Quarto de serviço: como aproveitar melhor o espaço

Compartilhar a notícia

Comum em plantas de apartamentos mais antigos, o quarto dos fundos - também chamado de quarto de serviço - pode ganhar uma nova função: aumentar a metragem da cozinha, virar um banheiro a mais na residência ou servir como aquele espaço para home office tão necessário atualmente

04 de agosto de 2022

Atualizado: 04 de agosto de 2022 5 min de leitura
quarto servico sala jantar espelho cadeira estante

De coadjuvante a protagonista, o espaço de home office em uma residência exigiu de moradores e arquitetos alguma criatividade. Foi preciso encontrar áreas e conceitos para ele existir quando todo mundo ficou em casa na pandemia. E o velho e bom quartinho dos fundos pode ser aquela opção ideal.

Mais reservada, com boa ventilação e separada da bagunça das crianças, a antiga dependência de serviços veio a calhar para a editora de livros didáticos Luciana Azevedo, mãe de gêmeas de 7 anos.

“O prédio onde eu moro é da década de 1970, época em que a dependência de empregada era muito comum. Quando me mudei, passei a usar este cômodo como despensa, onde guardava mantimentos e produtos de limpeza”, conta Luciana.

“Com a pandemia e a necessidade de ficar em casa, comecei a trabalhar em uma bancada que tinha no quarto. Mas isso me deixava angustiada, porque ficava lá o dia todo, e o mesmo espaço de trabalho era o local para descanso. Precisava de um ambiente diferente. Migrei para a sala, mas não conseguia ter concentração, porque as minhas filhas ficavam circulando e brincando por ali”, complementa a editora

Nessa busca por mais privacidade, Luciana viu no antigo quartinho-despensa a saída ideal. “Eu apenas adaptei o espaço. Tinha um armário que continuou lá, acrescentei uma escrivaninha, uma cadeira confortável para escritório, comprei uma lâmpada bem potente para trabalhar à noite e migrei para o quartinho. É um espaço pequeno, mas isolado do restante da casa. É arejado, com janelas, e tem um banheiro ao lado, o que facilita bastante.” 

quarto empregada servico home office mesa computador
O quartinho de empregada virou um home office com móveis novos e decoração. Foto: arquivo pessoal de Luciana Azevedo

Recentemente, Luciana passou a trabalhar em modelo híbrido, com três dias na semana em casa. “Com essa novidade, decidi investir um pouco mais e pintar todo o quartinho. Foram adaptações simples, mas ajudaram a executar meu trabalho com concentração, fazer reuniões, e quando saio dali me integro ao resto da casa para lazer e descanso”, explica.

A arquiteta Cristiane Schiavoni diz que atualmente é mais difícil encontrar famílias que usem o quarto de serviços para empregados. “Muitas vezes a família até tem uma babá que fica de final de semana, algo assim, mas, de maneira geral, o quarto de empregada não é mais utilizado com essa função.” 

Ideias para instalar o home office no quarto de serviço

quarto servico empregada atelie costura maquina fotografica
No projeto de Cristiane Schiavoni, o quarto dos fundos também funciona como ateliê de costura. Foto: Carlos Piratininga

Ela cita possibilidades variadas de uso desse espaço. Algumas são bem simples e não costumam requerer demolir nenhuma parede - como a despensa para mantimentos que atenda a cozinha. No caso do home office, depende muito das características desse ambiente, principalmente ventilação e iluminação. 

“Uma coisa é ter um home office para trabalhar eventualmente. Outra coisa é trabalhar diariamente em um local que não tenha, por exemplo, iluminação natural ou que seja preciso passar por baixo de um varal para poder chegar ao ambiente”, diz a arquiteta.

biblioteca escritorio quarto servico livros marcenaria
Projeto: Cristiane Schiavoni. Foto: Carlos Piratininga

Espaço gourmet

Uma boa saída para ressignificar esse cômodo é transformá-lo num espaço gourmet, com mesa, buffets, grills, bancada para cafés, chopeira e adega. “É possível pensar em soluções de alvenaria que poderiam, por exemplo, trazer esse ambiente para a área social. Acredito que, nesse caso, depende muito da planta”, avalia Cristiane.

quarto servico sala jantar espelho cadeira estante
O quarto de serviços foi adicionado à sala e se transformou em sala de jantar. Projeto: Cristiane Schiavoni. Foto: Carlos Piratininga

Pode ser viável ainda criar “um quartinho de bagunça para crianças” ou até um banheiro extra para a casa. Mas a infraestrutura do prédio precisa ser considerada, alerta a arquiteta.

“Se estamos falando em apartamentos, é preciso ver se teremos soluções de hidráulica. O esgoto normalmente segue por gravidade. Então, tem que pensar no caimento dele. Existem tecnologias hoje que resolvem esse problema como, por exemplo, bacia sanitária que tem até triturador.”

Quarto de serviços vira suíte

Gilberto Mariotti, professor de desenho e história da arte, embarcou em uma modificação no apartamento antigo para fazer do quarto dos fundos uma suíte para a filha de 13 anos. “Com outro filho chegando e a dificuldade de mudar de apartamento, decidimos investir na obra”, conta.

A família de Gilberto contratou o arquiteto Pedro Freire, da Guará Arquitetura, para tocar a reforma que, além do quartinho dos fundos, envolveu o banheiro de serviços. “Começamos a fazer a obra há dois meses, mais ou menos, e está quase pronta. Examinamos direitinho o que a estrutura permitia fazer, tivemos que fazer a adequação de canos para o banheiro, trocamos a janela e ainda faltam as portas”, diz. A adolescente adorou a solução. 

Em reformas como a da casa de Gilberto, com obras mais estruturais, é importante levar em conta que o investimento financeiro será maior. Nesses casos, é necessário  a busca de profissionais habilitados, com projeto bem detalhado, além da autorização do condomínio.

Colaboração de Marcela Guimarães

Leia também:

Aqui você encontra os conteúdos produzidos pelos colaboradores da Loft especialistas em economia, decoração, mercado imobiliário e estilo de vida. São profissionais altamente capacitados e com anos de experiência em produção de conteúdo para te ajudar nas suas principais dúvidas.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.