O que é flat e quais são as características desse tipo de moradia

Compartilhar a notícia

Entenda quais são as características do apartamento flat e como este tipo de imóvel difere de outros, como loft e studio

26 de maio de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 29 de agosto de 2023 7 min de leitura
apartamento-flat-cozinha

Quase todo mundo já ouviu falar em apartamento flat. Este tipo de imóvel costuma gerar muitas dúvidas em relação a seu funcionamento e às diferenças que ele possui comparado a outras opções disponíveis no mercado imobiliário.

Neste artigo, vamos esclarecer quais são as características do apartamento flat, em que ele difere de um apartamento padrão e qual é o perfil de morador que normalmente procura um imóvel assim. Saiba ainda como o flat pode ser uma boa opção de investimento no futuro. 

O que é um flat?

O que é apartamento flat
As comodidades são o maior diferencial de morar em um flat

Ao se perguntar “o que é um flat?”, é possível que logo venha à cabeça a expressão apart hotel, como também é conhecido este tipo de imóvel. O nome deriva da principal característica dos edifícios de flats: eles possuem algumas semelhanças com hotéis.  

O morador de um apartamento flat tem à disposição alguns serviços que são oferecidos na rede hoteleira, como limpeza diária, troca de roupa de cama e banho, refeições e outros, que são depois cobrados junto à taxa de condomínio. Alguns edifícios podem contar ainda com oferta de massagista, personal trainer, manobrista.

A popularidade dos flats está associada principalmente à essa praticidade, baixa manutenção e localização conveniente, sendo frequentemente encontrados em áreas urbanas movimentadas, próximos a centros comerciais, transporte público e outras facilidades.

Benefícios de morar em um flat

apartamento flat serviços
O apartamento flat possui serviços da rede hoteleira, como troca de roupas de cama e banho e lavanderia

Pode ser interessante para quem mora sozinho e para quem busca uma vida prática e com comodidades. Profissionais que viajam bastante a trabalho também se beneficiam do sistema de flat, pois podem usufruir dos serviços no estilo hoteleiro sem perder a sensação de ter um lar. O apartamento flat é ainda uma opção para investidores imobiliários, já que pode ser alugado tanto para curtos quanto para longos períodos.

Morar em um flat pode oferecer diversos benefícios, especialmente para aqueles que preferem um estilo de vida prático, conveniente e com menos preocupações relacionadas à manutenção da casa.

  1. Praticidade: Os flats são projetados para serem espaços compactos e eficientes, oferecendo tudo o que você precisa em um único ambiente. Isso significa menos tempo e esforço gastos na limpeza e manutenção da casa.
  2. Serviços e comodidades: Muitos flats são oferecidos em prédios ou condomínios que disponibilizam serviços como limpeza, segurança, recepção 24 horas, academia, piscina, lavanderia e até mesmo restaurantes. Essas comodidades podem proporcionar uma vida mais conveniente e confortável.
  3. Localização: Os flats geralmente estão localizados em áreas centrais, próximos a centros urbanos, comércio, transporte público e outras facilidades. Isso pode facilitar o acesso a empregos, escolas, hospitais, restaurantes e outras atividades, reduzindo a necessidade de deslocamentos longos.
  4. Flexibilidade: Muitos flats oferecem opções de aluguel por períodos curtos, permitindo que você tenha uma moradia temporária ou flexível. Isso pode ser vantajoso para pessoas em trânsito, viajantes frequentes, estudantes ou profissionais que precisam de uma acomodação temporária.
  5. Segurança: Flats geralmente têm medidas de segurança adicionais, como portarias 24 horas, sistemas de monitoramento e controle de acesso. Isso pode proporcionar maior tranquilidade e segurança aos moradores.
  6. Economia: Dependendo da localização e do mercado imobiliário, os flats podem ser uma opção mais acessível em termos de custos de aluguel ou compra, em comparação com apartamentos maiores. Além disso, como mencionado anteriormente, a manutenção e as comodidades adicionais incluídas no pacote podem representar economias adicionais.
Anúncios

Qual a diferença entre flat e apartamento?

flat possui sala, banheiro e cozinha
Além do quarto, da sala e do banheiro, o flat possui uma pequena cozinha, mesmo com a possibilidade de usar o serviço de refeição

A principal diferença entre flat e apartamento está nas comodidades oferecidas por edifícios de flats que, como mencionamos anteriormente, seguem a linha de serviços dos hotéis. De modo geral, o apartamento padrão pode ser mais espaçoso, já que o flat costuma ser apenas um pouco maior do que um quarto de hotel, uma vez que possui cozinha. 

Embora possam ter metragens semelhantes, há diferença entre flat, loft e kitnet, ou até mesmo studios, exatamente pela oferta de serviços com cara de hotel. Espaços de convivência são muito presentes em novos empreendimentos de apartamentos studio, por exemplo, mas geralmente não são fornecidos serviços particulares, como camareira e refeições.

A metragem média do flat é de cerca de 30 m², mas existem opções com dois quartos e 60 m². Em casos raros, é possível encontrar flats maiores do que 100 m². A planta geralmente é composta por sala, quarto, banheiro e cozinha pequenos, e o apartamento vem mobiliado.

É possível comprar um flat ou somente alugar?

Sim, você pode comprar o flat, seja para morar, alugar ou revender. Para entender como funciona comprar um flat, é importante saber que esses imóveis são regidos pelas normas hoteleiras. Isso torna o flat uma opção vantajosa financeiramente, pois permite que o proprietário more no imóvel e, nos dias em que não estiver na cidade, por exemplo, alugue-o. 

O apartamento flat pode ser disponibilizado para aluguel através do sistema de administração hoteleira (chamado de ‘pool’), ou de forma particular (chamado de ‘fora do pool’), que é quando o proprietário se encarrega do aluguel.

apartamento flat pode ser usado para aluguel
O flat pode ser usado como moradia e como renda com aluguel, sem que os contratos sejam regidos pela Lei do Inquilinato

Quanto custa um flat?

Em relação a quanto custa um flat, este tipo de imóvel segue a mesma linha das demais ofertas no mercado imobiliário: o valor vai depender de alguns fatores, como localização, área útil, estado do imóvel e demanda. É possível encontrar flats a partir de R$ 100 mil, mas, como frisamos, o preço varia bastante. 

Comprar flat em São Paulo certamente será sinônimo de estar bem localizado, já que esses imóveis geralmente são construídos em pontos estratégicos da cidade, em concordância com o público alvo de profissionais ocupados.

Os apartamentos flat representam também uma possibilidade de economia em viagens. Ao comparar quanto custa um flat no Rio de Janeiro e quanto custa um hotel, é provável que você encontre melhores preços de hospedagem nos flats.

Qual o tamanho de um flat?

O tamanho de um flat pode variar consideravelmente, dependendo do projeto, da localização e do mercado imobiliário. Os flats são conhecidos por sua natureza compacta e eficiente, geralmente projetados para acomodar uma única pessoa ou um casal. No entanto, as dimensões exatas podem variar.

Em geral, um flat típico pode ter uma área que varia de cerca de 20 metros quadrados a 50 metros quadrados. Essa área inclui o espaço que integra a sala, o quarto e a cozinha, bem como o banheiro privativo. Alguns flats maiores podem chegar a 70 metros quadrados ou mais, especialmente se houver áreas adicionais, como um mezanino ou um espaço de trabalho separado.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.