Campo Limpo/SP: saiba tudo sobre o distrito!

Compartilhar a notícia

O distrito de Campo Limpo, em SP, pode ser uma boa alternativa se você busca um local com ampla infraestrutura. Confira as características dele!

20 de junho de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 04 de outubro de 2023 11 min de leitura
Campo LimpoSP- saiba tudo sobre o distrito

Morar em uma região com boa infraestrutura é essencial para a sua qualidade de vida, concorda? Afinal, ter acesso a serviços de saúde, educação, segurança e lazer é fundamental para atender às suas necessidades cotidianas.

Se você estiver em busca de um lugar em SP com uma infraestrutura completa, o distrito do Campo Limpo pode ser uma boa escolha. Por isso, vale a pena entender quais são as características da região para identificar se ela é a opção certa para a sua vida.

Quer conhecer melhor o distrito paulista de Campo Limpo? Continue a leitura e saiba mais sobre essa região!

Onde fica o distrito de Campo Limpo?

Campo Limpo é um distrito que faz parte da Zona Sul da cidade de São Paulo. Como referência, a região fica a 25 quilômetros do centro histórico da capital do estado e a 20 quilômetros da Avenida Paulista.

Outro ponto importante é que o distrito de Campo Limpo fica próximo a outros locais relevantes da cidade, como os bairros Morumbi, Santo Amaro e Capão Redondo. Além disso, a localização da área é estratégica por estar perto de Taboão da Serra, na Região Metropolitana.

Também vale saber que a Subprefeitura de Campo Limpo é formada pela união dos distritos de Campo Limpo, Capão Redondo e Vila Andrade. Ela fica entre as subprefeituras de Santo Amaro, M’Boi Mirim e Butantã.

Qual é a história desse distrito?

A origem desse distrito é incerta, mas se especula que a organização do local começou em meados da década de 1930. Nessa época, a região era ocupada predominantemente por grandes chácaras e fazendas, algumas olarias e pequenas residências.

Desde meados da década de 1940, Campo Limpo passou a criar colônias de imigrantes de diversas origens, como portugueses, italianos e japoneses, assim como em outras áreas de SP. A partir da década de 1950, a região começou a receber a infraestrutura urbana, com a chegada da eletricidade, das obras de calçamento e dos transportes públicos.

Anúncios

Quais os principais bairros de Campo Limpo?

Por ser um distrito de SP, Campo Limpo é formado por diversos bairros. Até 2023, considerando a divisão oficial da Prefeitura de São Paulo, os seguintes bairros faziam parte do distrito:

Chácara PirajussaraJardim ItamaratyJardim Olinda
Horto do IpêJardim JamaicaJardim Paris
Jardim Ana MariaJardim LaranjalJardim Piracuama
Jardim Bom RefúgioJardim LemeJardim Pirajussara
Jardim Campo LimpoJardim Leônidas MoreiraJardim Prestes Maia
Jardim CatanduvaJardim MarceloJardim Rebouças
Jardim ElisaJardim Maria DuarteJardim Roni
Jardim ElizabethJardim Maria SampaioJardim Rosana
Jardim Faria LimaJardim Maria VirgíniaJardim Samara
Jardim HelgaJardim MartinicaJardim Santa Efigênia
Jardim IngáJardim MitsutaniJardim São Januário
Jardim IracemaJardim NadirJardim São Mateus
Jardim São RoqueUmarizalJardim Umarizal
Vila AltezaJardim UmuaramaVila América
Parque AraribaVila AnáliaParque Esmeralda
Vila BrasilParque FlamengoVila Carioca
Parque Jardim MirassolVila FrançaParque Munhoz
Vila Nova PirajussaraParque RebouçasVila Pirajussara
Parque ReginaVila RicaPirajussara

Por questões de praticidade, entretanto, é bastante comum se referir ao distrito de Campo Limpo como um bairro paulistano. Porém, ambos os conceitos fazem referência ao mesmo lugar na Zona Sul da cidade, tudo bem?

Como é a infraestrutura de Campo Limpo?

Agora que você conhece melhor as características gerais de Campo Limpo, é hora de entender o que esse distrito oferece em termos de estrutura. Dessa maneira, será mais fácil saber o que é possível aproveitar ao escolher morar nesse local.

A seguir, descubra as principais características relacionadas à infraestrutura de Campo Limpo!

Mobilidade

Graças à sua posição estratégica, o distrito de Campo Limpo oferece mobilidade a algumas das principais vias de São Paulo. A Estrada do Campo Limpo é um dos principais pontos de acesso da região, cortando boa parte do distrito e estabelecendo conexão com o entorno.

