. 

Quadros coloridos para sala de jantar

É possível brincar com cores neste caso. Como esse ambiente costuma ser mais monocromático e ter uma base neutra, os quadros podem ser coloridos e entrar como pontos de luz na composição. Por outro lado, se a ideia é manter a sofisticação e deixar o décor mais clássico, quadros de uma só cor podem cair bem também. 

Harmonia prevalece

Outro aspecto importante é prezar pela harmonia, ainda mais porque a sala de jantar costuma ser composta por poucos elementos decorativos e, não detém de grandes metragens. 

Se o ambiente for integrado (com a sala de estar, por exemplo), os quadros precisam dialogar com o outro cômodo também. 

Quadros para sala de jantar modernos

Os quadros modernos são tendências e se encaixam muito bem ao visual da sala de jantar. Os modelos abstratos e coloridos são os que melhor representam a categoria, pois trabalham geralmente com formas orgânicas e criam um contraste interessante. 

Como escolher quadros para sala pequena

Sala pequena com quadros coloridos na composição. Crédito da foto: Unsplash

As salas pequenas apresentam o desafio de aproveitar melhor os espaços e ainda assim criar um visual envolvente e que traga a personalidade do morador. Os quadros não perdem o papel de serem ferramentas para isso, mesmo que em metragens menores. 

Para esse tipo de ambiente, o ideal é buscar por modelos pequenos e médios. Caso ainda queira um quadro grande, o mais recomendado é optar por um que possa ser colocado na horizontal – visto que o quadro vertical na sala precisa que o ambiente tenha um pé direito maior, que é mais raro em salas pequenas. Dê preferência para posicioná-los acima do sofá ou futon

Além disso, uma ideia bacana para quem deseja decorar a sala pequena é colocar quadros de diferentes tamanhos e artes para trazer mais dinamismo e não deixar espaço sobrando na parede. 

Independentemente do tamanho da sala, é possível encontrar o quadro que melhor se adeque a ela. O grande desafio em uma sala pequena é que aqui a decoração fica mais centralizada em um mesmo espaço, e a harmonia deve ser priorizada para o quadro não fugir do estilo.

Colaboração Yeska Coelho 

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Veja também

Como é morar em Santos - SP

Bairros

05 de dezembro de 2023

Como é morar em Santos - SP?

Assuntos financeiros

05 de dezembro de 2023

O que é DAMP no financiamento imobiliário?

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.