Como é morar no bairro São Judas - SP?

Compartilhar a notícia

Pesquisando por lugares para morar em São Paulo, capital? Conheça o bairro São Judas e veja se ele faz sentido para o seu perfil!

04 de dezembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 04 de dezembro de 2023 12 min de leitura
Como é morar no bairro São Judas - SP_

Na cidade de São Paulo, existem dezenas de bairros para morar, cada um com suas particularidades, vantagens e desvantagens. Alguns oferecem mais atrações e atividades de lazer, enquanto outros se destacam pela mobilidade eficiente. E também tem aqueles que são conhecidos pela segurança.

Entre as alternativas existentes está o bairro São Judas, em SP. Essa é uma região que costuma ser bastante procurada por pessoas que desejam encontrar um lugar para ter uma boa experiência de moradia na capital paulista.

Se esse for o seu caso, não deixe de acompanhar a leitura deste conteúdo até o final. Ao longo dele, você verá os principais aspectos sobre como é morar no bairro São Judas, em São Paulo.

Acompanhe!

Conheça a localização do bairro São Judas 

O bairro São Judas está localizado na Zona Sul de SP. Ele faz parte do distrito de Jabaquara e fica próximo de regiões como Vila da Saúde, Nova Imigrantes, Mauro e Mauro II, Vila Monte Alegre, Planalto Paulista e Vila Guarani.

Um ponto que vale ser mencionado sobre a localização do São Judas é que o bairro fica próximo de algumas vias relevantes, o que facilita o acesso a outras regiões, como você verá adiante.

Saiba a história da região 

O bairro São Judas tem uma história que remonta ao início do século XX. A princípio, a região era predominantemente rural, com fazendas, chácaras e ruas de terra. Com o tempo, em especial devido ao crescimento da cidade de São Paulo, o distrito passou por um processo de urbanização.

Em janeiro de 1940, houve o primeiro marco na região: a criação da Paróquia Santuário de São Judas Tadeu. Ela desempenhou um papel significativo no desenvolvimento do bairro, atraindo moradores e contribuindo para a sua identidade.

Inclusive, no dia 28 de outubro, que é a data de aniversário do apóstolo, o bairro costuma ficar bastante movimentado na paróquia e no seu entorno.

Com o passar dos anos, o bairro São Judas se transformou em uma área residencial, principalmente com o aumento no número de construções de casas e comércios. 

Em março de 1958, houve outro acontecimento que gerou impactos na região: a abertura do Zoológico de São Paulo. Embora ele não fique especificamente no bairro, o local se encontra próximo do São Judas. 

Como consequência, houve algumas mudanças na região, como em relação às ruas, avenidas, ao movimento, ao comércio e até ao transporte. Sobre este último ponto, em especial, também houve um projeto que gerou efeitos significativos no bairro: a chegada do metrô.

Em setembro de 1974, a Estação São Judas foi inaugurada no bairro e desde então tem transportado inúmeras pessoas para diversas regiões de São Paulo. Ela tem uma área de mais de 7 mil metros quadrados e faz parte da Linha 1–Azul.

A partir dessa circunstância, o bairro continuou a crescer e a se desenvolver, sendo uma opção para muitas pessoas que buscam um lugar para viver.

Anúncios

Presença japonesa

Ainda sobre a história do bairro São Judas, vale mencionar que antes mesmo de todos esses acontecimentos, a região tinha bastante imigrantes japoneses. Então eles também tiveram influência na região e essa questão não se refere apenas ao passado. 

Ao percorrer o bairro São Judas hoje em dia, é possível encontrar diversos japoneses e descendentes que vivem e trabalham na região.

Descubra como é a infraestrutura de São Judas

Agora que você já sabe um pouco da origem do bairro São Judas, é preciso entender com mais detalhes como é a infraestrutura da região. Até porque esse é um ponto de grande importância na hora de escolher um lugar para morar, não é mesmo?

Sendo assim, saiba mais sobre esse aspecto nos tópicos a seguir!

Comércios e serviços

O bairro São Judas conta com uma infraestrutura completa, tanto em termos de comércios quanto de serviços. Quem vive na região tem fácil acesso a estabelecimentos como: 

  • farmácias;
  • padarias;
  • supermercados;
  • bares;
  • lanchonetes;
  • restaurantes;
  • bancas de jornais;
  • lojas em geral.