Outras vias relevantes para a população são a Rua Nelson Brissac e a Rua Eurico de Azevedo Marques. Para garantir ainda mais mobilidade, vale considerar usar a Avenida Carlos Caldeira Filho. Ela ajuda a chegar a outras partes da Zona Sul, além de ser muito usada para o transporte público.

É nesse endereço em que fica a estação de metrô Campo Limpo. Ela faz parte da Linha 5—Lilás e é operada pela ViaMobilidade. Sua inauguração aconteceu em 2002, e a linha faz a conexão de metrô entre Capão Redondo e Santo Amaro. Ao total, são 17 estações.

Por causa dessas características, circular em Campo Limpo e no entorno desse distrito em SP costuma ser mais fácil. Então você pode usar tanto veículos particulares quanto o transporte público.

Compras

A principal atividade econômica desempenhada no distrito do Campo Limpo é o comércio. Logo, é possível aproveitar diversos pontos comerciais, com uma disponibilidade variada de produtos e preços.

Você encontrará, por exemplo, atacadistas, hipermercados, lojas de materiais de construção, farmácias e outros estabelecimentos. O distrito também conta com diferentes ambientes de compra, como:

  • Shopping Campo Limpo;
  • Centro Comercial Campo Limpo;
  • Green Shopping;
  • Shopping Jardim Sul.

Ao viver na região, você consegue encontrar itens pessoais, roupas, objetos para a casa, presentes, eletrônicos e muitas outras categorias de produtos sem precisar sair do bairro. Para os moradores, isso garante mais conveniência no cotidiano.

Serviços

Além de comprar produtos do seu interesse, o distrito de Campo Limpo oferece diversas empresas para contratação de serviços. É o caso das academias dos bairros que formam a região.

Também há empresas especializadas em serviços de limpeza, transportadoras, construtoras, consultorias, entre outras possibilidades. Essas facilidades levam a um cotidiano mais prático, já que a disponibilidade diversa de serviços permite atender às necessidades do dia a dia sem precisar se deslocar por grandes distâncias.

Lazer

Outro ponto que vale a pena considerar são as atividades de lazer disponíveis no distrito. Para quem deseja aproveitar o dia ao ar livre, a Praça do Campo Limpo funciona como um parque municipal aberto em SP, com estruturas para a prática de atividades físicas, muitas árvores no entorno e brinquedos para as crianças.

Já quem prefere participar de atividades culturais pode aproveitar a unidade do Sesc Campo Limpo. O local conta com uma programação variada, incluindo aulas de ioga ou dança, peças de teatro e outros espetáculos. Muitas atrações são gratuitas e há eventos ocorrendo ao longo de todo o ano.

Na parte de gastronomia e vida noturna, o bairro se destaca por oferecer restaurantes e bares de diversos tipos. Assim, é possível visitar com a família, programar o happy hour após o trabalho ou se juntar à agitação da cidade à noite.

Ainda na área de entretenimento, os bairros do entorno de Campo Limpo são bem próximos e oferecem oportunidades como o Teatro Alfa e o Parque Burle Marx.

Saúde

Ao considerar uma região para morar é preciso conhecer a estrutura de saúde oferecida, tanto na rede pública quanto na particular. No caso de Campo Limpo, existem diversas unidades e estabelecimentos voltados para esse cuidado com a população dos bairros.

Algumas delas são a Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Limpo e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campo Limpo, que fazem parte da rede de saúde pública. Já as clínicas populares oferecem consultas e exames a preços mais acessíveis nos bairros.

Na região, você também encontra hospitais com estrutura maior, como:

  • Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha;
  • Hospital do Campo Limpo;
  • Hospital Dia — Campo Limpo.

Educação

Para quem tem filhos, conhecer a oferta de serviços de educação no distrito de Campo Limpo é essencial para ter qualidade de vida em SP. É o seu caso? Veja como as escolas e faculdades da região se dividem!

Na rede pública, a região conta com 8 Centros Educacionais Unificados (CEUs). São eles:

  • CEU Campo Limpo;
  • CEU Cantos do Amanhecer;
  • CEU Capão Redondo;
  • CEU Casa Blanca;
  • CEU Feitiço da Vila; 
  • CEU Guarapiranga;
  • CEU Paraisópolis;
  • CEU Vila do Sol.

