O complexo de condomínio é uma alternativa para otimizar o espaço, muito utilizado em grandes centros urbanos. Esse modelo de comunidade habitacional ou comercial pode oferecer benefícios tanto para a administração quanto para os usuários.
Portanto, é interessante saber mais a respeito desses empreendimentos e avaliar se as características que eles oferecem estão alinhadas com os seus desejos para a residência. Considere que esse é um conceito bastante abrangente, podendo ter diversas configurações.
Quer saber mais sobre o complexo de condomínio e descobrir se essa é uma boa opção para a sua nova moradia? Continue a leitura e veja as principais informações sobre o tema!
O que é um complexo de condomínio?
O complexo condominial é um tipo de empreendimento imobiliário em que se tem um conjunto de condomínios em uma área compartilhada. Nesse modelo, é possível ter diversos portes e tipos de edificações.
Então é possível encontrar nos complexos unidades de condomínio individuais, com apartamentos, casas, chalés, galpões, entre outros. As construções ficam agrupadas em um mesmo local.
Neles, existem áreas privadas e espaços compartilhados. É comum que esses locais tenham estacionamento, bicicletário, jardins e portaria. Também pode haver espaços de lazer, como piscina, área kids, academia, salão de festas e outros.
Como funciona esse empreendimento imobiliário?
O objetivo de empreendimentos como os complexos de condomínios é criar uma comunidade em que seja possível compartilhar estruturas comuns, mantendo a privacidade e a individualidade. Eles são regidos por regras que garantem a autossuficiência de cada espaço, a qualidade de vida para os residentes e o bom convívio entre todos.
As regras são estipuladas e explicitadas na convenção do condomínio, um documento público que abrange os direitos e deveres de todas as partes envolvidas. Logo, ela trata das atribuições de administradores, proprietários, inquilinos, síndico e outras pessoas que participem do complexo.
Nas unidades individuais, os proprietários ou inquilinos têm a atribuição de zelar e se responsabilizar por qualquer ocorrência. Frequentemente, existem normas de uso das células independentes para que os demais moradores não sejam afetados.
A norma mais comum em condomínios e complexos condominiais diz respeito ao horário de silêncio, que tem limitações específicas em cada local. Dependendo do caso, pode haver outras regras — como a posse e o cuidado com animais de estimação, a manutenção do ambiente e a forma de dispensar o lixo.
Nas áreas coletivas, as determinações são mais abrangentes, afinal, é preciso garantir que o ambiente esteja em boas condições para o uso de todas as pessoas. Assim, os complexos costumam ter regras administrativas que assegurem a utilização consciente dos espaços compartilhados.
Esses condomínios têm um síndico que se responsabiliza pela gestão do local, mantendo a ordem, a segurança e o cumprimento das leis. Ele também deve garantir que as normas determinadas na convenção sejam atendidas.
Para assegurar a manutenção do espaço e o pagamento de funcionários, bem como da administradora, é cobrada uma taxa de condomínio. O valor varia conforme fatores como a localização, a infraestrutura oferecida e a quantidade de colaboradores, por exemplo.
Qual a diferença entre condomínio e complexo de condomínio?
Agora que você já sabe mais sobre o complexo de condomínio, pode estar se perguntando como ele se distingue dos condomínios, certo? A principal diferença entre esses dois conceitos imobiliários é a amplitude do local.
Nesse sentido, o condomínio é uma propriedade distribuída em unidades habitacionais ou comerciais individuais e ambientes compartilhados. Já o complexo tem uma área maior, que abarca múltiplos condomínios.
O complexo tem regiões comuns mais amplas e frequentemente uma administração centralizada para gerenciar todas as instalações de uso compartilhado presentes no complexo.
Com relação às normas, é importante saber que geralmente existem dois regulamentos. Um é destinado ao complexo, que se aplica a todos os condomínios que fazem parte dele, e outro para os condomínios, que só devem ser seguidos por quem faz parte dessa divisão.
Quais são os tipos de complexo de condomínio?
Como você viu, o complexo de condomínio pode ter muitas formas de divisão. Assim, é possível encontrar diferentes tipos de empreendimentos com essa classificação.
Confira os mais comuns!
