Ainda vale a pena comprar casa na praia? Veja o que considerar!

Compartilhar a notícia

Comprar uma casa na praia é o sonho de muitas pessoas, mas é preciso considerar diversos fatores nesse processo. Descubra se a decisão vale a pena!

25 de novembro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 01 de fevereiro de 2023 7 min de leitura
comprar casa na praia vale a pena?

Já imaginou ter a chance de curtir a praia sempre que quiser? Ou então não precisar se preocupar com a hospedagem de férias ou de um feriado prolongado? Essa pode ser a sua realidade se você decidir comprar uma casa na praia.

Porém, a opção pode não valer a pena para todas as pessoas e realidades financeiras. Por isso, é essencial analisar se comprar uma casa ou apartamento no litoral faz sentido para suas necessidades e quais são os pontos que você deve observar para tomar essa decisão.

Precisa de ajuda para descobrir se vale a pena comprar uma casa ou apartamento na praia? Descubra o que analisar nesse momento e veja como dar os próximos passos para uma boa compra!

Quais as vantagens e desvantagens de comprar uma casa na praia?

Antes de pensar na compra de uma casa ou apartamento na praia, é preciso considerar que existem vantagens e desvantagens nessa escolha. Logo, você deve ponderar o peso de cada ponto positivo e negativo para determinar o que faz mais sentido para a sua realidade.

Entre os pontos positivos de comprar uma casa na praia estão:

  • aumento do patrimônio familiar;
  • possibilidade de realizar aluguel de temporada;
  • economia nas férias;
  • maior qualidade de vida;
  • potencial de valorização imobiliária em uma futura venda;
  • entre outros aspectos.

Como as desvantagens não podem ser ignoradas, você deve considerar que a decisão pode levar aos seguintes aspectos negativos:

Assim, você deve refletir se os pontos positivos conseguem se sobrepor às eventuais desvantagens. Se isso acontecer, significa que adquirir um imóvel na praia pode valer a pena para você e sua família.

O que considerar antes de comprar o imóvel?

Avaliou as vantagens e desvantagens de comprar uma casa no litoral e chegou à conclusão de que essa alternativa vale a pena? Então é o momento de começar a pensar nos fatores mais importantes para fazer essa aquisição.

Mais que escolher uma cidade litorânea, é preciso pensar em outros aspectos essenciais sobre o imóvel.

A seguir, veja quais são os principais pontos que você deve considerar!

Anúncios

Finalidade

O primeiro passo é entender como o imóvel será usado. Isso é necessário porque uma casa ou apartamento na praia pode ter mais de uma finalidade.

Em geral, é comum que o imóvel seja utilizado como local de férias para a família, por exemplo. Porém, ele também pode ser uma alternativa para aquele que desejam lucrar com o aluguel — seja contínuo ou de temporada. Então é essencial pensar nisso para fazer uma escolha mais adequada.

Localização

Outro aspecto para considerar é a localização do imóvel, já que essa é uma das características mais importantes ao comprar um apartamento ou casa. A princípio, essa escolha está intimamente relacionada com a finalidade da aquisição.

Se você quiser usar o imóvel nas férias ou nos feriados, o ideal é que ele fique em um local próximo do seu endereço atual. Já se a intenção for alugá-lo, pode ser mais interessante buscar regiões turísticas mais movimentadas.

Depois, é preciso pensar na localização dentro da cidade escolhida. Imóveis de frente para o mar costumam ter preços maiores, enquanto outros mais afastados podem oferecer um custo-benefício mais interessante.

Então vale considerar a facilidade de acesso ao mar, os vizinhos, a segurança, a estrutura e a conveniência geral para acertar na localização.

Orçamento

Ainda, vale pensar em qual é o orçamento com o qual você ficará confortável para a compra. Se você quiser um imóvel maior e tiver recursos mais limitados, pode ser o caso de pensar em um imóvel mais antigo ou mais afastado das regiões de maior interesse, por exemplo.

A etapa de definição do orçamento também exige considerar a sua situação financeira. Com mais estabilidade ou segurança, você poderá aproveitar uma flexibilidade maior para definir o valor de compra do bem. Interessante, não é mesmo?

Como comprar uma casa ou apartamento na praia?

Ao considerar os pontos que você acabou de conferir, será mais fácil definir qual é a casa ou o apartamento no litoral ideal para você. Em seguida, é o momento de saber como fazer a compra desse bem, certo?

Descubra quais são os passos mais importantes para comprar um imóvel na praia com tranquilidade!

Faça um planejamento financeiro

Para começar, você deve elaborar um planejamento financeiro completo. A ideia é entender qual é a situação das suas finanças no momento e qual é a sua capacidade de pagamento do bem.

Também é fundamental considerar suas receitas e despesas e as oportunidades de economia. Dessa forma, você poderá equilibrar seu orçamento e, se for o caso, abrir espaço para fazer os pagamentos referentes ao novo imóvel.

Escolha a forma de pagamento

Para completar seu planejamento financeiro também é necessário estabelecer qual será a forma de pagamento usada para a aquisição. Nesse sentido, você pode decidir financiar ou pagar o valor à vista.

É importante ponderar ambas as opções e fazer simulações sobre as suas finanças. Para financiar, será preciso ter um valor de entrada, com o restante do valor sendo pago em parcelas com juros — que devem se acomodar confortavelmente no seu orçamento mensal.

Já para fazer o pagamento à vista, você terá que dispor de toda a quantia para fazer um pagamento único. Como cada alternativa tem pontos positivos e aspectos que exigem atenção, avalie as condições para definir o que é mais adequado para a sua realidade financeira.

Conte com ajuda profissional

Depois de planejar a parte financeira, é o momento de buscar ajuda profissional para auxiliar no processo da escolha da melhor casa ou apartamento de praia. Para seu imóvel na cidade, você pode contar com a Loft.

A partir da nossa plataforma, é possível ver fotos dos imóveis disponíveis em diferentes regiões do país, avaliar ambientes separados e até conferir a planta baixa da casa ou apartamento. O processo é 100% online e pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer hora.

Você também pode facilmente fazer a simulação do financiamento, se essa for a forma de pagamento escolhida. Depois, basta agendar uma visita e, se gostar da propriedade, é só negociar e realizar a compra.

Contar com o suporte de profissionais durante o processo de escolha e compra do bem ajuda a ter mais segurança e permite evitar problemas diversos — como golpes. Assim, você terá mais tranquilidade e conveniência para realizar a aquisição do seu novo imóvel.

Agora você sabe como avaliar se vale a pena comprar uma casa na praia, de acordo com os seus interesses e as suas características principais. E, com as informações deste post, será mais fácil saber como proceder para realizar a compra, caso você decida seguir por esse caminho.

Quer encontrar o imóvel certo para você sem abrir mão da praticidade? Confira os imóveis disponíveis na Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Veja também

Como é morar em Santos - SP

Bairros

05 de dezembro de 2023

Como é morar em Santos - SP?

Assuntos financeiros

05 de dezembro de 2023

O que é DAMP no financiamento imobiliário?

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.