O comércio de rua também é bastante forte na área. Ao caminhar pela região, é possível encontrar estabelecimentos que vendem roupas, calçados, produtos para casa, brinquedos, acessórios para celular e muito mais.

Por conta dessa variedade, os moradores do São Judas podem lidar com diversas questões do dia a dia no próprio bairro, o que é muito mais cômodo e prático.

Saúde

Além dos comércios e serviços, vale a pena saber como é o São Judas no que diz respeito à saúde. Quem mora na região dispõe de clínicas, consultórios médicos e do hospital BrSurgery. Assim, ao viver no bairro São Judas, é possível cuidar bem da saúde e do bem-estar.

Ainda, é válido mencionar que existem algumas ciclofaixas em áreas próximas. No geral, isso permite que você possa se exercitar e cuidar da saúde, seja caminhando, correndo ou andando de bicicleta, por exemplo.

Mobilidade

Outro fator de grande relevância sobre o bairro São Judas refere-se à mobilidade. Quem vive na região dispõe de diferentes possibilidades para se locomover, seja para áreas próximas ou mais distantes.

Conforme você acompanhou, o bairro abriga a Estação São Judas, da Linha 1–Azul do metrô. Então se você precisar se deslocar para o trabalho, para um passeio ou outra atividade, pode recorrer a essa alternativa. 

A Linha 1–Azul do metrô é uma das principais de São Paulo e passa por 23 estações ao longo de todo o seu percurso. Também existe a chance de utilizar as estações Conceição ou Saúde — ambas ficam a poucos minutos do bairro São Judas. 

Ainda em relação ao transporte público, vale saber que diversas linhas de ônibus passam pela região. O bairro, inclusive, fica perto do Terminal Rodoviário do Jabaquara.

Se você prefere transitar com o seu veículo, o bairro São Judas também oferece uma infraestrutura interessante nesse sentido. Isso se deve, em especial, porque ele fica próximo de algumas vias de acesso importantes, como:

  • Avenida dos Bandeirantes;
  • Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay;
  • Avenida Indianópolis;
  • Avenida Professor Abraão de Morais;
  • Avenida Jabaquara;
  • Rodovia dos Imigrantes.

Sobre essa última via, em específico, é válido ressaltar que ela faz ligação direta com o litoral de São Paulo. Então se você gosta de praia, pode utilizá-la para fazer viagens até a costa. O trajeto até a Praia Grande e Santos, por exemplo, fica em torno de uma hora de carro saindo do São Judas.

Por fim, no bairro também existem alguns pontos de táxi e serviços de transporte por aplicativo — mais duas opções disponíveis para você se locomover.

Acesso ao aeroporto de Congonhas

Ainda com relação à mobilidade, vale saber que quem mora no São Judas tem acesso facilitado ao aeroporto de Congonhas. Isso ocorre tanto via carro quanto por meio de transporte público. 

O percurso saindo do bairro leva por volta de 25 minutos em ambos os casos. Se não houver trânsito, o trajeto de carro costuma ser um pouco mais rápido. Para chegar a esse aeroporto, é possível pegar a Avenida João Pedro Cardoso, a Rua Tamoios e depois a Avenida Washington Luís.

Essa característica é especialmente vantajosa para quem viaja sempre, tanto a lazer como a trabalho. Com essa proximidade, há menos chances de ter que lidar com o trânsito pesado em outras partes da capital.

Educação

Mais um aspecto que merece ser mencionado sobre o bairro São Judas, em São Paulo, e educação, a começar pelo ensino superior. Na região, há a Universidade São Judas, que oferece diversos cursos de graduação, especialização, MBA, mestrado ou doutorado.

Há muitas opções para quem deseja seguir uma carreira ou aprimorar conhecimentos sobre uma área específica. Da mesma forma, existem diferentes possibilidades para crianças e adolescentes na região.

Isso ocorre porque diversos colégios e escolas estão presentes na área, incluindo instituições de ensino públicas e privadas. Alguns exemplos são:

  • Colégio Arnoso Costa — Escola Caminhos de Luz;
  • Colégio Objetivo — Saúde;
  • Colégio René Descartes I;
  • Colégio Santa Amália;
  • Escola Estadual Professora Lygia de Azevedo Souza e Sá;
  • Escola Jardim Conhecer.

