Como planejar um apê ou uma casa adaptada para idosos?

Compartilhar a notícia

08 de novembro de 2021

Atualizado: 08 de novembro de 2021 6 min de leitura
casa-adaptada-idosos

Os idosos já somam mais de 13% da população brasileira e é preciso atenção à sua segurança e qualidade de vida em casa; saiba como adaptar o lar para pessoas na terceira idade

De acordo com o IBGE, o Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, e a tendência é que esse percentual dobre nas próximas décadas, segundo a Projeção da População, divulgada em 2018. Diante de dados como esses, é natural que o mercado comece a pensar em formas de ter uma casa adaptada para idosos.

Pode ser que você já tenha a necessidade de adaptar seu apartamento para receber uma pessoa idosa da família, que está vindo para mais perto do convívio para ter mais segurança. Preparamos este artigo para ajudá-lo na tarefa de tornar a casa segura e agradável para uma pessoa de idade.

Descubra quais são os itens essenciais em um lar com idosos e outras opções que melhoram a qualidade de vida.

O que deve ter na casa ideal para idosos

Se pensa em criar uma casa ideal para idosos, as palavras segurança e conforto devem ser seu guia. Além da convivência saudável com a família, as pessoas idosas necessitam de adaptações no apê para que possam circular de forma segura. Há duas formas de realizar isso: reformando seu imóvel atual ou buscando um novo lar já preparado para receber um morador da terceira idade.

Adequações podem ser necessárias em todos os cômodos, em especial no banheiro e no quarto. O idoso é cadeirante? Há casas com rampas internas disponíveis no mercado, mas também é possível instalá-las no seu apartamento atual, se houver degraus e batentes. 

idosa-cadeira-de-rodas
Se a pessoa idosa é cadeirante, é preciso liberar espaço para circulação da cadeira de rodas, além de separar um espaço à mesa sem cadeira

Caso a casa ou o apê possua escada, é fundamental ter um corrimão firme e degraus largos. Você pode ainda instalar uma cadeira elevatória ou transformar um ambiente do térreo no quarto do idoso.

cadeira-elevatoria
Para adaptar a escada para idosos, uma solução pode ser instalar uma cadeira elevatória

Outro fator a considerar é a automação residencial para idosos. Luminárias, cortinas e persianas, assim como portas e janelas, podem ser acionadas através do smartphone, facilitando a rotina do idoso e ajudando a evitar acidentes.

É possível ter móveis adaptados para idosos?

Não é difícil encontrar móveis adaptados para idosos ou, até mesmo, solicitá-los por encomenda. Uma das maiores queixas é em relação à altura de cadeiras, sofás e cama. Em geral, esses móveis têm uma altura padrão que exige mais impulso do corpo ao levantar. 

Pensando nisso, o mercado já disponibiliza camas mais altas, que facilitam a entrada e a saída do idoso, e muitas lojas permitem a customização na altura de sofás, cadeiras e poltronas. Antes de comprar, lembre-se de perguntar aos médicos do idoso, como o ortopedista, se está liberado ter um móvel naquela altura.

Quarto adaptado para idoso

Para ter um bom quarto adaptado para idoso, o ideal é se guiar pelas recomendações médicas, junto com o gosto do familiar. Como mencionamos acima, o ortopedista vai poder ajudar na escolha da cama e do colchão ideal, para evitar dores nas costas e quedas.

quarto-idosos
Instale luminárias com luz quente para facilitar a leitura e criar um ambiente aconchegante

Se o idoso gosta muito de ler, vale a pena separar um cantinho de leitura, com uma poltrona confortável e robusta, além de luminárias ao lado da cama para os momentos de leitura antes de dormir ou ao acordar. Se gosta de assistir a filmes, uma televisão com fiação embutida na parede ou em um painel é o ideal - assim não há riscos de acidentes se enroscando nos fios.

Em relação às cores para quarto de idosos, tudo vai depender das preferências do morador. De modo geral, arquitetos e designers de interiores recomendam escolher tons calmantes para os quartos, como branco, bege, cinza e azul.

Fique atento aos projetos de banheiros para idosos

O banheiro é um dos ambientes mais propícios para acidentes com pessoas idosas. Chão escorregadio e a falta de suportes para se segurar são os grandes vilões. A seguir, confira alguns projetos de banheiros para idosos e saiba que itens não podem faltar na readequação da casa.

adaptacao-idosos-banheiro

Na linha de adaptações domiciliares para idosos, é fundamental instalar barras de apoio ao lado do vaso sanitário, para facilitar o movimento de sentar e levantar. Outro item interessante são tampas com sensor de movimento, muito presentes em imóveis com automação residencial para idosos.

A área do banho também merece uma atenção especial, pois um escorregão pode gerar problemas irreversíveis quando se tem uma idade avançada. Escolha um revestimento antiderrapante para o piso, além de instalar barras de segurança. Outra opção pode ser adicionar uma cadeira de banho no box, para que o idoso tome banho sentado.

banheiro-pne-idosos

Caso a pessoa idosa faça uso de andador, é importante criar espaço para a movimentação do aparelho. Procure tirar tapetes e outros objetos do trajeto do idoso e verifique se o encaixe do andador no vaso sanitário está liberado.

Ainda sobre idosos com dificuldade de locomoção, você também pode optar por uma cadeira higiênica. O equipamento possui rodas e tem o assento vazado, para permitir que o idoso faça as necessidades e possa ser levado ao banho na sequência.

A Loft te auxilia na busca por um imóvel ideal para adaptar suas necessidades

O tamanho e as comodidades necessárias em um apartamento dependem muito de quem procura. Na Loft, é possível encontrar imóveis para qualquer que seja o seu perfil, inclusive com a planta ideal para receber um integrante da família que esteja na terceira idade.

Em algumas das maiores cidades do Brasil você pode encontrar o imóvel ideal para o momento da sua família, e inclusive trocar o seu apê atual por um novo!

Especialista de SEO e conteúdo com mais de uma década de experiência em agências de publicidade, mercado financeiro e decoração. Já trabalhou com grandes marcas como Itaú e Banco Pan, além de ter sido empreendedor. Possui MBA em Marketing pela FGV e pós em Gestão de Produtos Digitais pela BBI Chicago.

Veja também

sala estar sofa verde janela sacada

Mercado imobiliário

27 de junho de 2022

Home Staging: o que é e como isso ajuda a vender seu imóvel mais rápido

quadros filmes shutterstock

Morar com estilo

27 de junho de 2022

Decoração com quadros de filmes: inspiração, complemento ou ponto de partida

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.