Complexo de condomínio residencial
Um tipo de complexo de condomínio bastante popular é o residencial, em que o espaço é dividido em condomínios de unidades habitacionais. Ele pode ser composto por casas ou prédios, sendo que as áreas compartilhadas aceitam diferentes atrativos.
Normalmente, esse tipo de empreendimento imobiliário conta com regras mais rígidas em relação ao acesso, como forma de preservar a segurança e a tranquilidade dos moradores.
Complexo de condomínio comercial
Nos complexos de condomínios comerciais existe a divisão em unidades condominiais individuais, mas focadas em receber estabelecimentos comerciais. Eles podem contar com lojas, galpões, escritórios, consultórios, entre outros.
As estruturas com essa característica podem ser setorizadas, por exemplo, recebendo apenas atividades relacionadas à saúde ou somente galpões para indústrias. No entanto, eles podem ser mistos, abrangendo atividades de todos os tipos.
Nesse tipo de complexo também há áreas comuns, como estacionamento, elevadores e, em alguns casos, áreas de lazer e espaço para festas. Esses empreendimentos têm regras e controle de acesso, mas com normas distintas, adaptadas à natureza das atividades realizadas.
Complexo de condomínio misto
O complexo de condomínio misto é aquele em que as unidades são tanto habitacionais quanto comerciais. Eles podem dividir o mesmo prédio ou estar separados por classificação. Nesses casos, costuma haver regras específicas para personalização e uso dos espaços coletivos.
Esse tipo de empreendimento tende a contar com normas que distinguem os direitos e deveres de proprietários ou locatários de residências e comércios. O recurso tem a finalidade de preservar a convivência pacífica e o bem-estar de todos dentro do espaço.
Complexo de condomínio setorizado
Outro tipo de complexo que merece destaque é o setorizado. Ele tem como foco oferecer uma experiência ao visitante ou morador. Alguns exemplos de empreendimentos assim são os condomínios de idosos e os ecológicos.
A definição da finalidade do espaço afeta toda a sua composição, direcionando a infraestrutura, os serviços oferecidos, os custos e as formas de acesso. Em um complexo de condomínio focado em acolher idosos, por exemplo, o ambiente foca a acessibilidade física, facilidade para acionar serviços de saúde, entre outros recursos essenciais.
Complexo de condomínio sazonal
Por fim, é relevante mencionar os complexos de condomínios sazonais. Eles são destinados a hospedagem por um período determinado, como férias. Dessa forma, os locais oferecem a infraestrutura para determinadas experiências, mas não fazem contratos de longa duração.
Alguns exemplos são os complexos de condomínios com casas de campo ou chalés. Eles costumam oferecer outros benefícios além da estadia, sendo atrativos para passeios.
Como é feita a gestão?
Você entendeu que esse tipo de empreendimento imobiliário é amplo e conta com muitas regras para o bom funcionamento, certo? Logo, para manter o espaço, é importante contar com uma boa gestão.
Geralmente, essa é uma responsabilidade da administradora do complexo. Trata-se de uma empresa que cuida das principais decisões relacionadas ao empreendimento. Porém, a gestão do cotidiano do local é uma atribuição do síndico, podendo contar com um gerente predial e assessores.
Os profissionais que assumem essas funções devem gerenciar aspectos como:
- administração geral do complexo;
- representação do complexo condominial perante a lei;
- convocação de assembleias;
- execução das decisões das assembleias;
- gestão financeira;
- contratação e supervisão de funcionários e prestadores de serviços;
- manutenção e reparos;
- gestão de conflitos;
- emissão e divulgação de comunicados;
- garantia do cumprimento do regulamento.
Portanto, o síndico é uma figura com responsabilidades essenciais nesse ambiente. É a atuação dele que garante o bom funcionamento do complexo, fazendo com que todas as determinações sejam respeitadas e ninguém seja prejudicado.
Nesse sentido, o cargo representa um trabalho que exige tempo, habilidades de gestão, organização e capacidade de lidar com diversas situações. Quando existe a presença de uma administradora de condomínios, ela oferece apoio nessas tarefas. Além disso, em alguns casos, o síndico pode contar com o auxílio de conselheiros para desempenhar suas funções com eficiência.
Quais os benefícios de morar em um complexo de condomínio?
