A rotina agitada de grandes cidades costuma carregar o mito de que é preciso se afastar da natureza e dos momentos de tranquilidade para viver em uma metrópole como São Paulo. O mercado imobiliário e os profissionais de arquitetura, no entanto, já trabalham em soluções para que esse mito não se torne realidade. Uma das opções que parece ter chegado para ficar é o apartamento garden.
Ao longo deste artigo, você vai entender o que é um apartamento garden, quais são as diferenças e as vantagens desse tipo de imóvel para os outros, que características a planta do apartamento garden apresenta e como escolher o seu apê ideal.
O que é um apartamento garden?
Como em qualquer outra área da vida, o processo de escolha de um apartamento passa por entender se essa é a melhor opção para você. E como se faz isso? Conhecendo bem o imóvel, tanto em relação às características estruturais e do condomínio, quanto as possibilidades que ele oferece. Por isso, compreender o que é apartamento garden é importante para saber se esse tipo de imóvel realmente seria uma boa solução para você.
Apartamento garden, também conhecido como apartamento com jardim privativo, é aquele localizado no primeiro andar de um edifício, com uma área descoberta parecida com o quintal de uma casa. Algumas unidades possuem estrutura de lazer, como churrasqueira e ducha, para quem deseja montar um espaço gourmet, por exemplo. Outra opção é seguir o que o nome sugere e criar um jardim (garden, no inglês) no espaço.
Vantagens de morar em um apartamento tipo garden
A grande diferença para outros apartamentos no primeiro andar ou térreos é a possibilidade de ter um jardim ou área de lazer privativos e com incidência de luz solar. Isso é uma vantagem para quem passa mais tempo em casa, especialmente após a pandemia, e gostaria de um espaço de lazer privativo e de tomar banhos de sol.
Os momentos de relaxamento ao ar livre, seja preparando uma refeição para as pessoas próximas, cuidando do jardim/horta ou lendo um livro em uma rede são benefícios unânimes no apartamento garden. Inclusive, o perfil de quem mais busca esse modelo de imóvel são famílias com crianças e/ou animais de estimação, que desejam mais espaço ao ar livre para o lazer.
Dicas de como fazer jardim em área privativa de apartamentos
O principal sobre como fazer um jardim em área privativa de apartamentos é estudar o trajeto da luz solar. Onde a luz bate a cada hora do dia? Com essa informação em mãos, você pode transformar o seu apartamento com garden em uma urban jungle saudável e equilibrada.
Por exemplo, posicione as plantas que precisam de sol direto na área onde bate luz solar por mais horas. As de meia-sombra podem ser colocadas atrás das primeiras, ou até mesmo entre a área de jardim e outro cômodo.
Uma possibilidade para aproveitar ao máximo, e ter um apartamento garden decorado e cuidar das plantas em todas as estações do ano, além de não perder privacidade, é instalar janelas e teto de vidro, assim como cortinas. O ideal é que essas estruturas possam ser abertas e fechadas de acordo com a preferência dos moradores. Assim, você pode controlar a incidência de sol no verão e proteger plantas e móveis no inverno.
A Loft tem apartamentos para todos os momentos da sua vida
Está planejando a compra de um novo apê com jardim privativo? Além da possibilidade de cultivar uma horta, um apartamento garden se torna um oásis, uma verdadeira floresta particular para momentos de respiro em grandes cidades como São Paulo, e a Loft pode te ajudar nessa busca.
No site você encontra apartamentos à venda nas melhores regiões de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. É possível visitar os imóveis de casa, por meio de videoconferências, tours virtuais e sessões online para tirar dúvidas sobre o imóvel ou sobre financiamento imobiliário. Conheça nossos apartamentos e agende uma visita!