Portal Loft
  • Morar com estilo
    Decoração Ambientes
  • Vizinhança
    Bairros Condomínios Apartamentos Casas
  • Mercado imobiliário
    Anunciar apartamento Comprar apartamento Vender apartamento Assuntos financeiros Financiamento imobiliario +Loft
  • Dados e pesquisas
    Sala de Imprensa Sobre a Loft
  • Negócios
    Espaço Corretor Fechar negócio Loft mais negócio Planejar a venda Receber visitas
  • Imóveis à venda
    Imóveis à venda em São Paulo Imóveis à venda no Rio de Janeiro Imóveis à venda em Porto Alegre Imóveis à venda em Belo Horizonte Vender imóveis Contato
  • Web Stories
  • Home
  • Morar com estilo

Adega em casa: saiba como usá-la para criar um home bar

Compartilhar a notícia

Ter um espaço para bebidas em casa se tornou tendência. Veja como as adegas podem garantir mais qualidade e contribuir para um décor elegante

14 de dezembro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de setembro de 2023 5 min de leitura
adega em casa, adega para o lar, home bar

Muitas vezes vistas como símbolos de sofisticação, as adegas em casa estão se tornando cada vez mais comuns. À medida que as pessoas vão buscando criar seu próprio bar em casa, a procura por esse elemento, visto por muito tempo como um “luxo”, começa a crescer. 

O arquiteto Arthur Guimarães acredita que a procura pelas adegas cresceu como uma consequência do período de isolamento social que o mundo precisou enfrentar nos últimos anos. “A necessidade de trazer hábitos que fazíamos externamente para o interior das nossas casas, fez aumentar exponencialmente os espaços designados para o consumo de vinhos e destilados”, analisa. 

home bar, bar em casa, adega em casa, adega climatizadora
Arthur Guimarães apostou em um espaço sofisticado com adegas para trazer o conceito de home bar para a CASACOR São Paulo em 2021. Crédito da foto: Salvador Cordaro

As adegas são um tipo de elemento que agrega tanto na decoração do ambiente como também influencia na qualidade das bebidas.  Jessica Marinzeck, sommelier à frente da Única – Guia de Vinhos, enxerga vários benefícios em adotar uma adega em casa – especialmente para armazenar vinhos e champanhes, que precisam de ambientes específicos, com temperatura e umidade controlados, para preservar o sabor.

O que você vai ler
  • Por que ter uma adega em casa?
  • Dicas para aproveitar da melhor maneira a adega em casa

Por que ter uma adega em casa?

Apreciar um bom vinho ou outros destilados é o primeiro sinal de que talvez o seu lar mereça contar com uma adega. Se você é uma dessas pessoas que gosta de fazer um “pequeno estoque” de vinhos em casa para nunca faltar quando uma visita chega, é hora de considerar esse eletrodoméstico. 

adega em casa, home bar, adega na decoração
A arquiteta Priscila Cox assinou um projeto que conta com uma adega mais isolada, porém que não se distancia muito do living e pode ser observada da sala de estar. Crédito da foto: Mônica Assan

Arthur Guimarães enxerga as adegas como complementares ao home bar: “As adegas são fundamentalmente designadas para a conservação dos diferentes tipos de vinho, preservando as suas características e podem ser parte de um home bar em que haja uma disponibilidade de espaço maior”, explica. 

Para Jessica Marinzeck, o eletrodoméstico faz sentido para aqueles que desejam consumir bebidas a longo prazo. Se a ideia é guardar uma garrafa por mais de um ano, por exemplo, a adega pode ser uma peça-chave para não abrir mão da qualidade da bebida. 

Dicas para aproveitar da melhor maneira a adega em casa

Ter a adega não basta. É necessário saber como usá-la. Os especialistas deixaram algumas dicas valiosas para aproveitar o eletrodoméstico da melhor maneira possível. A seguir, confira alguns pontos de atenção:

Banner Loft Mais Negócio desktop

Atente-se à temperatura

A adega deve ser usada para armazenar diferentes tipos de vinhos e espumantes, mas cada um possui a própria necessidade de ambientação. “Se na adega tivermos todos os estilos de vinho (brancos, rosés, tintos etc.), o ideal é deixar uma temperatura entre 12ºC e 13ºC”, explica Jéssica Marinzeck. 

Se o morador tiver mais de uma adega, a recomendação da especialista é separar as garrafas de vinho tinto em uma (até 14ºC) e na outra deixar as demais bebidas (em 8ºC). 

Posicione a adega afastada da luz do sol

O local em que a adega será instalada pode ser decisivo. Arthur Guimarães recomenda afastá-las de espaços com elevada incidência solar, pois o aparelho necessita de refrigeração para fazer o controle de temperatura e umidade. Uma dica é usar o quarto de serviço para acomodar o aparelho.

“Esse posicionamento ajuda a reduzir o consumo de energia, pois diminui o esforço do maquinário que faz a refrigeração. Dessa forma, a vida útil da adega aumenta”, afirma o arquiteto.

A economia de energia é importante, especialmente porque, segundo Jessica Marinzeck, a presença de uma adega pode representar um aumento na conta de luz de, em média, R$ 20. 

“Abri a garrafa, e agora?”

É comum bater a dúvida do que fazer se a garrafa – antes armazenada na adega – for aberta, mas sobrou bebida. É melhor guardar de volta? Deixar em temperatura ambiente? 

“Depois de aberta, o ideal é que a garrafa fique guardada na geladeira mesmo. Para vinhos brancos e rosés, o indicado é consumir até 3 dias depois de abertos. Já os tintos podem variar de 5 a 8 dias”, afirma a sommelier.

Armazenamento correto das bebidas

A adega é capaz de criar um ambiente propício para os destilados, mas o armazenamento não pode ser feito de qualquer jeito. Jéssica Marinzeck recomenda que vinhos e espumantes fechados com a tradicional rolha de cortiça sejam guardados na horizontal para que o vinho entre em contato com a rolha. “Dessa forma o líquido expande a rolha e faz com que a cortiça vede quase que perfeitamente a garrafa”, explica.

Já as bebidas fechadas com screw cap (tampa de rosca)  podem ser guardadas em pé.

Colaboração de Yeska Coelho

Logo-Loft

Autor Time Loft

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Arquitetura Design de interiores Outros ambientes Sala

Notícias relacionadas

penthouse

Morar com estilo

Morar com estilo

02 de julho de 2024

Penthouse: o que é e qual a diferença de uma cobertura?

Ambientes

Ambientes

02 de julho de 2024

Moldura de gesso: veja como usar em diferentes ambientes

Posts mais lidos

vila-mariana-loft

Bairros

Bairros

10 de junho de 2024

Vila Mariana: um bairro residencial e bem localizado

Imobiliárias

Imobiliárias

05 de abril de 2024

Leads imobiliários: saiba como captar clientes qualificados para a sua empresa

Banner Loft Masi Negócio lateral

Deixe seu comentário

Cancelar resposta

Veja também

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel no Rio dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Viver de aluguel ou comprar apartamento - Saiba qual opção escolher

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel em POA mais que dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Ruas na Vila Olímpia lideram vendas de imóveis na capital paulista em 2025

Assine nossa Newsletter

  • Morar com estilo
  • Vizinhança
  • Mercado imobiliário
  • Dados e pesquisas
  • Negócios
  • Web Stories
  • Contato

Portal Loft © 2022 Loft - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.