Ao entender como funciona um complexo de condomínio, pode surgir a dúvida sobre as vantagens desse tipo de empreendimento. Para decidir se vale a pena residir em um ambiente com essas características, é relevante conhecer as vantagens que ele oferece aos moradores.
Confira!
Segurança
Uma das grandes vantagens de morar em espaços compartilhados e com a administração robusta de um complexo de condomínio é a segurança. Como você viu, a entrada nesses locais é controlada e, geralmente, existem sistemas tecnológicos para a proteção dos moradores.
Alguns recursos que podem aumentar a segurança são o monitoramento com câmeras, rondas regulares e cadastramento biométrico. Esses fatores reduzem a exposição à criminalidade, permitindo que famílias ou pessoas que moram sozinhas tenham um lugar tranquilo para o dia a dia.
Desse modo, os complexos de condomínios são locais menos visados para atividades ilícitas, favorecendo o bem-estar dos moradores.
Privacidade
Os condomínios realizam grandes esforços para preservar a privacidade dos moradores. Nesse sentido, o acesso às unidades habitacionais só pode acontecer com expressa autorização dos residentes.
Como resultado, ao morar em um empreendimento desse tipo é possível evitar incômodos, como as ações de vendedores ou o contato com pessoas indesejadas.
Controle de barulho
Algumas áreas urbanas podem ser bastante incômodas em razão do barulho nas vias mais movimentadas. Em complexos de condomínio, o controle nesse sentido tende a ser maior, pois existe uma preocupação com o bem-estar coletivo.
Cabe destacar que as regras sobre determinados ruídos valem em período integral. No entanto, em alguns horários — geralmente entre 22h e 6h — os decibéis devem ser ainda menores. Então essa é uma opção para quem busca menos interferência sonora na rotina.
Manutenções constantes das áreas comuns
Ao residir em um empreendimento desse tipo, você precisa pagar uma taxa mensal que garante, entre outras coisas, a manutenção das áreas comuns. Dessa maneira, o condômino não precisa se preocupar em providenciar esses cuidados, já que tudo será de responsabilidade da gestão.
Alguns serviços que costumam estar incluídos na quantia paga regularmente são o paisagismo, a limpeza das áreas comuns e os consertos em geral. Como esses custos são divididos entre os moradores, eles tendem a ser reduzidos, oferecendo mais uma vantagem.
Compartilhamento de espaços
Você já aprendeu que esses espaços priorizam a privacidade e a tranquilidade dos moradores, não é mesmo? Mas as áreas de uso coletivo também podem oferecer uma oportunidade para socializar e fazer novas amizades.
Complexos que contam com academias, áreas de lazer e outros lugares nos quais os moradores podem conviver ajudam a construir um espírito de comunidade. Dessa maneira, você poderá contar com amigos próximos e criar uma rede de apoio, permitindo estabelecer um ambiente acolhedor para todos.
Estilo de vida moderno
Um dos desafios de moradias é a modernização dos espaços para atender às demandas do estilo de vida contemporâneo. Como os complexos de condomínio contam com uma gestão profissional e são empreendimentos, é frequente que exista uma atenção para esse aspecto.
Em muitos casos, é possível contar com tecnologias e sistemas inteligentes que melhoram o conforto dos moradores. Eles costumam passar por atualizações para aprimorar a experiência. No entanto, essa é uma característica que pode variar conforme o local escolhido.
Como resultado, a praticidade que os complexos oferecem e as possibilidades de desfrutar de momentos de lazer e descanso nas áreas compartilhadas são benefícios importantes para a vida moderna.
Espaço para as crianças
As famílias que têm crianças podem passar por dificuldades para garantir o lazer e a socialização dos filhos. Para sanar esse problema, você pode encontrar complexos de condomínios que disponibilizam espaços para as crianças brincarem com segurança.
Essa experiência é fundamental para o desenvolvimento saudável, e contribui com a interação e a aprendizagem infantil.
Neste artigo, você conheceu o complexo de condomínio, um modelo de empreendimento imobiliário versátil e que pode oferecer grandes vantagens aos moradores. Avalie as informações que você acabou de conferir para saber se essa é a melhor escolha para você.
Procurando imóveis para comprar em condomínios? A Loft tem muitas opções para você!
Deixe seu comentário