Decoração de área externa: 6 dicas para você se inspirar

Compartilhar a notícia

Você está em busca de dicas sobre decoração de área externa? Esses espaços têm muito a oferecer. Confira 6 sugestões e inspire-se!

16 de dezembro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 10 de novembro de 2023 6 min de leitura
Decoração de área externa - 6 dicas para você se inspirar

A decoração de área externa possui potencial de trazer ainda mais aconchego e beleza ao seu apartamento ou casa. Afinal, o espaço costuma ser aproveitado, justamente, para lazer e descanso, certo?

Então por que não dedicar um tempinho para decorar as áreas externas? Assim, você garante todo o aconchego que merece nos momentos em que for usufruir de áreas externas, sejam sacadas, varandas ou jardins.

Para ajudar você com essa tarefa, confira o texto a seguir e inspire-se com 6 dicas de decoração externa! Vamos lá?

1. Invista nas plantas

manjericao-plantas-apartamento

As áreas externas, geralmente, são compostas por deck, piscinas, quintal ou varanda. Como elas estão localizadas ao ar livre e costumam ser mais iluminadas, que tal aproveitar o sol para cultivar um pequeno canteiro?

Há inúmeras possibilidades de plantas nas quais você pode investir. Por exemplo, a horta vertical ocupa pouco espaço e é uma ótima pedida para cultivar temperos culinários. Nesse sentido, considere: alecrim, tomilho, pimenta-dedo-de-moça e manjericão.

Prefere plantas ornamentais? Sem problemas! Você pode escolher entre diversas opções. A Espada de São Jorge, por exemplo, pode trazer vida aos cantos dos cômodos. Uma vantagem dela é a facilidade em relação aos cuidados.

As suculentas também estão em alta quando o assunto é decoração de área externa. Isso porque há algumas espécies que comportam muito bem a incidência direta de sol. Esse é o caso da Senecio rowleyanus ou, como é conhecida popularmente, Colar de Pérolas.

Diferente e charmosa, a suculenta Colar de Pérolas possui esferas no lugar das folhas, semelhantes a grandes ervilhas. Se cultivada em vasos suspensos, ela cria um efeito muito bonito, parecido com uma cortina.

E que tal inserir cores na decoração da sua área externa? Seja com o cultivo em vasos ou diretamente no sol, em jardins e canteiros, há flores com tonalidades vibrantes que embelezam o ambiente. Entre elas, é possível citar: a Bela Manhã, a Capuchinha e a Vinca-Anã.

2. Escolha mobílias adequadas

Como as áreas externas são espaços mais despojados, vale substituir as tradicionais poltronas e cadeiras por almofadas e futons na decoração. Caso você tenha uma piscina no seu jardim, as espreguiçadeiras também são ótimas opções.

No entanto, além de considerar o seu gosto pessoal, é preciso pensar em mobílias adequadas. Por exemplo, se não houver cobertura, lembre-se de que os móveis estarão suscetíveis à incidência solar e à água da chuva.

Atualmente, é possível encontrar opções de almofadas e revestimentos impermeáveis e elaborados com materiais resistentes às intempéries climáticas, então verifique essa questão. 

Anúncios

3. Garanta uma boa iluminação

Os apartamentos com varanda gourmet se tornaram comuns em cidades grandes. No entanto, nem sempre esses espaços são bem iluminados. Se esse é o seu caso, saiba que há um truque que pode ajudar com a iluminação.

A tática refere-se à escolha da cor da parede. Isso porque investir em uma tonalidade suave potencializa o efeito da claridade. Mas como fugir do óbvio nessa situação? Uma dica comum é apostar em uma parede de tijolos.

Caso tenha uma churrasqueira na varanda, a parede de tijolos pode ser integrada facilmente a ela. Outra possibilidade é investir em papel de parede. Há opções que imitam a parede de tijolo com perfeição, inclusive, criando o efeito 3D. 

Além da cor da parede, você consegue garantir uma boa iluminação através de abajures e luminárias suspensas. Em ambas as escolhas, considere utilizar as lâmpadas de LED. Elas costumam durar mais e são mais sustentáveis.

4. Aposte em objetos decorativos

varanda gourmet mesa cadeira cortina

Os objetos decorativos complementam a decoração de área externa e concedem personalidade ao ambiente. Estátuas, esculturas, vasos, nichos e quadros, por exemplo, podem ser interessantes.

No caso de varandas, vale trazer porta-retratos. Além de servirem como decoração, eles são uma ótima forma de recordar momentos felizes ou pessoas queridas. Percebe como essas escolhas podem contribuir para a sensação de bem-estar e alegria?

Outra boa ideia é usar velas decorativas com fragrância. Além de ajudar na decoração, elas proporcionam um clima intimista. Dessa forma, você pode transformar um espaço comum em um canto especial, ideal para descansar e meditar após um dia cheio de atribuições.

O segredo é escolher esses itens de acordo com as suas preferências e gosto pessoal. Por exemplo, se você preferir um espaço clean e minimalista, vale investir na tonalidade branca, móveis funcionais e poucas peças de decoração.

Gosta de um cômodo alegre e colorido? Nesse caso, tonalidades vibrantes podem ser uma aposta certeira. Conjunto de vasos em diferentes tons, luminárias japonesas e almofadas estampadas também costumam agradar a esse estilo.

5. Lembre-se do piso

O piso possui um papel central na decoração da área externa, mas nem sempre ganha a atenção que merece. Mas de nada adianta caprichar na mobília, na cor das paredes e na escolha dos objetos e se esquecer do chão, combinado? 

Pisos de porcelanato, cimento, cerâmica e granito costumam ser bastante usados em áreas externas. Outra opção criativa é forrar o chão de grama. Embora essa última sugestão possa ser mais trabalhosa, se você gosta de natureza, é uma excelente forma de trazê-la para a sua casa.

Em varandas de apartamentos, vale também pensar em um tapete diferente. Modelos de sisal, por exemplo, possuem um estilo rústico que combinam com esse tipo de ambiente. Além disso, eles são mais pesados, o que impede escorregões.

6. Complemente com uma rede

Seja no quintal de casa ou na varanda do apartamento, as redes são aconchegantes e ótimas para descansar enquanto você sente a brisa ou o calor da estação. Por isso, considere complementar a decoração da área externa com uma rede.

Cadeiras de balanço suspenso em ráfia também são aconchegantes — e até ocupam menos espaço que as redes. Ao fazer uma composição com esses objetos, você cria um ambiente acolhedor para descansar ou receber os amigos. 

Viu como planejar a decoração de área externa? Lembre-se de considerar o seu estilo e os seus gostos pessoais na hora de seguir essas 6 dicas. Então você pode explorar a sua criatividade e se divertir durante o processo!

Conseguiu se inspirar com as nossas dicas de decoração de área externa? Então não deixe de conferir as Tendências da CASACOR Rio 2022!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.