Ainda na rede pública, há 3 unidades de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF). Na rede privada, há instituições de ensino para diferentes idades e com propostas distintas. Entre elas, estão:

  • Instituto Educacional Portinari;
  • Colégio Bergamim;
  • Colégio Concórdia;
  • Colégio Adventista.

No ensino superior, algumas instituições de ensino têm campus no distrito, como a Faculdade Anhanguera de São Paulo e a Universidade Santo Amaro (UNISA).

Segurança

Ao considerar uma região da capital paulista, a segurança costuma ser um dos pontos de atenção para quem procura imóveis para comprar, concorda? O distrito de Campo Limpo conta com uma estrutura de câmeras de vigilância nas vias mais movimentadas, o que ajuda a identificar ou inibir delitos.

Também podem ocorrer ações integradas da Polícia Militar com a Guarda Municipal, como rondas ou reforço no patrulhamento. Por fim, o 37º Distrito Policial de Campo Limpo já foi considerado o 3º melhor do Brasil, em 2010. Uma boa perspectiva, não acha?

Vale a pena morar em Campo Limpo?

Com base no que você viu até aqui, foi possível perceber que Campo Limpo é um distrito de SP que oferece uma infraestrutura completa. Isso faz com que ele tenha grandes chances de atender às suas necessidades e objetivos.

As famílias com filhos, por exemplo, podem aproveitar as instituições de ensino na região, tendo mais praticidade e segurança devido à proximidade de casa. Já moradores jovens e sem filhos são beneficiados pelas diversas atividades de lazer noturno nos bairros do distrito.

O endereço também pode valer a pena por oferecer acesso fácil a outros pontos da cidade, além de contar com a própria estação de metrô. Outro ponto positivo é que o custo de vida de Campo Limpo também pode ser menor que o de áreas mais valorizadas.

Logo, para decidir se vale a pena morar nessa região, é preciso ponderar as suas expectativas. Dessa forma, fica mais fácil compreender se o local é interessante para a sua vida e se pode oferecer a experiência que você deseja obter ao viver em São Paulo.

Como escolher imóveis nesse distrito?

Você concluiu que morar no distrito de Campo Limpo pode ser o ideal para você em SP? O próximo passo é saber como escolher os imóveis nessa área para aproveitar o que a região realmente tem de melhor. Veja dicas úteis!

Faça uma lista com as suas prioridades

Antes de buscar o seu novo imóvel, é essencial fazer uma lista com as suas preferências e prioridades. Defina quais são as características essenciais e quais itens são desejáveis, mas menos importantes que os demais.

Isso inclui determinar qual é o peso de questões como tamanho, localização, idade e estrutura do imóvel. Essas informações contribuem para descobrir de que características você não abre mão, o que pode ajudar na escolha do lar perfeito para a sua vida.

Defina o seu orçamento

Depois de estabelecer as suas necessidades, é preciso definir o seu orçamento. Verifique o quanto você pode dispor para alugar ou comprar um imóvel, pensando nos valores mais confortáveis para a sua situação financeira.

Estabelecer esse montante ajudará a limitar as opções disponíveis. Desse modo, você terá que avaliar menos imóveis e poderá se dedicar a focar a sua lista de prioridades para encontrar a alternativa adequada.

Visite o imóvel para conhecer a vizinhança

Ao fazer uma triagem dos imóveis que atendem ao seu orçamento e aos seus critérios — ou parte deles —, é preciso agendar uma visita. A ida ao endereço permite identificar o estado da propriedade e saber como é a vizinhança.

Aproveite essa oportunidade para conferir se é fácil chegar e sair do endereço, se o trânsito é movimentado no entorno e até se há barulho nas proximidades. Isso ajudará você a ter uma ideia sobre como é morar no local.

Conte com ajuda profissional

Buscar um novo endereço sozinho não é uma tarefa simples, especialmente em Campo Limpo, já que o distrito oferece tantas possibilidades. Por isso, o ideal é ter ajuda especializada para identificar as melhores oportunidades e escolher o imóvel certo para você.

Para tanto, você pode contar com a Loft. Na nossa plataforma, é possível filtrar os imóveis pela localização e definir outras características importantes para você. O processo para marcar a visita também é simples e seguro, assim como toda a negociação, tornando essa escolha mais prática.

Agora você conhece como é o distrito de Campo Limpo e qual é a infraestrutura que essa região de SP oferece. Se as características desse local fizerem sentido para você, vale a pena começar a buscar os imóveis nessa Zona Sul da capital paulista.Ficou interessado nessas possibilidades? Confira os apartamentos à venda em Campo Limpo!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.