Então se você tem filhos ou pretende tê-los futuramente, saiba que no bairro São Judas há uma boa variedade de colégios para matriculá-los.

Conheça as opções de lazer 

Até aqui, você conferiu diferentes pontos sobre o bairro São Judas. Agora é o momento de ver quais são as opções de lazer na área, já que elas também são importantes, não é mesmo? No dia a dia, quem vive no bairro São Judas, está próximo de diversas atrações e de opções de entretenimento.

Descubra quais são algumas delas a seguir!

Bares e restaurantes

Tanto no bairro quanto no entorno, existem diversas opções de bares, cafés e restaurantes para você desfrutar — seja sozinho, com amigos ou familiares. Quem gosta de apreciar uma boa comida ou tomar uma cerveja com pessoas queridas costuma ter muitas alternativas no São Judas.

Plaza Sul Shopping

A cerca de cinco minutos de carro do bairro São Judas está o Plaza Sul Shopping, um lugar para passear, comer, fazer compras ou assistir aos mais recentes filmes do cinema. Ele fica na Praça Leonor Kaupa, 100.

Jardim Botânico de São Paulo

Se você gosta de passeios ao ar livre e de contemplar as belezas da natureza, saiba que perto do bairro São Judas está o Jardim Botânico de São Paulo.

Ele fica a menos de dez minutos de carro do bairro São Judas e conta com estufas, orquidários, bosques, jardins, trilhas, além de lagos e até um museu. Ele se encontra na Avenida Miguel Estefno, 3031.

Parque Ibirapuera

Outra atração que fica próxima do São Judas e que não pode deixar de ser mencionada é o famoso Parque Ibirapuera. De carro, o percurso saindo do bairro dura cerca de 15 minutos.

No parque, você pode realizar muitas atividades, desde caminhar, correr e andar de bicicleta, até fazer um piquenique, ler um livro ou apenas relaxar ao ar livre. Ele fica na Avenida Pedro Álvares Cabral.

Shopping Ibirapuera

Na mesma região, você pode desfrutar do Shopping Ibirapuera, um lugar para passear, assistir filmes, acompanhar eventos especiais e mais. Trata-se de um centro comercial completo, com mais de 400 lojas e quiosques. Ele fica na Avenida Ibirapuera, 3103.

Biblioteca Pública Paulo Duarte

Caso você queira uma opção de lugar mais tranquilo para aproveitar, a Biblioteca Pública Paulo Duarte pode ser um espaço atraente. Ela fica na Rua Arsênio Tavolieri, 45, a menos de 15 minutos de carro do bairro São Judas. No local, você tem um ambiente calmo e agradável tanto para fazer a leitura de livros como para estudar.

Zoológico de São Paulo

Por último, vale falar sobre o Zoológico de São Paulo. Como você viu, ele tem influência no desenvolvimento do bairro São Judas. 

Apesar de não ficar exatamente na região, é possível visitá-lo percorrendo um trajeto que leva cerca de 20 minutos de carro. No espaço, existe a chance de conhecer diversas espécies de animais, como elefantes, girafas, leões, tigres, macacos, zebras, rinocerontes, aves, cobras e muito mais.

Entenda se vale a pena morar na região 

Com as informações que você já conferiu, foi possível entender como é o bairro São Judas, em São Paulo. Como você viu, ele tem uma infraestrutura que conta com diferentes opções de ensino e transporte, além de oferecer boas opções de lazer, cultura e entretenimento.

Considerando esses pontos, faz sentido dizer que vale a pena morar na região. Para muitas pessoas, as comodidades que o bairro oferece e a localização estratégica o tornam bastante atraente. No entanto, é válido ressaltar que essa é uma decisão totalmente pessoal, certo?

Cada pessoa tem determinadas preferências e necessidades. Portanto, considere as suas para decidir se esse é o lugar certo para você morar. Além disso, se você estiver planejando se mudar com a sua família, não deixe de pedir a opinião deles. É essencial que todos estejam em sintonia a respeito do lugar que, em breve, será o novo lar.

O bairro São Judas, em SP, atrai muitas pessoas por conta de sua localização na capital paulista e pela infraestrutura que fornece aos seus residentes. Portanto, avalie as informações apresentadas neste artigo para ter mais ajuda na hora de decidir se essa região é interessante para você.

Procurando imóveis no bairro São Judas em SP? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.